Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Embaixador iraniano em Moscou diz que seu país pode retirar seu processo contra Rússia caso Moscou entregue os sistemas S-300


Complexo do tipo S-300PMU2 "Favorit"; Da esquerda para a direita: radar de detecção 64N6E2, posto de comando 54K6E2 e TEL 5P85 (guiamento)
O embaixador iraniano em Moscou, Seyed Mahmoud Reza Sajjadi, disse que a República Islâmica retiraria a sua ação judicial contra a Rússia, se este fornecer os complexos sistemas de mísseis antiaéreos ao Irã.

"Se as autoridades russas concordarem em entregar os mísseis para o lado iraniano com base no contrato assinado entre os dois países, o Irã retirará a sua ação", disse Sajjadi ao jornal russo Izvestia.

Sob um contrato assinado em 2007, a Rússia era obrigada a fornecer ao Irã pelo menos cinco sistema S-300.

A Rússia tem se recusado a entregar os sistemas para o Irã, sob o pretexto de que o fornecimento sistema viola a Resolução 1929 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Irã rejeitou a justificação da Rússia, uma vez, segundo o Irã, o sistema é estritamente defensivo. Armas “defensivas” não foram proibidas em nenhum das outras três resoluções contra o Irã.

Depois a Rússia se negou a vender os sistemas, o Irã cancelou vários contratos civis com a Rússia, o mais importante era um contrato que Rússia e Irã tinha para o fornecimento de 40 aeronaves de passageiros Tu-204, o que acarretou um prejuízo de US$ 3,5 bilhões à Moscou.

Além disse, comenta-se no Kremlin que o presidente Vladimir Putin poderia retomar as negociações com o Irã, uma vez que os EUA retomou a venda de armas para Geórgia, algo que irrita profundamente Moscou.

7 comentários:

  1. E tudo está voltando a seu curso, a Russia não ira ficar vendo o cerco se fechando em sua volta e ira fornecer essas Armas ao Irã, e o Irã está certo em levar a questão em frente afinal são eles que estão na mira da democracia das bombas...

    ResponderExcluir
  2. como sempre a r a rússia tira o da reta quando vê que ás chances de guerra são grandes,falam alto e grosso na síria pqe sabem que a otan não bombardear nem invadir tem pouco petróleo para roubar. quantos ex aliados da rússia já ficaram na mão? até a antiga iuguslavia que dava uma posição geopolítica boa para a rússia, essa de não vender s-300 para o irã por causa de resolução da onu é uma piada, uma piada dupla primeira piada a onu, segunda piada negar sistema puramente defensivo como o s-300 quem não quer o irã ou outro país tenha um sistema desses pqe quer bombardear, afinal o s-300 não tem como ser usado para ataque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá escrevendo pra quem cara?
      Lembra na ultima olimpiada quem tirou da reta?
      O vassalo de quem comeu a própia gravata?
      Não existe neste mundo um exercito mais temido e respeitado que o Russo!

      Excluir
    2. Mas o que cara nem mencionou o Exército Russo. A Rússia nos últimos anos tem cedidos aos interesses dos EUA sim, não há como negar.

      Excluir
    3. Eles estão muito estranhos ultimamente,na verdade estão me dando mais medo agora do que quando falam dos Russos da Antiga URSS,eles parecem esta fazendo isso de proposito! sei lá. coisa mais estranha.

      Excluir
  3. Anonymous
    diz uma única disputa que a rússia não recuou quando os eua entrou com tudo mesmo invadindo um país ou ameaçando seriamente bombardea-lo ? essa do irã, como deixar de vender s-300 arma puramente defensiva pqe simples mente a onu leia eua que é quem manda na onu, achou melhor não vender? no caso da síria que poderia dizer a mais a rússia não recuou, quando os eua ou a otan falaram em invadir ou pelo menos bombardear a síria? o comandante da otan já falou algumas vezes q não terá guerra, assim qualquer um exerce direito de veto, o único dos 3 membros que votaram por sanções mais duras que foram eua, grã-bretanha e frança, somente a frança citou sobre entrar em guerra, e todo mundo sabe que sem os eua a frança sozinha não daria conta nunca de uma guerra de grau de dificuldade razoável como seria a da síria e se o irã entrasse ai que a frança nãod aria conta sozinha nem que a vaca tussa. então ninguém teme o que o presidente da frança falhe, inclusive quando a frança não qs a guerra do iraque em 2003 o que aconteceu? eua e grã-bretanha foram lá invadiram e estavam nem ai para o que a frança falava. então não é defender um nem outro, apenas constatar os fatos ocorridos, e os fatos mostram que quem tira o da reta é a rússia. só nessa brincadeira com o irã a rússia perdeu 4 bilhões e 400 milhões de dólares fora tudo que poderia vir depois.

    ResponderExcluir
  4. corrigindo um pequeno erro, foram 4 bilhões e 300 milhões de dólares que a rússia teve de prejuízo em dois simples negócios com o irã para obedecer a vontade dos eua em não vender o s-300, pqe depois o irã cortou o negócio de 3,5 bilhões que o michel já citou na rep.fora outros negócios bilionários que a rússia perdeu por acatar sanções sem um pingo de sentido exceção protecionismo nos interesses americanos por trás dessas sanções.

    ResponderExcluir