Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Irá esta há alguns meses da bomba nuclear

O Irã pode estar apenas alguns meses de desenvolver a bomba nuclear, apesar das tentativas internacionais para impedir o programa nuclear iraniano com sanções e ataques cibernéticos 

Dois anos depois que uma instalação subterrânea foi revelada na cidade iraniana de Qom em uma conferência entre o presidente americano Barack Obama, o presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, o Irã tem avançado significativamente com seu programa de enriquecimento de urânio nesta instalação.

O último relatório da Agência Internacional de Energia Atômica sobre o programa nuclear iraniano, conclui que o Irã não só aumentou a produção de urânio, mas aumentou o nível de enriquecimento de 3,2% para quase 20%, bem como instalou sofisticadas centrífugas, as quais estão sendo deslocadas para um bunker em Qom, aparentemente para protege-las de um eventual ataque aéreo.
O Irã levemente enriquecido é usado para energia nuclear e o Irã insiste que é esse o propósito do seu programa nuclear. Bombas nucleares carecem de urânio enriquecido por 90%.

“Acreditamos que agora o Irã está pronto para ter uma bomba nuclear em seis meses”, disse David Albright, um ex-inspetor de armas e que atualmente dirige o Institute for Science and International Security, em Washington. “Eles fizeram isso diante nossos rostos”, concluiu Albright.

O Irã ignorou 4 rodadas de sansões do Conselho de Segurança da ONU desde 2006. Com a atenção do mundo foi desviada pela Primavera Árabe, Teerã recuperou o tempo perdido pelos atrasos causados pelo vírus Stuxnet, uma praga cibernética misteriosa que causa problemas nas centrífugas iranianas.

Greg Jones, uma analista de defesa do Nonproliferation Policy Education Centre, calcula que o Irã agora pode produzir uma bomba atômica em 62 dias.

Um novo relatório do Bipartisan Policy Centre, uma usina de ideias criados por senadores americanos, adverte: “A República Islâmica do Irã poderia ser uma potência nuclear de fato antes do fim de 2011”.

Inspetores da AIEA informaram na semana passada que o Irã havia instalado novas centrífugas depois da tentativa ocidental de impedir o suprimento de ação especial.

As centrífugas IR-2 estão substituído as centrífugas duvidosas e antiquadas antigas.

Essas novas centrífugas, desenvolvidas em laboratórios iranianos e com tecnologia iraniana, tornam a produção de urânica mais confiável e mais rápido.

“Estou muito alarmado”, disse Nicholas Burns, chefe de negociações com o Irã. “Já li muitos relatórios da AIEA ao longo dos anos e eles são cuidadosamente escritos por funcionários públicos. Dessa vez, eles estão tocam claramente o sinos de alarme.

A AIEA já havia reportado anteriormente que o Irã tinha reunido know-how necessário para desenvolver uma bomba nuclear rudimentar ou um dispositivo para um teste subterrâneo, mas faltou urânio necessário para a montagem do dispositivo.

O Irã passou enriquecer urânio a 20% sob a desculpa de que era para produzir isótopos médicos no Centro de Pesquisa de Teerã, sobre isso o Sr. Albright disse: “Estamos preocupados que eles agora digam que eles precisam precisar enriquecer o urânio a 60%, ou até mesmo 90%... dizendo que é para o pessoal civil para do Centro de Pesquisas de Teerã”.

5 comentários:

  1. acredito q nas proximas semanas algum país ira atacar o irã, infeslimente o irã nao conseguirar formar essa bomba, talvez esse país seja os estados unidos ou frança.

    ResponderExcluir
  2. sera que o Irã chegara msm a contruir esssa bomba?

    ResponderExcluir
  3. já vimos essa novela outra vez antes da invasao d o iraque.......destruiram toda a eestrutura social do Iraque, ja mataram mais de 2.000 000 de pessoas entre Afeganistao e Iraque....eta máfiazinha.

    ResponderExcluir
  4. A Otan inventou desculpa da defesa civil para derrubar o Kaddafi e Irã inventou desculpa médica para construir bomba atomica.

    Irã tem todo direito de possuir bomba atomica.Os famintos por petróleo estão te olhos no petróleo do irã. Já dividiram o petróleo da Líbia pelo meio e o Ir~~a que contruir bomba atomica pra não ser o próximo.

    ResponderExcluir
  5. Ninguém é santo quando se trata de interesses nacionais, faz muito bem o Irã em desenvolver tecnologia para sua defesa, caso contrário já sabemos o que ocorrerá.

    O cinismo de países como os EUA é impressionante, mas o interesse em fontes energéticas leva a propaganda do interesse de países dependentes a um nível jamais visto.

    Aparentemente o Irã será atacado, isto é questão de tempo, e a comunidade internacional continuará ou apoiando ou acocada, subservientes aos interesses de uns poucos.

    ResponderExcluir