Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Rússia testará novo radar perto de Kaliningrado até o fim do ano

O comandante das Forças Espaciais Russas disse no sábado que o novo radar do país, que está sendo construindo próximo ao porto báltico de Kaliningrado, será testado até o final do ano.

“O radar Voronezh DM poderá ser testado até o final deste ano”, disse o general Oleg Ostapenko a um conselho militar das Forças Espaciais de Krasnoznamensk, nas cercanias de Moscou.

Ostapenko disse que mais três radares também serão finalizados em breve e que esses estão sendo construídos perto das cidades de Irkutsk, na Sibéria, São Petersburgo e Krasnodar, no sul.

O comandante também disse que os dois primeiros radares da classe Voronezh já estão sendo submetidos a testes em São Petersburgo e perto de Krasnodar.

“O radar em Lekhtusi (na cercanias de São Petersburgo) está pronto para ser colocado em serviço, o que acontecerá em 2011”, disse Ostapenko agregando que as Forças Espaciais estavam trabalhando no desenvolvimento de um novo sistema de alerta antecipado.

O radar de Armavir, próximo a Krasnodar, será o segundo empreendimento do complexo (de radares) após Lekhtusi, isso porque é preciso preencher uma lacuna na cobertura de radar nas fronteiras ocidentais da Rússia depois que duas estações de radares foram encerradas em Skrunda (Letônia) no final de 1998 e, recentemente, em Mukachevo e Sevastopol (Ucrânia).

Com um alcance efetivo de 4.000 km (2.500 milhas), a classe radar Voronezh tem capacidades semelhantes às de seus antecessores, o Dnepr e Daryal, mas usa menos energia e agridem menos o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário