Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Rússia condiciona a compra do “Mistral” a entrega do sistema SENIT-9

Mistral (L9013), o primeiro navio da classe Mistral
A Rússia subscreverá o contrato para a compra do porta-helicópteros da classe “Mistral” somente se a França aceitar repassar a tecnologia de sistemas sensíveis, caso dos sistemas SENIT-9 (Système d'Exploitation Navale des Informations Tactiques) e SIC-21, informou hoje uma fonte ligada ao setor de defesa da Rússia.

“É óbvio que os militares franceses consideram o SENIT-9 como o sistema mais importante do navio e se opõe a entregá-lo para nós, ainda que, inicialmente fora discutido a entrega de sua licença”, disse uma fonte.

Interessada em adquirir tecnologia moderna junto com o navio, a parte russa insiste na entrega do sistema, junto com a licença para sua produção, e isso será o argumento chave a favor ou contra no momento que o contrato for firmado, indicou a fonte.

Homologado pela OTAN, o sistema de comando SENIT-9 e o sistema SIC-21, de comando para frota, são os principais obstáculos das negociações franco-russas em torno do navio Mistral.

“O sistema SIC-21 é relativamente antiquado e os franceses praticamente não se opõe a sua entrega. Todo isso indica o quão está sendo as negociações”, comentou a fonte.

“Esse ponto polêmico provou a substituição de todos os negociadores da parte russa. Seus assessores insistiram na entrega do sistema SENIT-9 junto com os porta-helicópteros”, disse a fonte.

O acordo bilateral para aquisição do porta-helicópteros por parte da Rússia foi assinado em 25 de janeiro, na cidade francesa de Saint Nazaire.

O prazo e o valor do contrato serão estipulados em um acordo pendente entre os estaleiros franceses DCNS e estatal russa Rosoboronexport. No momento, o contrato é estimado em ao menos 1,5 bilhão de Euros.

O porta-helicópteros Mistral desloca 21 toneladas, mede 210 metros de comprimento e pode se deslocar a uma velocidade de 18 nós. Sua autonomia de até 10,800 km.

O navio pode operar até seis helicópteros, seis lanchas de desembarque e dois hovercraft, sem contar que pode abrigar um batalhão de tanques de combate Leclerc ou outros 70 viaturas blindadas.

Sua tripulação costa de 160 homens e pode transportar outros 450 homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário