Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Conexão Repórter: A Era do Medo - Cabrini revela detalhes da morte de Osama bin Laden

Uma caçada que durou 10 anos. E o anúncio da morte do homem mais procurado do mundo. Percorre o planeta, como se uma década de busca incessante fosse reduzida a uma simples operação. Bin laden é cercado em uma mansão no Paquistão. Houve troca de tiros e Osama é atingido na cabeça. Marcas de sangue na cama, no carpete. Armários revirados. Assim ficou a casa em que ele estava em Abbottabad, uma cidade pequena nos arredores da capital do Paquistão, Islamabad. Nos Estados Unidos e no resto do mundo comemoração. E a prova do ato bárbaro que se transformou em heroismo está, segundo os Estados Unidos, no fundo do mar da Península Árabe. Bin Laden faz hoje parte da história, mas sua criação, a Al Qaeda, segue firmemente estabelecida em vários pontos do planeta. Hoje, um de seus principais redutos fica em um país obscuro no nordeste do continente africano.

Osama nasceu na Arábia Saudita em 1957. Perdeu o pai aos treze anos de idade. Mohammed Bin Laden, um magnata da construção civil, teve mais de cinquenta filhos. Apesar desse número exorbitante, não teve problema em sustentá-los já que a família era bilionária. E foi com essa fortuna que Bin Laden ajudou a financiar a Al Qaeda e o terrorismo.

Há um ano nossa equipe esteve na Somália. Lá a célula da Al Qaeda se chama Al Shabab e domina boa parte do país, confrontando o frágil governo local. E mantêm bases de treinamento, impondo em suas posições de influência uma política tribal das mais radicais que se tem noticia. Entre exercícios de ataque e atentados terroristas, execuções bárbaras impostas por tribunais clandestinos. Em uma nação onde refugiados se amontoam clamando pela vida, deficientes mentais são acorrentados e meninas obrigadas a prática da mutilação genital.

Afeganistão, 1996. A ascensão do grupo radical Taliban, fortemente apoiado pela Al Qaeda, marca o inicio do poder de Osama Bin Laden que se armou com a ajuda americana anos antes, quando juntos, Talibãn, Bin Laden e Estados Unidos, expulsaram os soviéticos do Afeganistão em 1988. No dia 11 de setembro de 2001 o mundo viu o mais inacreditável ataque terrorista já planejado na história. E conheceu o nome do homem que estava por trás da morte de quase três mil pessoas. A partir daí começam uma sequência de ataques com a assinatura de Osama. Com frequência, o terrorista aparece em vídeos dizendo que os americanos e aliados nunca mais conheceriam a paz. Depois do onze de setembro, começa o que o presidente americano George W. Bush chama de guerra contra o terror. Primeiro, o Afeganistão é invadido. Depois, o Iraque. E oferecem vinte e cinco milhões de dólares pela cabeça do terrorista.

Dez anos depois a potência americana assiste atenta o momento histórico. Uma sequência de fotos registram o momento em que o presidente Obama e autoridades americanas acompanham ao vivo a caçada ao inimigo número. Terminada a operação o discurso vem em forma de desabafo. A revanche é transformada em sensação de dever cumprido.

2 comentários:

  1. Quem planta ventos colhe tempestades...

    ResponderExcluir
  2. pois e,os eua estao falidos,levando a maior surra no afeganistao de 30 mil talebans que mal tem o que comer porque FORAM ELES QUE CRIARAM esses terroristas,quem planta colhe mesmo,as vezes ate demora,mas que colhe colhe viu...

    ResponderExcluir