Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Al-Jazeera revela detalhes da identidade do comandante da Jabhat Al-Nusra (Al-Qaeda na Síria)

Al-Julani em entrevista histórica para a Al-Jazeera
Parece que Abu Mohammad Al-Julani, emir da Jabhat Al-Nusra, autorizou a rede Al-Jazeera revelar sua verdadeira identidade, uma vez que a emissora do Catar levou ao ar ontem (11) informações até então sigilosas do citado.

No entanto, a face de Al-Julani ainda permanece desconhecida.

Al-Julani na verdade é o kunya (nome de guerra) de Osama Al-Absi Al-Waahdi. O emir da Jabhat Al-Nusra nascera no ano de 1981, na cidade síria de Deir ez-Zor. A família de Al-Julani é natural da província de Idlib, mas se mudou para Deir ez-Zor porque o pai de Al-Julani era funcionário público. Na verdade, o pai de Al-Julani era motorista dos militares sírios.

Al-Julani foi muito bem educado, inclusive adentrou na Universidade de Damasco e cursou até o terceiro período da faculdade de medicina. Ele interrompeu seus estudos para se juntar a Al-Qaeda no Iraque após a invasão dos EUA em 2003.

Al-Julani foi comandado por Abu Musab Al-Zarqawi, emir da Al-Qaeda no Iraque, e seus sucessores.

Al-Julani supostamente disse a Al-Jazeera que foi combater no Iraque porque foi encorajado pelas palavras do sheik Mahmoud Gul Agassi (Abu Qaqaa) em uma mesquita de Aleppo.

Chegando ao Iraque, Al-Julani se juntou ao braço da Al-Qaeda naquele país. A primeira coisa que ele fez ao chegar ao Iraque, foi jurar bay’at (lealdade) a Osama Bin Laden.

Com o tempo, Al-Julani ficou muito próximo de Al-Zarqawi. Depois da morte de Al-Zarqawi, Al-Julani foi para o Líbano supervisionar a criação do Jund Al-Sham, outro braço da Al-Qaeda.

No mesmo ano, Al-Julani foi preso e mandado para o Iraque. Ficou na prisão de Camp Bucca até 2008, quando foi soldado.

Já em liberdade, Al-Julani se junto ao Estado Islâmico do Iraque e sob a liderança de Al-Bukr Al-Baghdadi, realizou operações na província de Nínive, sobretudo em sua capital, Mosul.

Al-Julani voltou à Síria em agosto de 2011 e se juntou a oposição do regime de Assad. Recebeu carta branca da Al-Qaeda para estabelecer uma célula nesse país.

Em janeiro de 2012, Al-Julani anunciou a formação da Jabhat Al-Nusra na cidade de Aahal, Deir ez-Zor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário