A versão russa da revista britânica “Top Gear”, publicou por acaso uma foto de um dos mais secretos submarinos russo da atualidade.
A revista realizava fotos dos testes do Mercedes-Benz GL 450 em Arkhangelsk, quando o fotografo fez uma foto inocente a partir da costa do Mar Branco. Ao fundo, para surpresa de uns e delírio de outros, a foto trazia a melhor foto do submarino nuclear de águas profundas AS-12 “Losharik” até a presente data.
O apelido “Losharik” provém da forma peculiar do casco do submarino, que consiste de várias esferas de titânico. De acordo com fontes extra-oficiais, o submarino pode mergulhar até 6.000 metros de profundidade. O Losharik carrega vários equipamentos em estado-de-arte para fazer coletar dados geológicos e amostras do fundo do mar. Sua primeira missão conhecida na Frota do Norte, o submarino foi capaz de mergulhar a 3.000 metros na dorsal de Mendeleyev, no Ártico.
Além disso, os submarinos deste tipo podem ser utilizados em vários tipos de operações especiais. Portanto, o público tem informação limitada acerca das reais características desse tipo de submarino.
O AS-12, Projeto 10831, foi construído no Estaleiro Sevmash em 2003. O submarino é operado pela 29ª Brigada Separada da Frota do Norte, sediada Gadzhiyevo, região de Murmansk.
Abaixo deixo a página da revista "Top Gear", completa, que oferece uma imagem em alta resolução do submarino citado. Clique na imagem para visualizar em tamanho real.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário