Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Marinha Indiana realiza com sucesso disparo de teste de míssil BrahMos

A Marinha Indiana realizou ontem um disparo de testes exitoso de um míssil de cruzeiro BrahMos. O teste aconteceu no Mar Báltico.

O objetivo do teste, que fora conduzido pela fragata indiana “Teg”, tinha como finalidade verificar os sistemas operacionais do míssil. O míssil foi disparado da proa do navio e vôo em trajetória pré-defina até impactar o alvo designado. Dados de telemetria indicam que todos os sistemas do míssil funcionaram perfeitamente.

O míssil foi disparado pela já dita fragata INS Teg (F45), a primeira fragata de três construída pelo estaleiro russo Yantar, em Kaliningrado para a Marinha Indiana. A fragata será entre à Marinha Indiana já no ano que vem.

O presidente da empresa russo-indiana BrahMos Aerospace, Sivathanu Pillai, disse anteriormente que a empresa estava pronta para executar o teste, mas estava esperando a fragata se submeter a teste de mar e cais.

O contrato de quase US$ 1,6 bilhão para a construção de três fragatas da classe Talwar para a Marinha Indiana foi assinada em julho de 2007 em Nova Delhi. Esse contra se tornou o segundo para o fornecimento de fragatas russas dessa classe à Armada Indiana. O primeiro contrato de cerca de US$ 1 bilhão, assinado em novembro de 1997 para a construção de três fragatas para Índia, mas essas fragatas foram construídas pelo estaleiro russo Baltiysky Zavod.

As novas fragatas não serão diferentes das anteriores, exceto o fato delas serem armadas com mísseis de cruzeiro supersônicos BrahMos, com alcance de até 300 km.

Atualmente a BrahMos Aerospace trabalha em uma versão do BrahMis que poderá ser lançado de submarinos.

“O míssil está pronto para o uso a partir de submarinos”, disse Alexander Maksichev co-diretor de gestão da empresa binacional.

O míssil será destinado aos submarinos convencionais da classe Scòrpene, comprado pela Índia junto à França.<

2 comentários:

  1. Este cairia bem nos nossos scorpene.

    ResponderExcluir
  2. Pensei a mesma coisa. Mas o Brasil tem um míssil de cruzeiro nacional, que com algumas modificações poderiam fazer as vezes do BrahMos para os Scorpène indianos.

    ResponderExcluir