Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 25 de junho de 2013

Turquia pode comprar baterias antiaéreas chinesas

O Ministério da Defesa da Turquia está considerando seriamente a aquisição de baterias antiaéreas chinesas do tipo HQ-9, apesar desse sistema não ser capaz de ser integrada a rede de computadores da OTAN.

Segundo os turcos, o HQ-9 cumpre todos os requisitos técnicos da Turquia e seu custo é significativamente menor que seus análogos.

A China também considera repassar a tecnologia de produção do HQ-9, o que seduz ainda mais os turcos. O ministro da Defesa da Turquia, Ismet Yilmaz, e o primeiro-ministro turco, Recep Erdogran tomarão a decisão final sobre a aquisição de um sistema de armas fabricados por um país que não pertence a OTAN.

Em janeiro de 2013, o Ministério da Defesa da Turquia cancelou uma licitação para o fornecimento de 12 baterias de mísseis antiaéreos. A Turquia estava diposta a pagar US$ 4 bilhões. Os turcos esperavam que a Rússia respondesse a RFI (Request for information) turca com o novíssimo S-400 Triumf, o que não foi possível pelo fato do sistema não ter uma versão de exportação ainda. À época,  participavam da concorrência as empresas americanas Raytheon e Lockheed Martin que em parceria ofereciam o sistema Patriot, a russa Rosoboronexport ofereceu o sistema S-300, a chinesa CPMIEC (China Precision Machinery Export-Import Corp.) ofereceu o sistema HQ-9 e o consórcio ítalo-francês Eurosam ofereceu o sistema SAMP/T Aster 30.

2 comentários:

  1. Olá Michel. Sou um pouco leigo no que tange baterias anti-aéreas, então eu não sei como funciona. Você já fez alguma matéria relacionado a isso? Se fez, por favor me disponibilize o link. Caso não, está aqui uma dica: Você poderia fazer aqueles "mega posts" sobre as principais baterias do mercado, como funciona os radares, sistema de direção de tiro, sistema de longo, médio e curto alcance, tanto ocidentais como Russos e etc. Seria de grande vália para o entendimento de alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar de sistemas antiaéreos em um só post é praticamente impossível. No entanto, eu já escrevi muitas notícias sobre sistemas de mísseis antiaéreos, sobretudo russos.

      Notícias sobre o S-300:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/search?q=s-300

      Notícias sobre o S-400:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/search?q=S-400

      Notícias sobre o S-500:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/search?q=s-500

      Notícias sobre o Pantsir-S1:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/search?q=Pantsir-S1

      Notícias sobre o Tor-M2:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/search?q=TOR-M2

      Se tiver alguma dúvida é só perguntar.

      Excluir