Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Patriota fica em região árabe e irrita Israel

Antonio Patriota 

Não é nenhuma guinada diplomática do Brasil, mas a primeira visita de Antonio Patriota a Israel como chanceler, que começa na próxima sexta, terá uma mudança simbólica que não escapou ao governo israelense.

Patriota decidiu se hospedar uma noite no tradicional hotel American Colony, na parte árabe de Jerusalém.

O lado oriental, ocupado por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, é reivindicado pelos palestinos para o estabelecimento de sua capital.

Em geral, dignitários em visita se hospedam no lado ocidental, e esse também era o costume brasileiro.

O ex-chanceler Celso Amorim e o ex-presidente Lula costumavam se hospedar no histórico hotel King David, o mais famoso da parte ocidental de Jerusalém.

Numa cidade repleta de simbolismos e sensibilidades políticas e religiosas, a opção de Patriota pela parte árabe da cidade causou incômodo no governo israelense.

O discurso oficial é que não faz diferença, já que Israel considera Jerusalém inteira a capital do Estado judaico.

A agenda do chanceler não revela o incômodo, já que ele será recebido pelo presidente Shimon Peres e pelo premiê Binyamin Netanyahu.

Mas a escolha de Patriota é vista como uma mensagem política, que reforça o apoio brasileiro à causa palestina.

"É uma alfinetada inexplicável do governo brasileiro", disse à Folha uma fonte do governo israelense, que pediu para não ser identificada. "Nem Amorim fez isso."

Em sua última visita a Israel como chanceler, em 2010, Amorim manteve encontros com opositores israelenses e dirigentes palestinos no American Colony, mas se hospedou no King David. O Brasil, assim como a maioria da comunidade internacional, vê Jerusalém oriental como território ocupado.

12 comentários:

  1. Quer dizer q o sempre BRASIL deve abaixar a cabeça pelas barbaridades q iSSrael fazem aos Palestinos. iSSrael é muito arrogante, se acham donos do mundo e das verdades. Ñ obedecem a uma lei internacional e ainda querem ser respeitados, pois é ñ precisam ficar triste pq a OTAN/EUA lhes dão apoio até no assassinatos de crianças Palestinas pelas costas c/canhões de tanques, bombas de fósforos contra hospitais/armazéns/escolas/universidades ... ,perguntem a tia Hilária (mulher e mãe, nem parece). BRASIL! Um país q os EUA nos têm como QUINTAL e com Síndrome de Vira-Latas q até o Ministro da Relações Exteriores do FHC, tirou os sapatos p/os meganhas do aeroporto em New York e ainda, não teve sequer um pedido de desculpas dos EUA (e olha, FHC era/é/será muito amiguinho do Bill Pinton). iSSrael acorda! Qual a diferença q o BRASIL faz p/vcs? NENHUMA! Pq essa histeria agora? Querendo ser bonzinho! Ñ enchem o saco, pois o melhor p/vcs fazerem é continuar a matança/ocupação da Palestina/assassinatos de cientistas ... . Olha até q gostaria de ver vcs terem a coragem de arrastar a HUMANIDADE para a destruição total com essa historinha de bomba atômica do IRÃ, vamos lá seus machões de meia-tigela, pelo menos depois d começarem a coisa ñ corram p/debaixo da saia do PAIZÃO. Covardes!

    ResponderExcluir
  2. Que história melo dramática em Anonymous, então Israel vai levar a raça humana para á destruição por causa do Irã? Nossa o Irã é tão amado para á China ficar do lado dele e perder todos bilhões e bilhões e bilhões e mais bilhões que tem em negócios com o ocidente não é mesmo, o Irã é tão amado pela Rússia que eles vão fazer o que nunca fizeram por ninguém peitar os EUA,o Irã é muito amado, Israel está sendo um crapula em querer bombardear um país que não reconhece a existência dele, como os judeus são ruins né mesmo cara? Falando sério agora, engraçado sua atitude, vc reclama dos EUA vê o Brasil como quintal e vira-latas em sua opinião, e o que dizer do Irã negar o direito a Israel de existir não reconhecendo o estadp de Israel? Não confunda atitude do Irã com a do Brasil e muitos outros que reconhecem Israel e defendem o direito da Palestina tambéme xistir, esses estão certos AMBOS tem q existir, mais o regime aloprado de Teerã nega esse direito a Israel, como exigir que Israel tenha qualquer consideração com o Irã? Odiar os judeus é fácil, agora apresente argumentos para defender o Irã.

    ResponderExcluir
  3. Muito se falam das mortes de civis palestinos, como evitar isso em batalhas URBANAS/ Vc tem noção o que é uma batalha urbana? Eu vou colocar aqui uma pequena amostra do que seja uma batalha urbana. mostrando fotos e reportagem sobre táticas dos rebeldes sírios contra ás tropas do Al Assad,depois me explique o milagre para evitar mortes de inocentes quando seu adversários está enfiando dentro de casas entre á população civil, pq da mesma forma q é absurdo muita gente estar falando em crimes na Síria, é a mesma coisa em relação Israel, mesmo sendo operações militares diferentes em situações diferentes, ambas tem o elemento urbano.
    http://noticias.r7.com/internacional/fotos/salas-de-estar-viram-bunker-de-guerra-na-siria-20120824-3.html#fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel quando ocupou Jerusalém na Guerra dos Seis Dias evitou muitas mortes de civis porque teve cuidado e não queria causar ainda mais comoção e fúria no mundo árabe/muçulmano, bem como não queria perder aliados. A luta em Jerusalém foi casa a casa, coisa que eles não fazem isso. Basta mandar um caça para uma área palestina e bombardear, não?

      Excluir
  4. Eu deixo bem claro o seguinte eu sou á favor da criação do estado da Palestina, como qualquer pessoa de bom senso é, mais á existência do estado de Israel também é algo merecido, qualquer pessoa de bom senso sabe do direito que os judeus também tem de possuírem seu país, depois de tudo q passaram na segunda guerra mundial, mais como pimenta nos olhos dos outros é refresco, muita gente prefere ignorar isso e achar que eles são os vilões da história, como se por acaso existisse bem vs mal nessa vida quanto mais na política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra começo de conversa: O Estado de Israel não é uma unanimidade nem mesmo entre os próprios judeus, por que haveria os judeus terem um lar na Palestina? Israel nunca foi nação, ao contrário da Palestina. Em 70 a.C, os judeus fugiram dos romandos como galinhas, mas foi um curso muçulmano quem retomou aquelas terras para o muçulmano, ao custo de muito sangue. Como os judeus podem ganhar parte daquelas terras, sendo que sempre blasfemar contra o seu próprio Deus, não guardaram os preceitos e os mandamentos de Deus e não lutaram pelas aquelas terras. João Batista quis lutar contra os romanos e foi abandado a própria sorte pelo seu povo. Se bem que Jesus ordenou que ele não se rebelassem.

      Excluir
    2. Poxa Michel, você ser contra Israel até passa, mas dizer que os judeus fugiram como galinhas de Jerusalém é forçar demais. Dizer também que Israel nunca foi uma nação no passado também contraria a História escrita e fartamente documentada. Os palestinos, sim, nunca foram uma nação: são árabes e muçulmanos como todos os demais árabes.

      Aliás, somente depois da década de 60 começou-se a falar em "palestinos" como uma nação. Na década de 40, o que se falava e se aprovou na ONU era em criar um Estado Árabe e um Estado Judeu na Palestina, que é uma região geográfica. Se os Estados Árabes tivessem aceitado a Resolucao 181 da ONU em 1848, hoje teríamos o tal Estado Palestino, inclusive nem Jerusalém estaria nas mãos de Israel, que só a tomou na Guerra de 67, ou seja, na 3a guerra árabe-israelense. Como diz o ditado, quem quer demais, nada tem.

      Excluir
  5. Muja, eu não concordo com o estado israelense, mas me permita discordar quanto aos Judeus fugirem do cerco em 70 d.C. Não fugiram, e isso já é historicamente comprovado. Vide: http://en.wikipedia.org/wiki/Siege_of_Jerusalem_(70).

    Creio que as razões pelas quais o Estado israelense é um despropósito são outras. Quando invadiram a palestina, isso ocorreu depois da atual carta das nações unidas estar em vigor, que PROÍBE invasões desse gênero, pra tomada de território e expulsão de habitantes. Portanto, o estado de Israel é um despropósito legal, jurídico, pelo direito internacional vigente nos ultimos 70 anos, não histórico.

    ResponderExcluir
  6. israel é o país mais sensivel que eu conheço, tudo e qualquer coisa por minimo que seja e motivo de chororo. E Judeos sao as pessoas mais cabeça dura do planeta, já vi judeos falarem serem a favor de israel mesmo que tenha que matar alguns milhoes de arabes, talvez seja um passa tempo deles...

    ResponderExcluir
  7. Sr. Anonymous11 de outubro de 2012 09:59

    Realmente, iSSrael foi ñ criado p/sofrer críticas, ou seja, iSSrael pode criticar quem lhes convier; matar; assassinar; ocupar; ñ cumprir leis; dar bananas p/o tal de mundo q ñ passam de mero detalhe q querem acabar c/eles; ... ; mas qdo é criticado, é um DEUS nos acuda! O mundo vem abaixo; querem matar todos os judeus; somos Bigode (me recuso a escrever esse nome) disfarçados de bonzinhos; ñ sabemos nada do q passaram os judeus ao longo da história; ... . Enfim os judeus são uns pobres-coitados defendidos pelos EUA/OTAN (assassinos de caderninho) para salvá-los do mundo cruel q quer dizimá-los; MUNDO CRUEL=IRÃ-Palestinos. Acreditem se quizer.

    ResponderExcluir
  8. Michel Medeiros, o problema que ou os judeus teriam á terra deles na Palestina ou teriam em lugar nenhum esse é o problema, para eles também não tem muita escolha, se o mundo fosse justo o que não é, Israel seria criada na Alemanha, onde foram perseguidos, massacrados,caluniados e tudo mais na era do nazismo, com 10% por i do território alemão seria um estado maior do que o que tem hoje, mais no mundo o que existe de justiça? É um direito de um povo ter sua pátria, por isso também sou a favor da palestina dividindo território com Israel, mais isso seria o justo, e justo e política são antônimos, fazer o que.

    ResponderExcluir
  9. Anonymous, vc fala como se o Irã fosse um exemplo de diplomacia e procurasse resolver seus problemas pacificamente,o Azerbaijão é maioria xiita que nem no Irã, vc vê o governo do Azerbaijão arrumar problema por ai? O governo passou de paí para filho e nenhum deles arrumou problema, pelo contrário o Azerbaijão do Alliyev é um ex de diplomacia, tem boas relaçõs com a Rússia, EUA, UE, Israel e até com o Irã. Tem a questão pendente de Nagorno Karabakh, mais nem por isso armam guerrilhas que nem Irã faz no Iraque e Líbano,sem o Irã o Hezbollah provavelmente não passaria de um Jihad Islâmica da vida, se muito uma irmandade muçulmana, jamais teria á força militar (paramilitar) que tem. O Irã desde de sua revolução só fala em guerras, se fossem ter seguido o ex do Azerbaijão, viveriam em paz, Cazaquistão é outro ex de diplomacia, se dá bem com todo mundo.O que o Irã fez até hoje para pelo menos tentar ter uma paz com Israel? Eles nem reconhecem a existência de Israel, eles querem o que serem tratados com festa de boa vinda?

    ResponderExcluir