Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Exército Britânico dá título de herói a um cão


Soldados britânicos e cães militares se reuniram em um quartel do Exército de Londres ontem para homenagear um herói abatido em combate, que consideram ter tido coragem altruísta, nervos de aço -e quatro patas.

Theo, um cachorro farejador de explosivos, morreu em março de 2011 em uma missão no Afeganistão, junto a Liam Tasker, um patrulheiro de 26 anos.

Os dois, que eram considerados inseparáveis, foram atingidos por disparos de insurgentes afegãos na província de Helmand, um reduto taleban. A homenagem póstuma honrou-o com a Medalha Dickin, a mais alta condecoração do Reino Unido para a bravura de animais.

A dupla conseguiu localizar 14 bombas em cinco meses, um recorde para o Exército britânico.

Tasker já havia recebido uma homenagem póstuma, a Ordem do Império Britânico, em setembro de 2011.

A mãe do soldado, Jane Duffy, disse estar emocionada com a lembrança do companheiro de seu filho.

"Liam já tinha sido homenageado, mas faltava uma medalha para reconhecer a bravura de Theo também."

Desde 1943, a Associação Beneficente de Veterinários reconhece por meio da Medalha Dickin a bravura de animais que servem junto à polícia, ao Exército e em serviços de resgate.

Ao todo, foram 64 premiações. Theo é o 28º cachorro a receber a condecoração.

Além dos cachorros, 32 pombos mensageiros da Segunda Guerra Mundial já receberam a honraria, assim como três cavalos, sendo um deles da polícia londrina -ele não se abalou quando uma bomba explodiu perto e, mesmo estando machucado, permaneceu em serviço, junto ao seu montador.

Um único gato recebeu a condecoração. Ele era mascote do navio de guerra inglês Amethyst, que ficou meses ancorado em águas chinesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário