Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Trajetória do líder Xi Jinping teve experiência rural


Xi Jinping
Trinta anos atrás, um jovem funcionário governamental com um cargo desejável em Pequim pediu algo inesperado: ser transferido para uma área rural pobre.

Na época, milhões de jovens ainda lutavam para voltar aos centros urbanos chineses, depois de terem sido exilados para o campo na era de Mao. Mas Xi Jinping, então com 30 anos, abriu mão de um cargo seguro como assessor de um líder militar de alto escalão para mergulhar na tumultuada política local de Zhengding, na província de Hebei.

A iniciativa oferece um vislumbre da habilidade política de Xi, que está prestes a assumir o cargo de líder supremo da China num congresso do Partido Comunista que as autoridades anunciaram que começará em 8 de novembro.

Xi conquistou um grau de credibilidade para falar em nome dos chineses da zona rural, diferentemente de muitos outros filhos das elites munidos de bons contatos. E, segundo vários relatos de pessoas bem informadas, ele percebeu que sua família poderosa lhe daria apoio, garantindo que sua passagem pelo campo fosse um exercício produtivo e relativamente breve de fortalecimento de seu currículo, algo que poderia fazê-lo subir na hierarquia do Partido Comunista.

De acordo com especialistas chineses que pesquisaram o histórico passado de Xi, seu poderoso pai, Xi Zhongxun, um líder militar da era revolucionária, ajudou a orquestrar sua transferência escolhendo Zhengding por sua relativa proximidade com Pequim e, mais tarde, fazendo com que Xi fosse transferido novamente quando topou com a oposição local.

Suas conexões lhe possibilitaram arriscar-se em Zhengding. Xi implementou reformas de mercado quando elas ainda eram vistas como inovadoras, colocando pró-maoístas de escanteio. Sua passagem pelo campo também o ajudou a formar alianças com outros filhos da elite, que mais tarde seriam aliados importantes.

Mesmo após três décadas de industrialização acelerada, a liderança chinesa ainda está atenta para sua origem como partido de camponeses, tendendo a promover funcionários que podem afirmar ter raízes profundas na luta do campo. Mas ela também tende a favorecer os chamados "pequenos príncipes" -os filhos privilegiados de antigos líderes. Depois de sua passagem por Zhengding, Xi pôde ser incluído nas duas categorias.

"As pessoas pensam nele como alguém que faz parte de uma nova geração de tecnocratas", falou Jin Zhong, analista de líderes políticos chineses que trabalha em Hong Kong. "Mas, na realidade, ele é uma continuação da burocracia vermelha da geração de seu pai."

Quando Xi foi voluntário na zona rural, em 1982, ele estava acompanhado por outros dois jovens funcionários em ascensão, um dos quais era Liu Yuan, filho de Liu Shaoqi, que foi chefe de Estado sob Mao. Depois de o escritor Ke Yunlu escrever um romance em 1986, "Estrela Nova", sobre um secretário do partido que leva ideias modernas de mercado para uma província atrasada, a decisão deles de trabalhar junto à base cativou a imaginação popular. No livro, o secretário enfrenta muitos problemas, mas consegue triunfar.

O protagonista do romance é um personagem baseado em Xi e nos outros dois jovens funcionários. O livro foi adaptado para um seriado de televisão popular e ainda é amplamente conhecido como clássico daquela era reformista inicial.

A realidade que Xi encontrou em Zhengding foi menos romântica do que a do livro.

Ele esperava ser secretário do partido com autoridade direta sobre uma cidade ou um condado, mas o conservador secretário provincial do partido, Gao Yang, bloqueou essa aspiração. Revoltado com os "pequenos príncipes" com bons contatos e pouca experiência, como Xi, que caiam de paraquedas em sua área, Gao nomeou Xi vice-secretário do partido em Zhengding.

Mesmo assim, Xi aceitou o cargo com entusiasmo. Seu maior desafio era administrar as estradas do condado, que faziam parte das artérias rodoviárias nacionais norte-sul. A situação delas era tão precária -cobertas de esterco, sujeira e grãos deixados para secar- que, em relatórios governamentais, o condado era descrito como "caótico, sujo e atrasado".

Xi agiu com firmeza. De acordo com histórias internas do governo, ele promoveu aulas obrigatórias para 43.200 pessoas -10% da população do condado- sobre o manejo que devia ser dado às estradas.

Zhengding era um centro de cultivo de grãos. Xi formou uma aliança inteligente com maoístas e aproveitou seus laços familiares em Pequim para reduzir em um quarto a cota de grãos de Zhengding, com isso liberando os camponeses para fazer uso mais lucrativo das terras.

Xi causou repercussões ainda maiores em Zhengding quando tentou converter o condado em um centro de filmagens para a televisão. A TV estatal estava filmando o romance clássico "Sonho de Mansões Vermelhas", ambientado num palácio e nos jardins que o cercam. Equipes já tinham construído uma enorme réplica dos jardins em Pequim. Mas Xi utilizou suas conexões políticas para fazer com que a mansão fosse construída em Zhengding. Hoje a mansão Rongguofu recebe poucos visitantes e há 20 anos não é usada como set de filmagens.

Apesar de sua influência, e diferentemente do personagem do romance "Estrela Nova", Xi não conseguiu derrotar todos os seus inimigos. Ele nunca chegou a ser promovido para mais do que o cargo de chefe do condado. De acordo com habitantes do condado e biógrafos, ele foi bloqueado por Gao, o secretário provincial do partido.

Em 1985, seu pai o fez ser transferido para a costa da China, região mais rica e reformista.

O tempo que Xi tinha passado em Zhengding o ajudou a aprimorar suas habilidades, criando uma base para sua ascensão política futura.

"Não é possível separar suas realizações do apoio político que ele recebeu", disse Yang Zhongmei, biógrafo de Xi e professor da Universidade Yokohama City. "Esse é o modelo que vemos hoje: se a pessoa conta com apoio político e financeiro suficiente, pode realizar muito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário