Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Se vencer, Romney deve pedir ao Brasil que reveja relação com Irã


À Folha assessor do republicano pede que país 'corteje' EUA para ter assento em Conselho da ONU

Presidenciável também admite tratado para encerrar bitributação de produtos e empresas, mas deve manter visto

Mitt Romney
Um eventual governo Mitt Romney nos EUA estaria aberto a debater seu apoio à elevação do Brasil a uma vaga fixa no Conselho de Segurança da ONU, contanto que o país lhe retribuísse o "cortejo" e revisse a relação com o Irã, que atrai a atenção do presidenciável republicano.

A informação foi dada à Folha por um assessor da campanha de Romney familiarizado com a formulação da política externa, que pediu para não ser identificado.

Ele insiste que o Brasil, embora pouco citado, tem papel central no plano do candidato para a América Latina, ao lado de México e Colômbia.

"Sabemos que o apoio dos EUA [ao Brasil como membro permanente do Conselho] seria significativo, e o presidente Barack Obama não o deu. É uma questão que estaria aberta à discussão com o Brasil sob Romney", diz.

"Mas o cortejo teria de ser recíproco, dada a relação do Brasil com países como o Irã, de um lado, e de outro, o papel construtivo desempenhado em países como o Haiti."

O assessor, que frisa que um governo republicano apoiaria a reforma da ONU, mas estaria "menos enamorado" de instituições multilaterais do que o de Barack Obama, não quis dar detalhes sobre as condições dessa "discussão". Disse que estes só viriam uma vez que o republicano se elegesse.

Dada a preocupação com a crise econômica e o foco da política externa no Oriente Médio e na China, a América Latina tem sido um tema raramente abordado tanto por Obama quanto por Romney.

A relação de países da região com o regime de Mahmoud Ahmadinejad no Irã, porém, é uma preocupação do republicano, sobretudo no caso da Venezuela.

Ainda assim, o laço com Teerã não parece ser empecilho para a intensificação dos negócios com o Brasil, na visão da equipe republicana.

ACENOS
O maior pleito do candidato para a região, em discursos e debates, é aumentar os tratados de livre comércio.

Embora o instrumento não caiba ao Brasil (que teria que negociar um tratado junto com o Mercosul, incluindo a Venezuela), o país é objeto do desejo do empresariado americano, e Romney sabe disso.

"O maior objetivo é um movimento que melhore as relações comerciais com o Brasil. Existe [na equipe] consciência da importância do Brasil, é este o subtexto na mensagem de Romney de promover mais comércio na região", afirma a fonte.

"Não precisa ser necessariamente um acordo de livre comércio. Nem todo namoro vira casamento."

Entre as possibilidades estudadas estão três demandas do empresariado brasileiro -um tratado para evitar a bitributação de produtos e empresas nos dois países; a possibilidade de reduzir os subsídios nos EUA; e mecanismos que facilitem a entrada de produtos brasileiros.

A Embraer, que teve cancelada sua vitória em uma licitação para vender turboélices Super Tucano à Defesa americana, foi especificamente citada pela fonte.

O republicano defende ainda o Brasil como parceiro ativo no diálogo sobre narcotráfico e crimes transnacionais, problemas crescentes.

Também vê com bons olhos o programa Ciência Sem Fronteira, para aumentar o número de universitários do Brasil no exterior, mas não prevê que brasileiros sejam dispensados do visto.

4 comentários:

  1. Engraçado como a Folha tem acesso a este celerado, Romney? Estranho, né! Será q grana do NED (national endowment of democracy=CIA) já chegou em suas gráficas? Bom! Vamos lá:
    1)Comparar o Brasil c/Mexico e Colômbia, 2 paisecos desnaturados q nem seus exército existem mais. ABUSO. Olha o nosso exército ainda ñ se entregou pq ainda resta 1/2 dúzias de oficiais q ñ se deixam enganar p/Globo-Folha-Estadão-PSDB-DEM-çERRA-FHC e a raça de traíras q os acompanham.
    2)" ... apoio dos EUA [ao Brasil como membro permanente do Conselho] ... " Apoio?! Como?!? Isto é chantagem da grossa. O q ?! ONU ? Mais demoralizada q só serve aos interesses da OTAN/EUA/iSSrael, fazer o q lá, no CS? Papel de FANTOCHE! Já ñ basta a Síndrome de Vira-Latas. Espero q RÚSSIA e CHINA brequem na hora e salvem os verdadeiros BRASILEIROS, como eu, desse vexame de servirem de capacho mais uma vez das PREPOTÊNCIAS OCIDENTAIS, Quadrilha Safada.
    3)Acordo de livre comércio? Isto é ALCA disfarçada. É para RACHAR o MERCOSUL e isolar o BRASIL, visto q os capachos: Chile-Colômbia-Panamá-Honduras-El Salvador-Costa Rica-México-Canadá obedecem até a iSSrael. Dividam? É só procurar saber!
    4)" ... no diálogo sobre narcotráfico e crimes transnacionais, problemas crescentes. ... " Mentira! Narcotráfico! Mentira! Mentira! O negócio é a instalação de bases aéreas na Amazonia do BRASIL p/prensar o coronel-paraquedista-nacionalista Hugo Chávez q no poder diminuiu todos os índices de ruins da Venezuela (ex: antes do Cháves o indice de pobreza eram maiores de 70%, agora é baixo de 30%. Simples procurem informações nos sites da ONU e por íncrivel q pareça até no CANADÁ onde já foi elogiado-isso é proibido de ser publicado, mas a bandida Globo sabe de tudo).

    Pelo visto a FOLHA e seu Bando já mandaram o recado p/o BRASIL do tamanho da tromba do elefante. Pobre BRASIL, ultrajado-vilipendiado-desmoralizado recebendo recadinho de jornal da CIA, como se bastasse ter uma revista VEJA. Em q país do mundo esses civita teriam licença para atuar? Vamos! Qual? Ñ tem! Só aqui mesmo. TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO E TER Q ENGOLIR ESSA SAFADEZA ORQUESTRADA SEM PODER E/OU TER AO MEU ALCANCE ALGUMA COISA PARA PELO ESTANCAR ESSAS CHANTAGENS QUE SOFREMOS DESDE 1500. Para aqueles q ainda correm em suas veias o sangue verde-amarelo fica aqui o meu regalo de ter vivido neste país sem ser engando por esse bando de hienas q comem até a carne de suas progenitoras.

    ResponderExcluir
  2. Anonymous como vc chama o México de paiseco? está de brincadeira, o México vem crescendo economicamente, é um dos países que mais crescem quando vc rebaixou o exército deles, até parece que o do Brasil é grande coisa, militarmente tem suas semelhanças, apesar que o Brasil seja UM POUCO mais forte que o México, mais nada também que chame tanta atenção a principal vantagem do Brasil estar em ter uma industria militar mais vasta, só que tratada com descaso pelo governo que não investe nos seus bons sistemas desenvolvidos localmente, e ironicamente e quando investe é em algo superestimado como o APC Guarani.

    ResponderExcluir
  3. O exército da Colômbia mesmo não pode ser desprezado assim, o exército colombiano lida com uma guerra de guerrilha interna á décadas que é as FARC, não existe hoje em todo o ocidente um desafio interno armado contra um governo como é ás FARC uma guerrilha que nada na cocaína que dá muito dinheiro anualmente, e o exército colombiano pode ser á trancos e barrancos mais está vencendo. E não vamos esquecer q eles treinam com soldados americanos.

    ResponderExcluir
  4. Sr. P.A.20 de outubro de 2012 01:49
    O Panamá foi desmembrado da Colômbia pelos EUA para construirem o Canal e ser um País PAU-MANDADO, como é e sempre será.
    Sr. ñ acha q falta BRIO-NACIONALISMO-VERGONHA NA CARA- ... ETC, primeiramente ao POVINHO dessa ex-nação=(agora)South Colômbia e ao seu exército q permitem essa estranha invasão dos EUA ao seu solo (país ñ existe mais). Será q esqueceram o passado? Ou a ex-Colômbia virou Casa de Tolerância p/a soldadesca dos EUA? Ou será q só no Japão se estrupam as moças, e os fatos são camuflados pelas redes globo q existem? Todas as companhias de óleo estão nas mãos dos EUA e iSSrael. 12 bases militares pra q ? Para q na hora do pau no OM, possam invadir a Venezuela a partir da South Colômbia e roubarem seu óleo!
    Sr. o espaço é curto para relatar tanta safadeza dos EUA q desde 1848 qdo começaram a desembarcar nos outros países para lhes roubarem as riquezas minerais. Ñ é BRASIL?! E o NIÓBIO, hein!

    ResponderExcluir