Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O T-90 foi o tanque de combate mais exportado do mundo na última década


O volume de vendas para o mercado estrangeiro do principal tanque de batalha da Federação Russa, o T-90S, excedeu o número de mil unidades entre 2001 a 2010, revelou o relatório da empresa Uralvagonzavod, fabricante do tanque.

Com isso o T-90S se tornou no tanque mais vendido do mundo na última década.

A Índia foi o maior comprador desse tanque de batalha. A Rússia já opera a família T-90 há cerca de 20 anos.

O primeiro contrato para o fornecimento de um lote experimental de 3 unidades de T-90 com a Índia foi assinado em 1999, em fevereiro de 2011, o Ministério da Defesa da Índia compra junto à Rússia cerca de 310 T-90S. Em 2006, a Índia assinou um contrato para a produção de mil unidades do T-90S sob licença em solo indiano. Posteriormente, a Índia chegou a um acordo com a Rússia para o fornecimento de mais 330 T-90SA. No total, a Índia planeja aumentar o número de tanques T-90 para mais de duas mil unidades.

Além da Índia, em 2011, o Ministério da Defesa do Azerbaijão adquiriu um lote de T-90 e os detalhes dessa negociação ainda são desconhecidos. A Argélia também comprou 185 T-90 e no outono de 2011, os argelinos compraram mais 120 T-90 e no verão de 2011 eles adquiriram mais 30 tanques T-90S. Uganda também, comprou em 2010 31 tanques T-90, comprados no ano de 2010.

Assim, exceto a produção sob licença do T-90S em solo indiano, o volume de exportação do T-90 foi de cerca de 870 unidades. Entretanto, a Uralvagonzavod tem uma carteira de pedidos a qual propiciará a venda de mais de 1020 unidades do T-90. A Rússia opera cerca de 620 T-90 das mais diversas variantes.

O T-90 foi desenvolvido no final da década de 80 do século passado e ele foi inspirados às bases do T-72B. O T-90 é capaz de atingir velocidades de até 70 km/h em estradadas e 50 km/h em terreno acidentado. Ele é equipado com um sistema de orientação automático, visão noturna, telêmetro a laser. A principal arma do T-90 é o seu canhão de 125mm. O tanque pode ser armado com vários mísseis anti-tanque guiados, como por exemplo os ATGMs 9M119 Svir e 9M119M Refleks.

26 comentários:

  1. Quando se cria um contrato para produzir sobre licença um equipamento militar, precisa estipular á quantidade á produzir sobre licença ou e só tirar á licença e produzir o quanto queira? Obg pelas respostas q vierem a ter.
    ASS: Hilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você quer fabricar algo sob licença, você compra um determinado número de um produto e recebe a licença para fabricar outros tantos. Se você fabricar mais do que você acordou, você terá que responder isso em um tribunal que julga a propriedade intelectual na ONU. Claro, se tratando de acordo entre países.

      Excluir
    2. Noticias como esta podem levar o pobre do XTREME
      a um ataque de coracao
      hahahahahahahahaha

      Excluir
  2. -
    -
    palmas para o T90... porem pelo avanço da tecnologia .. tanque de guerra é meio cadeira elétrica (usei .. meio... para ser complacente, rs)...
    -
    http://www.youtube.com/watch?v=QUMxZ34Ptco
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre falando coisas sem sentido sobre a cavalaria. Ainda bem que você não forma opinião. Em tempo, hoje em dia o T-90 pode detectar qualquer operador de um sistema BGM-71 TOW e destruir a posição dele sem entrar no raio de ação desse sistema.

      Excluir
  3. -
    -
    sei..
    -
    postei esse vídeo para mostrar que não existe blindagem que resista a um ataque direto (ainda mais pelo ALTO)...
    -
    o fato é que numa guerra entre países ...decentemente armados... TOW seria..metaforicamente falando...a farinha do churrasco...
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já ouviu falar em blindagem ativa? O BGM-71 TOW foi usado contra países bem armados, como por exemplo o Iraque em 2011 e até aonde eu sei não abateu um blindado se quer.

      Excluir
  4. Xtreme, diga um tanque de guerra que não possa ser destruído por um míssil antitanque? Não e só o T-90 qualquer tanque pode ser destruído, inclusive os melhores como o Leopard, Leclerd, Chalenger etc... o bom do T-90 que ele não é tão grande e tão pesado quanto outros MBTS que tem por ai.


    ResponderExcluir
  5. -
    -
    minha posição sobre tanques de guerra é clara ...
    -
    com o avanço tecnológico dos drones..misseis..etc .. se tornaram um alvo relativamente fácil de se neutralizar...
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opinião sem embasamento é o mesmo que nada. Quem vê você falando assim até parece que a Arma de Cavalaria não se reinventa ao passar dos anos. Hoje em dia um blindado pode atacar tropa em terra, abater e destruir blindados e inclusive veículos aéreos. O taque do futuro será furtivo, como você acha que os UAV se sairiam contra um blindado furtivo?

      Excluir
    2. Desde da guerra do golfo em diante de fato os tanques não vem conseguindo muita coisa nas guerras, frente força aérea americana, britânica e francesa foram destruídos um a um, o Merkava de Israel também não fez muita coisa no sul do Líbano, e muitos países principalmente França, Grã Bretanha e Alemanha vem diminuindo suas quantidades de tanques,cada um desses 3 países possuem em torno de 400 tanques apenas cada um. a Rússia mesmo deu uma boa reduzida, mais a Rússia ainda continua com uma quantidade bem expressiva de tanques.O problema do Tanque furtivo será ele nãos er detectado por satélites pelo menos em batalhas urbanas,ele é muito grande para se esconder de satélites,é muito fácil diferencia-lo de veículos comuns, poderá se esconder de radares, mais satélites são satélites.

      Excluir
    3. Houve batalhas importantes de tanques durante a Invasão do Iraque. Os blindados desempenharam um excelente trabalho durante a segunda campanha da Chechênia e no Afeganistão. A Alemanha está diminuindo sua força blindada porque a Alemanha não está mais na Guerra Fria com a URSS e a Rússia também diminuiu bastante sua força blindada. A Alemanha tem 408 Leopard 2.

      Excluir
  6. Este tipo de blindado seria útil num país com as dimensões do Brasil? Em caso positivo, quantas unidades o Brasil deveria adquirir para ter alguma efetividade em caso de conflito armado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por que não? Quanto ao número, isso é muito relativo, quem é o nosso inimigo?

      Excluir
    2. Bom, é que não entendo muito de blindados, mas sabemos que o Brasil possui uma enorme diversidade de terrenos e climas, enquanto no exterior vejo blindados desenvolvidos especificamente para os respectivos países: blindados para os desertos de Israel, prontos a suportar calor fortíssimo durante o dia e frio a noite, alem da insidiosa areia que penetra em tudo; para o rigorosíssimo inverno russo que pode chegar a 40º abaixo de zero com literalmente metros e metros de neve; para terrenos planos, em que a exposição do blindado é máxima; para terrenos montanhosos, com estreitas estradas franqueando as montanhas etc, etc. Quanto ao número, acredito que haja alguma "fórmula militar" que, levando em conta a extensão territorial do Brasil e o contigente de suas forças armadas, preconize um número mínimo de blindados.

      Excluir
    3. -
      -
      Tanque de guerra se tornara inexpressivo em um futuro não muito distante.
      -
      Drones dotados de AI operando em coméia , obuses com ogiva direcionada por gps, misseis etc.. vão tornar o tanque de guerra peça de museu.
      -
      independente da blindagem ou "possível" furtividade...
      -
      XTREME

      Excluir
  7. XTREME por mais que a tecnologia avance e faça dos tanques algo obsoleto, sempre será uma arma importante anti-guerrilha, exército existe tanto para defender país de invasões estrangeiras, quanto combates á guerrilhas internas que possam surgir,para um país se dar ao luxo de não ter tanques ou possuir um número bem limitado, para não ficar frágil militarmente terá que ter um número de veículos blindados de combate de infantaria muito expressivo, com guerra aérea apenas não se vence guerra nenhuma,se guerra aérea apenas vencesse pq a ISAF não acabou com o Talibã? Existe uma coalizão mundial sem exagero nenhum combatendo o precário Talibã, além da OTAN tem lá: Austrália, Nova Zelândia, Geórgia, Coreia do Sul, se não me engano Cingapura também entre outros países, e não conseguem acabar com o teoricamente obsoleto Talibã que possui apenas: Fuzis AK-47, RPG-7 e metralhadoras pesadas DSHK, esse é o pilar do Talibã, o resto só em quantidades inexpressivas, pq a ISAF não acaba com eles? Pq Israel não acabou com Hezbollah e Hamas, já se teve um domínio absoluto aéreo? Tecnologia ás vezes é superestimada na aérea militar. Tem muita coisa que tecnologia ajuda mais não ganha guerra sozinha.

    ResponderExcluir
  8. Sobre isso que vce falou S.,o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko até falou algo parecido, ao criar ás tropas de defesa territorial da Bielorrússia, que é uma força de guerrilha de 120.000 paramilitares em serviço, que esse sim é a maior força de defesa da Bielorrússia, e oh que á Bielorrússia tem um poder militar respeitável em, quase 1600 tanques, 6 baterias de S-300, bateria de TOR-M2 e tal, mais pro Alexander Lukashenko á defesa mais forte da Bielorrúsua está na mão da guerrilha que ele criou desde do final do ano passado.

    ResponderExcluir
  9. Eu havia lido sobre isso do Lukashenko Anonymous,até pela campanha ridícula que a UE está fazendo contra ele, a Bielorrússia é um dos possíveis futuros alvos da OTAN, e ele não está confiando muito no acordo que ele mesmo ass de defesa aérea em parceria com a Rússia, ele sabe que se invadirem o país dele, só de forma miliciana teria como tentar resistir á numa invasão da OTAN. No globalsecurity mostra até um discurso dele sobre á criação dessa tropa de defesa territorial que ele criou.

    ResponderExcluir
  10. -
    -
    quando a URSS invadiu o Afeganistão com centenas de tanques ...tomaram surra atrás de surra...
    -
    mandar tanques para região de montanhas... gênio estrategistas português trabalhando na URSS..
    -
    tecnologia(material e pessoal) é que vence guerras é não força bruta...e ou "burralda"..
    -
    quanto ao que você digitou concordo tanques de guerra servirão para massacrar o próprio povo e não os defender(Líbia / Síria /China já provaram)...servem para isso hoje e o farão melhor amanhã...
    -
    agora como arma de defesa.. ataque.. de um país .. investimento perdido.
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Libia, Siria e China usaram tanques contra proprio povo? Só na cabeça dos guiados pela Midia dos USA, coligados e satélites, pois a Líbia sucumbiu aos terroristas levados por USA, UE e satélites, Siria só com muita luta poderá escapar e a na bagunça que quiseram tornar a China vc deve estar se referindo a imagem da Midia daqueles países poderosos onde um tanque pára na frente de um indivíduo, queria ver se um tanque israelense iria se deter diante de um e até mais palestinos, que são considerados não humanos como os escravos eram no Brasil.

      Excluir
  11. Combater guerrilhas não é massacrar o próprio povo, guerrilheiro é um fora da lei que deve ser combatido, ou capturado ou morto, não vamos confundir guerrilheiro de grupos armados q estejam em combate contra ás forças armadas oficiais, com os paramilitares que complementam forças armadas em muitos países.Mais para combater invasão terrestre eu tenho q concordar om vc XTREME que para os tanques está complicado de fato, são alvos muito grandes e lentos, por mais q possam se tornar furtivos criar tecnologia anti-stealth não é tão difícil, alguns países já possuem inclusive o Irã, quem detecta uma pequena UAV furtiva, imagina um grande tanque furtivo? Sri lá eu posso estar errado, mais tanques furtivos cheiram a interesses de industrias bélicas ganharem muitos bilhões e depois dando errado para eles q se danem o que eles querem são os lucros.

    ResponderExcluir
  12. Vou te fazer uma pergunta Michel, vc acha possível essa tecnologia stealth para tanques? Pq se UAVS que são pequenas, leves e muito mais rápidas, são detectadas, como fazer um tanque algo tão grande e pesado passar desapercebido? Sri lá em, eu não acredito que vai dar muito certo isso não em, mais enfim.

    ResponderExcluir
  13. VOCES ACHAM QUE O BRASIL DEVERIA TER UMA GUERRILHA QUE NEM A VENEZUELA CRIOU ACHAM QUE DEVIA TER OU NÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO Brasil não daria certo guerrilha do governo não, muita gente ia pro crime organizado, ia virar uma zona meu, aqui além de exército, só uma guarda nacional, uma gendermarie só isso mesmo daria para ter á mais, imagina a zona que seria se o pessoal do MST entrasse para uma guerrilha nacional, e depois fosse tomar fazendas na marra? Seria um inferno,aqui no Brasil não tem condições de guerrilha não, só forças profissionais mesmo.

      Excluir
  14. Com toda certeza não há á minima condições de criar forças guerrilheiras no Brasil, seria loucura, os grupos armados do tráfico, os movimentos do sem terra e sem teto, iam tirar proveito entrar na guerrilha levar ás armas e seria um problema sério parar eles depois. O que o Chávez está fazendo já é muito arriscado, ele não pode querer comparar a Venezuela com Cuba porque primeiro Cuba é bem menor, facilita controle do governo, segundo Cuba não tem oposição organizada como na Venezuela, e terceiro Cuba só criou essa guerrilha atual á tropa territorial em 1980,eu até pesquisei sobre ela depois q li sobre ela aqui mesmo, quando o regime já mandava e desmandava em Cuba há mais de 20 anos. Preparar e organizar pessoas em massa é muito arriscado até para conspirações estrangeiras, não se esqueçam que boa parte dos combatentes do Al Assad eram ex soldados deles, mais exército é inevitável ter, tem que ter mesmo. Mais imagine com guerrilhas o risco, nem todo guerrilheiro é idealista não, tem muito vagabundo que entra para guerrilhas em troca de vantagens e mais nada, o cara com arma em mãos tem poder e estatus, vai ver os milicianos no rio como são os bam bam em muitas favelas por ai.

    ResponderExcluir