Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rogozin crê que não há necessidade da Rússia desenvolver um novo bombardeiro estratégico


Acima um Tupolev Tu-160 "Blackjack"; Os russos chamam a aeronave carinhosamente de "White Swan" (Cisne Branco)

A longa disputa entre os militares russos e a indústria bélica russa sobre a aquisição de novas armas pode entrar em uma nova fase com as declarações do vice-primeiro-ministro, Dmitry Rogozin, questionado a necessidade de desenvolver um novo bombardeiro estratégico.

A Rússia anunciou em 2009 seus planos para o desenvolvimento de um novo bombardeiro estratégico de 5ª geração, que contaria com uma nova estrutura e tecnologia furtiva para o ano de 2025.

O novo bombardeiro em tese iria substituir os bombardeiros estratégicos Tu-95MC Bear e Tu-160 Blackjack, e os bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 Backfire, atualmente em serviço a Aviação Estratégica e de Longo Alcance da Rússia.

“Veja o atual nível da defesa antiaérea e defesa antimíssil – essas aeronaves não vão chegar a lugar algum. Nem os nossos, nem os deles”, disse Rogozin, que tem a incumbência de supervisionar o setor defesa do país.

Rogozin acrescentou que os bombardeiros estratégicos não podem mais ser vistos como meio de ataque nuclear em territórios inimigos. Em contrapartida, o Chefe do Estado-Maior Geral Russo, o general Nikolay Makarov, disse em entrevista ao canal Izvestia que o projeto do novo bombardeiro estratégico caminha conforme o planejado.

“Fizemos alguns progressos no desenvolvimento do novo bombardeiro”, disse Makarov. “Se chegarmos a fase de produção, este plano irá superar qualquer aeronave moderna da mesma classe, incluindo aqueles criados pelos americanos”, conclui Makarov.

Essa não é a primeira vez que Makarov e Rogozin discordam sobre questões ligadas a aquisição de armas.

No inicio deste ano, Makarov criticou durante a qualidade do armamento nacional para as Forças Terrestres e disse que o Ministério da Defesa deixaria de adquirir veículos blindados nos ´próximos 5 anos, porque os mesmos estão desatualizados.

Rozin claramente irritado com as afirmações contundentes do general Makarov, respondeu que o chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas Russas “não é o único que toma decisões sobre a compra de armas e equipamento militares”.

Veja também: Rússia atualizará mais de 10 bombardeiros estratégicos Tu-160 Blackjack até 2020

3 comentários:

  1. fortes declarações...mas não sei, ainda considero um bombardeiro de longo alcance uma arma substancial de dissuasão, talvez o vice tenha ido um pouco longe nas suas considerações -- vide oq os B-2 são capazes de fazer.

    creio q o problema é o tempo -- deve-se demorar muitos anos para se fazer um um bombardeiro 5ºG -- e o dinheiro. e tbm, considero colocar muita confiança nos sistemas de defesa -- mesmo os russos sendo um dos melhores.

    infor. se possivel, gostaria de saber sua opinião.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou especialista em guerra área, mas o que o Rogozin disse merece ser avaliado. O B-2 Spirit é uma arma formidável, mas contra a Rússia que tem modernos sistemas de defesa antiaérea e modernos radares surtiria efeito?

    ResponderExcluir
  3. É vdd. Sem dúvida será uma decisão dificil para o gov. russo.
    abraços infor., agradeço muito.

    ResponderExcluir