Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os planos audaciosos da KMW

Fábrica alemã confirma que pretende fabricar em Santa Maria dois veículos blindados e pontes móveis

Na foto, o obuseiro autopropulsado  PzH 2000 de 155mm; O  PzH 2000 é hoje o sistema mais moderno de sua categoria e, é fabricado pela  Krauss-Maffei Wegmann
A fábrica alemã de carros blindados Kraus-Maffei Wegmann (KMW) confirmou ontem que pretende fabricar, no futuro, dois novos carros blindados de transportes de tropas e um sistema de pontes móveis em sua primeira unidade no Brasil, que será aberta em Santa Maria. Antes de iniciar a fabricação, começará a operar, no início de 2012, na cidade, uma unidade de manutenção dos 220 tanques de guerra Leopard 1A5 e um centro de desenvolvimento de novos veículos blindados que a empresa pretende vender ao Exército Brasileiro. O anúncio foi feito ontem pelo CEO da KMW, Frank Haun, na LAAD, maior feira de defesa e segurança da América Latina, que reúne 600 expositores de 53 países no Rio de Janeiro.

A empresa divulgou dois textos à imprensa mundial (veja na página ao lado), mas ainda não revelou o valor do investimento nem o número de empregos a serem criados na cidade. A KMW, líder europeia na fabricação de blindados, só diz que o investimento será na casa de “dois dígitos de milhões de euros” – ou seja, entre R$ 23 milhões e R$ 230 milhões. As obras da sede da KMW devem começar em setembro (veja quadro).

– Este anúncio trata-se de um comprometimento com o Brasil, que agora estende suas atividades com a implantação de uma subsidiária em Santa Maria, onde encontramos o local e as condições ideais para estabelecermos a nossa política de investimentos e expansão de atuação junto ao mercado da América do Sul – afirmou o CEO da KMW, Frank Haun, no encontro que teve com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e autoridades militares na LAAD.

A KMW informou que Santa Maria será sua sede para a América do Sul e que a empresa quer exportar para outros países. A empresa não pediu nenhum incentivo à prefeitura.

– Um anúncio dessa grandeza precisa ser comemorado. É o que estamos fazendo. Não é só Santa Maria que sai ganhando, mas o Brasil com a transferência de tecnologias que virá e os investimentos que estão sendo projetados pelos alemães – afirmou o santa-mariense Nelson Jobim.

– Trata-se do momento de confirmar tudo aquilo que vínhamos prospectando – complementou Schirmer.

A surpresa é que a KMW anunciou que, na cidade, terá parceria com outra empresa alemã, a FFG, que oferecerá ao Exército um pacote de modernização e reforço dos blindados americanos M113 (veja quadro).

– Temos planos muito grandes para Santa Maria a longo prazo. Os investimentos vão ser muitos altos. A intenção é ter um blindado com produção 80% brasileira e 20% alemã. Vamos contratar muitos técnicos e engenheiros – disse Christian Böge, gerente geral da KMW do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário