Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

domingo, 6 de fevereiro de 2011

WikiLeaks: EUA repassaram segredos nucleares britânicos para a Rússia

Segundo o jornal britânico "The Daily Telegraph", que cita telegramas obtidos pelo WikiLeaks, nas negociações do novo START, Washington aceitou passar aos russos informações sobre os mísseis Trident que fornece a Londres, o seu principal aliado.

Os Trident são a base do programa britânico de armas nucleares. Segundo documentos do ano passado divulgados pela WikiLeaks, incluindo quase 800 da embaixada norte-americana de Londres, Moscou aproveitou as negociações para pedir mais dados aos EUA sobre os Trident, que são produzidos e mantidos pelos EUA. Os russos alegaram que isso seria crucial para assinarem o novo START.

O fato de que os norte-americanos utilizarem os segredos nucleares da Inglaterra como moeda de troca também lança uma nova luz sobre a chamada "relação especial ".

Em 2009, Washington pressionou a Inglaterra a autorizarem o fornecimento de dados detalhados dos mísseis aos russos, mas a Inglaterra se negou. No entanto, mesmo assim os americanos repassaram aos dados aos russos, entre os dados o número de série dos mísseis Trident em poder dos britânicos.

A Inglaterra sempre recusou a repassar informações do seu programa nuclear e de seus mísseis. Ademais, no ano passado o secretário das Relações Exteriores da Inglaterra, William Hague, afirmou que seu país tem cerca de 160 ogivas, mas recusou a falar o número de mísseis que o país tem.

Os documentos também mostram que os americanos espionaram a vida privada e profissional dos ministros dos Assuntos Exteriores da Inglaterra.

Um comentário:

  1. Não é de se impressionar, se tratando de quem se trata. tem que ignorar esse nosso "feitor mundial"

    ResponderExcluir