Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Búlgaria quer 'novos' caças para sua Força Aérea

Um MiG-29 nada moderno da Força Aérea Búlgara
O Ministério da Defesa da Bulgária anunciou ontem, 2 de fevereiro, que havia enviado um pedido de informação para a Alemanha, França, EUA e Suécia, que visa a aquisição de novos caças ou usados.

A carta contendo o pedido de informação foi enviada em janeiro, pedia informações detalhadas para os quatros países acerca dos caças, bem como o apoio logístico, equipamentos, formação, formas de pagamento e etc, disse o Ministério da Defesa em um comunicado.

“O pedido diz respeito à aquisição de oito novos ou usados caças multifuncionais”, acrescentou.

O ministério observou, contudo, que “nessa fase não há clareza sobre os parâmetros financeiros do projeto.”

Não foram divulgados os nomes das empresas que receberam o pedido de informação do governo búlgaro. No entanto, o jornal Standart disse ontem que a Búlgaria estava de olho nas ofertas dos principais fabricantes de caças, caso da gigante européia de defesa EADS, o sueco Gripen e a americana Lockheed Martin.

Sofia irá definir os parâmetros financeiros logo após receber as propostas das empresas.

A aquisição de novos caças multi-função para a Força Aérea da Bulgária até então tem sido adiada devido às graves restrições financeiras.

Um documento do WikiLeaks de 2007 que vazou pelos meios de comunicação da Búlgaira, revela forte pressão dos EUA sobre a Bulgária para não adquirir novos caças, mas sim comprar de segunda mão caças americanos como o F-16 ou F-18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário