Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

SÍRIA: Estado Islâmico captura cidade estratégica de Jazal

Na manhã do último domingo (06), o Estado Islâmico (Ad-Dawlat Islamiyyah) lançou um poderoso ataque contra as posições do Exército Árabe Sírio na cidade de Jazal, província de Homs.

A 67ª Brigada Blindada suportou por semanas o assédio do Estado Islâmico. Os sírios diziam que essa brigada estava a avançar na direção de Palmyra (Tadmur), mas era pura propaganda do regime de Assad.

O assalto a Jazal começou as 8:30 do horário de Damasco, quando um grande contingente do Estado Islâmico rompeu as defesas do Exército Sírio no sul da cidade. O sul da cidade foi capturado em apenas 2 horas de confrontos.

Após capturar o setor sul, o Estado Islâmico avançou pela cidade, capturando cada pedaço de área em controle do Exército Sírio.

Após limpar a zona urbana de Jazal, o Estado Islâmico partiu para capturar os campos de petróleo e gás a oeste da cidade.

Segundo fontes pró-Assad, o Estado Islâmico capturou 2 poços de petróleo antes que o reforço chegasse. Interviu a favor do Exército Sírio os 'Brigada Falcões do Deserto' (Liwa Suqur al-Sahara), uma unidade de elite do Exército Sírio. Essas fontes disseram que a Liwa Suqur al-Sahara conseguiu expulsar o Estado Islâmico dos poços de petróleo no cair da noite, o Estado Islâmico nega e diz que há pânico nas filas sírias, uma vez que eles estão cercados pelo Estado Islâmico.

A cidade de Jazal é estratégica, uma vez que fica 10 km ao sul de Palmyra (Tadmur) e a 2 km dos campos de gás Al-Shaar, os quais abastecem a província de Homs.

2 comentários:

  1. Ola Michel afinal Assad cai ou consegue manter a fronteira litorânea para si,qual as opções hoje de Assad nessa guerra foge,luta ate morrer ou termina como Kadaffi.

    CH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode governar essas areas por um tempo, mas vai cair.

      Excluir