Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Novo tratado deixa a Rússia mais perto de anexar a Abkházia

 Raul Khadzhimba (esq.) e Putin
O Ministério das Relações Exteriores da Geórgia disse que Rússia deu um "passo em direção à anexação de fato" do território separatista georgiano depois que Moscou assinou um acordo com a Abkházia, dando-lhe maior controle militar sobre a região do Mar Negro.

De acordo com o tratado assinado na segunda-feira (24) pelo presidente russo Vladimir Putin e o líder da Abkházia, Raul Khadzhimba, forças russas e abecásias no território se transformarão em uma força conjunta liderada por um comandante russo.

O movimento levantou ainda mais suspeitas no Ocidente sobre as aspirações territoriais do presidente russo, Vladimir Putin, após sua anexação da Crimeia em março.

"Tenho certeza de que a cooperação, união e parceria estratégica entre a Rússia e a Abkházia continuará a fortalecer", disse Putin.

Presença russa
As tropas russas foram implantadas na Abkházia por mais de duas décadas desde que a região de 240 mil pessoas se separou da Geórgia em uma guerra separatista no início de 1990.

Ainda assim, o acordo de segunda-feira refletiu uma clara tentativa de Moscou expandir ainda mais sua presença e só veio depois de uma mudança de liderança no território.

O ex-líder da Abkházia, Alexander Ankvab, foi forçado a renunciar o cargo no início deste ano sob a pressão de manifestantes que alegadamente foram incentivados pelo Kremlin. Khadzhimba, um ex-oficial da KGB, foi eleito presidente em uma votação no início de agosto que a Geórgia julgada ilegal.

Ao contrário de Ankvab, que tinha resistido a ingerência de Moscou para deixar russos comprarem ativos na Abkházia, Khadzhimba tem se mostrado mais ansiosos para ouvir as propostas da Rússia.

"Os laços com a Rússia nos oferecerem garantias de segurança plena e amplas oportunidades para o desenvolvimento sócio-econômico'', disse Khadzhimba.

Georgia apelou à comunidade internacional para condenar o movimento da Rússia.


3 comentários:

  1. Tanto se reclamam por ai do imperialismo dos EUA, mais guardada ás proporções de influência externa, que diferença é essa imperialista tão grande entre EUA e Rússia? Vejamos, os EUA faz guerra em continentes diferentes, pq criou bases em diferentes locais que os dá poder de ação em regiões bem distantes de suas fronteiras (além da cambada de puxa sacos que possui como UE, países do golfo etc.), diferente da Rússia que não tem tais bases e por consequência fica limitada a agir além de suas fronteiras (se não fosse a longa lista de puxa sacos dos EUA e todas suas bases militares também não teria como fazer guerras intercontinentais). Por outro lado a Rússia somente nos últimos seis anos tomou duas províncias da Georgia com invasão militar (indo além dos EUA na Iugoslávia que ´´só´´ bombardeou mais não invadiu), reanexou a Crimeia da Ucrânia, mesmo tendo sido da Rússia no passado, no presente não era mais há décadas, claramente financia revolta separatista na Ucrânia (tudo bem a UE em apoio dos EUA fez um golpe de estado na Ucrânia, mais o fato que ambos os lados incluindo a Rússia queriam monopólio da Ucrânia, não é por acaso que fizeram tanta pressão no passado pra Ucrânia se livrar das armas nucleares). Isso sem contar que a Rússia manteve na marra a Chechênia por duas vezes, uma região que não tem praticamente nada em comum com a Rússia pra continuar parte da Rússia). Então que diferença é essa imperialista tão grande entre EUA e Rússia exceção a oportunidade que os EUA teve de se expandir com a vitórias na guerra fria muito mais que a Rússia que é um país que voltou a existir como tal apenas em 1991,já se antes era URSS?

    ResponderExcluir
  2. Oportunidade de se expandir os EUA teve com a vitória na segunda guerra. Guerra fria na verdade é só uma situação de constante risco de conflito armado, mas sem guerra. EUA se impõe mundialmente através de mídia e força. Rússia ainda é um país extremamente fechado, ainda dos tempos da URSS, onde o mundo mal conhecia o que existia naqueles lados da Eurásia. Claro que os EUA possuem então esta grande vantagem no mundo todo. Para manter esta vantagem, não medem esforços. A China no momento ajuda a equilibrar esta balança de poderio mundial. Podem falar o que quiserem dos americanos, mas são um povo totalmente focado e organizado, além de nacionalistas extremos. Já um Brasil onde 90% da população mal sabe cantarolar o Hino Nacional, podemos entender porque este abismo entre nós e países desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  3. Os únicos países que realmente podem parar a rússia nessa sua crescente onda expansionista seriam a Inglaterra e os EUA, não devido ao fato de serem fortes militarmente (pois em poder militar se igualam a rússia), mas sim por não dependerem tanto de recursos russos como os demais países do centro/leste europeu, a rússia não vai parar com ameaças militares brandas, ou a possibilidade de conflitos regionais, apenas vai parar sob ameaça economica mais significativa do que está sendo agr (que é muito mais fácil de ser posto em pratica), enquanto não houver isso veremos uma rússia em ascensão irrefreável

    ResponderExcluir