Acima um caça Su-30K recém chegado à Força Aérea Indiana |
A Rússia planeja vender os caças Su-30K devolvidos pela Índia, declarou hoje o subdiretor geral do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Alexandr Fomin.
“São 18 caças no total que a Índia havia devolvido. Convidamos qualquer comprador potencial. Pode-se comprar todo o lote ou uma parte”, disse Fomin aos meios de imprensa locais.
A Rússia forneceu 18 caças Su-30K à Índia na segunda metade dos anos 90. Mais tarde Rússia e Índia assinaram um contrato de compra e venda de novos caças Su-30MKI e a Índia decidiu devolver os Su-30K pagando a diferença dos Su-30MKI.
Fomin disse que a Rússia pretende reparar e possivelmente modernizar os Su-30K se assim o futuro comprador desejar. Assim mesmo, Fomin apontou que a Rússia está buscando compradores também com a ajuda da empresa Beltechexport, a maior importadora e exportadora de armas da Bielorrússia.
E aí pessoal, vocês acham que a aquisição dessas aeronaves seria interessante para o Brasil para manter o equilibro do poder aéreo na América Latina, pelo menos até a chegada de algum caça do FX-2?
Se eu não me engano, a versão Su-30K, é a primeira versão realmente operacional do Su-30. Portanto, o caça tem que passar por uma profunda modernização para daí passar a ser interessante a sua aquisição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário