quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Conheça o Pantsir-S1, sistema de defesa antiaérea que o Brasil está comprando da Rússia


O canal russo Russia 2 foi até o campo de testes de Kapustin Yar, no Oblast de Astrakhan, para contemplar o poder do mais novo sistema de defesa aérea de curto alcance da Rússia, o Pantsir-S1. No vídeo acima, você poderá ver o que ele pode fazer, como por exemplo, engajar com seus mísseis até 4 objetivos simultâneos.

Afiliada da Al Qaeda é vista como complicador para a paz na Síria

Combatentes do Jabhat al-Nusra em Aleppo
Enquanto se intensifica o planejamento para a conferência de paz em Genebra para a guerra na Síria, a ascensão de um grupo afiliado à Al Qaeda mina as chances de um fim negociado para o conflito, disse um alto funcionário do Departamento de Estado americano.

Serviço secreto dos EUA se mostra interessado em provedor de e-mail francês

A rede urdida pela NSA, revelada por Edward Snowden, o ex-consultor da maior agência de inteligência americana, tem proporções gigantescas. Hoje sabemos mais sobre os procedimentos e a extensão da intrusão americana e temos a certeza de que os Estados Unidos vasculham os segredos tanto de seus aliados como de seus inimigos. Em compensação, ainda são poucos os elementos conhecidos sobre o outro rosto dessa espionagem, onde aparecem os indivíduos e as empresas monitoradas pelo governo americano.

Diplomatas franceses foram espionados pelos EUA

Laurent Fabius, chanceler da França, fala com a imprensa antes de reunião com americanos
Washington também espionou as embaixadas francesas. Os documentos revelados pelo ex-consultor da NSA (Agência Nacional de Segurança) americana Edward Snowden não trouxeram à tona somente a extensão da espionagem eletrônica dos Estados Unidos em todo o mundo. Certos elementos mostram que os serviços secretos americanos desenvolveram programas muito inovadores para conduzir missões de espionagem mais tradicionais.

Espionagem americana divide a Europa

Esse poderá ser o convidado de última hora do Conselho Europeu de quinta e sexta-feira (24 e 25) em Bruxelas. O escândalo das escutas da NSA (Agência Nacional de Segurança Americana) acaba de mais uma vez arrebatar a agenda dos europeus, como aconteceu na ocasião das primeiras revelações na imprensa, no final de junho. François Hollande deverá abordar o assunto durante a reunião dos chefes de Estado e de governo. Mas, mais uma vez, nada indica que a reação dos 28 Estados-membros estará à altura da comoção suscitada entre a opinião pública pelo caso.

Cresce a irritação entre os aliados com a espionagem dos EUA

Edward Snowden, o 'delator' da NSA
As consequências diplomáticas dos vazamentos de documentos pelo ex-funcionário terceirizado da NSA Edward J. Snowden intensificaram-se na quarta-feira (23), com um dos aliados mais próximos dos Estados Unidos, a Alemanha, anunciando que a primeira-ministra Angela Merkel havia ligado revoltada para o presidente Barack Obama, buscando garantias de que seu celular não seria alvo de espionagem dos EUA.

Dados sugerem que espionagem a Merkel começou em 2002

Novos detalhes sobre o monitoramento do celular da chanceler alemã Angela Merkel pela NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês) americana enfureceram ainda mais o governo alemão no domingo e levantaram duas questões: por que os Estados Unidos a visavam desde 2002 e por que foram precisos cinco anos para o governo Obama suspender a vigilância?

Iêmen: à beira da guerra

A decisão da Câmara dos Comuns britânica de rejeitar uma ação militar contra a Síria foi a decisão certa e será saudada muito além das fronteiras daquele país conturbado. Os mais de 2 milhões de refugiados e 5 milhões de desalojados dentro das fronteiras da Síria desde o início do conflito compõem um retrato angustiante. Altere um pouco esses números, no entanto, e você poderia estar se referindo ao país onde eu nasci, o Iêmen.

Obama se enfraquece com polêmica dos drones e fechamento do governo

Obama é um presidente discutidor. Não somente não evita o debate, como o instiga. O que para alguns é uma virtude, para outros é inconveniente e inclusive um defeito. Discute porque acredita na força da palavra e em sua capacidade de convicção.

Nacional e obsoleto, carro desperta nostalgia no Irã

Em uma recente tarde de sexta-feira, no sofisticado bairro de Shahrak-e Gharb, em West Teerã, Porsches, Land Cruisers da Toyota e Mercedes-Benz de dois lugares circulavam para cima e para baixo pelas ruas enquanto músicas estridentes saltavam dos potentes alto-falantes cujo volume era rapidamente baixado quando carros de polícia passavam.

Espanhóis vão às ruas contra libertação de militantes do ETA

Sob um mar de bandeiras espanholas, no domingo (27), milhares de pessoas (200 mil, segundo os organizadores da manifestação) pediram justiça para as vítimas do grupo separatista basco ETA.

Como livrar-se de um nazista morto

Os restos mortais dos criminosos de guerra nazistas são tão perigosos quanto os dos vampiros. Contagiam ódio, geram culto, e é preciso manejá-los com cuidado. De fato, a melhor solução (e assim se fez com frequência) é incinerá-los e fazer desaparecer as cinzas de maneira discreta e definitiva, atirando-as ao rio mais próximo ou ao mar. Dessa maneira sumária se procedeu com Adolf Eichmann depois de seu julgamento e enforcamento em Israel em 1962. Poderá parecer cruel, e um atentado ao direito à memória e a um enterro digno que todo ser humano merece, inclusive o pior nazista.

Quinto protótipo do PAK-FA T-50 voa pela primeira vez

Se somou aos testes de voo o quinto protótipo do caça russo de 5ª geração, o T-50.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Líbia vive "normalidade caótica" sob domínio de milícias

"A Líbia não é um Estado, não é um presidente, não é um governo. A Líbia são milícias que tomam decisões por conta própria. Mas o primeiro-ministro quase não consegue proteger a si próprio!" Ainda ressoavam estas palavras do jornalista Sami Zaptia na quinta-feira (17) na redação do jornal "Libya Herald" quando o citado primeiro-ministro, Ali Zeidan, era sequestrado em sua cama no luxuoso hotel Corinthia em Trípoli, por um comando armado. Horas depois, outro comando o resgatava. Não se sabe se os milicianos queriam obrigá-lo a renunciar, como parte das vendetas políticas no interior do governo. Ou se pretendiam trocá-lo pelo terrorista da Al Qaeda Abu Anas al Libi, capturado há uma semana na capital líbia em uma operação dirigida pelos EUA. Não se sabe e talvez nunca se saiba.

Enquanto deixam o Afeganistão, britânicos se perguntam: "Por quê?"

Tropas britânicas no Afeganistão 
Após vidas perdidas e tesouro esgotado, para que foi tudo isso?

Esta pergunta está sendo feita em Cabul enquanto as tropas britânicas, assim como seus mais numerosos pares americanos, se preparam para entregar as funções de combate no Afeganistão no ano que vem, após um período que parece ter atingido poucas das metas estabelecidas por seus mestres políticos.

Dispersados pela guerra, sírios lutam para começar de novo

Durante a primavera deste ano, enquanto molhava as plantas na varanda de sua casa na Síria, Wedad Sarhan teve o prazer em observar como elas estavam voltando à vida após os meses de inverno. Uma árvore de jasmim enchia a pequena varanda com seu doce perfume. Um damasqueiro plantado oito primaveras antes estava florescendo pela primeira vez.

China quer cobrar dívida de guerra que o mundo ainda não saldou

Apesar de a China ter declarado seu desejo de manter a paz na Ásia, o país tem reivindicado de maneira assertiva as águas do Mar da China Meridional e do Mar da China Oriental. A retórica em tom de confronto sugere, para muitos observadores (e para os desconfortáveis vizinhos da China na região do Pacífico), um sentimento de direito reprimido decorrente da crescente importância de Pequim no mundo.

Promovendo uma versão mais branda das calamidades de Mao

Mao Tsé-tung
A fome que tomou conta da China de 1958 a 1962 é amplamente considerada como a mais mortífera na história registrada, matando de 20 milhões a 30 milhões de pessoas ou mais, e é uma das calamidades definidoras do governo de Mao Tsé-tung. Desde então, o partido encobre esse desastre com censura e eufemismos, buscando manter uma aura de reverência em torno do líder fundador do Estado comunista.

Para secretário-geral da OLP, "nunca os israelenses foram tão intransigentes"

 Yasser Abed Rabbo 
Como esteve em todas as negociações entre Israel e Palestina dos últimos vinte anos, Yasser Abed Rabbo fala por experiência própria: "Ao longo dos sete processos de negociações que conhecemos," declara ao "Le Monde" o secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP), "nunca os israelenses haviam adotado uma posição tão intransigente". Sob pressão americana, as discussões foram retomadas no final de julho com base em um acordo inicial: os dois primeiros assuntos a serem discutidos serão as fronteiras do futuro Estado palestino e as garantias de segurança exigidas pelo Estado judaico.

Sentença suspensa de opositor russo revela rachas no governo Putin

Alexei Navalny
Alexei Navalny, um blogueiro anticorrupção e líder da oposição russa, não irá para a cadeia. Mas a decisão do tribunal de suspender sua sentença após seu julgamento politicamente motivado não significa que Putin está repentinamente ao seu lado.

A democracia americana se aproxima de seus limites

Os Estados Unidos evitaram temporariamente o calote federal. Enquanto os republicanos lambem suas feridas, os democratas estão triunfantes. Mas ninguém deveria ficar feliz, porque a situação expôs quão quebrado realmente está o sistema político americano.

Irã começa a "degelar" no cenário internacional

Chegou a hora do Irã. Os primeiros sinais do degelo foram notados em Nova York, por ocasião da viagem do novo presidente, Hassan Rohani, para participar da Assembleia Geral da ONU. Mas os primeiros passos acabam de ser dados em Genebra, onde seu ministro das Relações Exteriores, Mohammad Zarif, apresentou uma primeira agenda de negociação sólida e verossímil.

Rebeldes da Al-Qaeda executam uma família (cenas fortes)


Rebeldes vinculados à Al-Qaeda executaram uma família na Síria porque um dos filhos do casal serve ao Exército Árabe Sírio. Em tempo, gostaria de deixar claro que não me agrado em postar esse tipo de material, mas eu tenho um compromisso com a verdade e não com os números que fazem esse blog crescer. 

sábado, 19 de outubro de 2013

Com engenharia reversa no RQ-170 Sentinel, Irã avançará 35 anos na área de motores aeronáuticos

O comandante do Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária, o brigadeiro-general Amir Ali Hajizadeh, disse no último 10 de outubro que o Irã avançou 35 no que diz respeito a motores aeronáuticos com a engenharia reversa  feita na aeronave espiã RQ-170 Sentinel americana capturada no Irã em 2011.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ministro da Defesa do Brasil admite a possibilidade do país entrar no programa de desenvolvimento do caça russo de 5ª geração

O ministro Celso Amorim (Defesa) admitiu hoje a possibilidade de o Brasil entrar no projeto do caça de quinta geração da Rússia, o Sukhoi T-50.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Rússia proporá ao Brasil a venda de caças Su-35 e o desenvolvimento de caças de 5ª geração

Uma delegação russa visitará o Brasil em breve e proporá ao nosso país o desenvolvimento conjunto de caças de 5ª geração, afirmou ontem (14) uma fonte dessa delegação.

Líder norte-coreano reforça controle com remoção de importante general

General Kim Kyok Sik 
A mídia estatal da Coreia do Norte confirmou na quinta-feira (10) o afastamento de um general linha-dura do comando das forças armadas, o mais recente sinal de uma reforma nas forças armadas na qual o líder supremo do país, Kim Jong Un, substituiu quase metade dos altos oficiais do país nos últimos dois anos, segundo autoridades sul-coreanas.

Rússia aumenta repressão em região que receberá jogos de inverno

A perseguição durou apenas alguns segundos e terminou com o som de um tiro. Shamil Abdulayev, que tinha 24 anos na época, tentou fugir de um grupo de homens que ele sabia que estavam empenhados em sequestrá-lo. Eles usavam máscaras de esqui e andavam num sedã Lada branco com vidros escuros.

Síria se transforma em campo de batalha de forças estrangeiras contra rebeldes

O regime sírio dominou na quarta-feira (9) a localidade de Sheikh Omar, ao sul de Damasco, acertando um importante golpe nos rebeldes que tentaram disputar durante meses o controle do cinturão ao redor da capital.

Erich Priebke: Restos mortais de criminoso de guerra nazista incomodam italianos

A Argentina, onde ele se refugiara com sua esposa sob a identidade de um tranquilo dono de hotel em San Carlos de Bariloche, sudoeste de Buenos Aires, não quer saber; Roma, para onde ele foi repatriado e condenado em 1998 à reclusão perpétua por sua participação no massacre das Fossas Ardeatinas em março de 1944, também não.

Opinião: Extrema-direita sai na frente na corrida pelas eleições europeias

A esquerda copia a direita em economia. A direita, a esquerda em divisões e falta de lideranças. Ambas copiam a extrema-direita em seus gestos contra a Europa e contra a imigração. E aí está o resultado: a extrema-direita ganha eleições parciais e se situa pela primeira vez à frente das pesquisas, concretamente, para as eleições europeias. Isto ocorre na França, mas de forma menos escandalosa está acontecendo em toda parte.

Crescimento de extremistas na França é sinal de erro de cálculo de partidos

Vista geral da Assembleia Nacional de Paris, na França
A ascensão da Frente Nacional na França, que, segundo as pesquisas, poderá chegar a 24% nas próximas eleições europeias, não corresponde a um movimento eleitoral inevitável, provocado pelo desemprego e o medo da insegurança econômica, e sim, como demonstra a história, a erros de cálculo dos grandes partidos. Se esse resultado chegar a se materializar, será mais consequência de decisões adotadas em nome do que se chama de "pragmatismo" do que de um pretenso tsunami popular. O cumprimento desses objetivos de eficácia política, tão indiscutíveis hoje como o foram no século passado as doutrinas de apaziguamento das organizações autoritárias, sem dúvida terá o mesmo resultado que teve então: o perigoso enfraquecimento da democracia.

Noruega apresenta a nova cara da direita populista

Himanshu Gulati é presidente do grupo de jovens do Partido do Progresso (FrP)
Da Índia, o país de seus pais, Himanshu Gulati hoje só tem a visão de um visitante de passagem. A de suas viagens a Nova Déli, uma vez ao ano, e dos poucos meses que ele passou frequentando a faculdade de cinema em 2006. O verdadeiro país de Gulati, 25, com seu cabelo cor de piche, pele escura e rosto rotundo, é a Noruega. Um país cujos valores e identidade ele defende, na condição de presidente do grupo de jovens do Fremskrittspartiet, o Partido do Progresso (FrP), populista e anti-imigrantes, cujos ministros governarão ao lado dos conservadores pela primeira vez na História.

GATE e COE recebem instrução do mais renomado grupo antiterrorista policial do mundo, o GIGN

Policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) recebem treinamento antiterrorismo da polícia francesa dentro da estação Paraíso do metrô em São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (11)
A Gendarmerie Nationale Française, a Polícia Militar Francesa, veio a São Paulo com a missão de treinar 31 policiais do 4 BPChoque (Batalhão de Operações Especiais) da PM paulista para lidar com a possibilidade de ataques terroristas em grandes eventos, especialmente na Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

Kalashnikov Concern e Beretta negociam a produção de armas em conjunto

Quem acompanha o blog religiosamente sabe que empresa russa IZHMASH, fabricante dos lendários fuzis Kalashnikovs, passou por problemas financeiros, abriu concordata e foi comprada pelo governo russo. Agora, a empresa passa a utilizar o nome “Kalashnikov Concern”. É preciso lembrar que recentemente o governo russo vendeu 49% da nova empresa para um grupo de investidores privados.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ministro da Defesa da Rússia virá ao Brasil na intenção de vender armas

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, virá à América Latina na próxima semana para manter conversas com funcionários da defesa do Brasil e Peru. A visita de Shoigu, segundo o diário econômico russo Kommersant, visa a promoção de armas russas nesse mercado.

Submarino nuclear de ataque russo K-329 Severodvinsk finalizará seus testes antes do final do ano

Submarino Severodvinsk é lançado em 15 de junho de 2010 com grande pompa
O primeiro submarino nuclear de ataque russo da classe Yasen (Project 885), o K-329 Severodvinsk, completará os testes finais em novembro ou dezembro, depois que uma comissão do governo irá decidir se incorporará à Marinha Russa, disse nesta quarta-feira United Shipbuilding Corporation.

A guerra do Yom Kippur e a 'tentação nuclear' de Israel em 1973

Considerando os acontecimentos relacionados ao Irã e à questão nuclear das últimas semanas, é uma coincidência que o 40º aniversário da guerra árabe-israelense do Yom Kippur, iniciada no dia 6 de outubro de 1973, esteja sendo dominado, em Israel, por novos testemunhos sobre um episódio que aparentemente era bem conhecido: a tentação dos políticos israelenses de recorrer ao arsenal nuclear para conter um processo militar que começou muito mal diante da ofensiva egípcia no Sinai e do exército sírio nas Colinas de Golã.

Com ressalvas, líder supremo do Irã abençoa 'degelo' com o Ocidente

Hasan Rowhani
Com seu sorriso permanente e seu hábito clerical imaculado, Hasan Rowhani triunfou em Nova York. O novo presidente iraniano iniciou o degelo com o Ocidente, e especialmente com os EUA, durante sua participação na Assembleia Geral da ONU.

A vida continua em Damasco, apesar da guerra civil

Damasco
Enquanto a guerra civil grassa em torno deles, os sírios que vivem na capital Damasco continuam apoiando o presidente Bashar Assad, apesar de seus temores. Tudo que eles querem é manter seu modo de vida.

Em funeral de soldado sírio, poucos duvidam da justeza da guerra

Sob uma cobertura prateada de oliveiras, homens e mulheres cercavam a sepultura de um tenente de 24 anos do exército sírio. Enquanto o comandante entregava à mãe do morto uma bandeira síria dobrada em forma de triângulo, o som dos galhos balançando ao vento podia ser ouvido em meio ao choro discreto e orações.

Na Somália, o sonho de normalização se desfaz diante do terrorismo do Al-Shabab

Durante alguns meses, em 2012, os habitantes de Mogadício começaram a acreditar que as coisas iam melhorar. A retirada das unidades do movimento Al-Shabab da capital somali, no ano anterior, havia sido um ponto de virada. Junto com seus guerreiros de rostos mascarados se foram uma série de interpretações rigoristas do islamismo e os combates devastadores com a Amisom, a missão da União Africana para a Somália.

Incursões mostram os limites dos ataques militares americanos

Quatro vans com vidros escuros convergiram para um bairro confortável de Trípoli, enquanto o líder da Al Qaeda na Líbia voltava para casa no sábado, após as orações matinais. Enquanto sua esposa assistia alarmada de uma janela, homens armados com armas com silenciadores, alguns mascarados, outros não, quebraram a janela do carro dele. Em momentos, eles partiram, levando com eles um dos suspeitos de terror mais procurados pelos Estados Unidos.

Elevam-se as tensões entre a Rússia e a Ucrânia

Rixa comercial, embargo, disputas em torno da base naval de Sébastopol: entre a Rússia e a Ucrânia, nada mais dá certo. Nunca as duas primas eslavas estiveram tão furiosas uma com a outra desde que em 2009 o Partido das Regiões, que aliás é descrito como pró-Rússia, chegou ao poder em Kiev.

Rússia redesenha as linhas da diplomacia

Por décadas, os protagonistas da Guerra Fria mantiveram grande parte do mundo no lugar, apagando incêndios locais para não se tornarem o estopim da conflagração entre duas poderosas potências nucleares. E quando essa era fria terminou com a implosão da União Soviética, muitos passaram a falar repentinamente em um mundo monopolar, no encalço de uma América em crescimento.

[DOCUMENTÁRIO] Spetsnaz FSB (legenda em inglês)


Um documentário sobre as principais unidades militares secretas da Federação Russa.Veja imagens únicas do treinamento e exercícios com os melhores combatentes das forças especiais do FSB (Federal'naya sluzhba bezopasnosti Rossiyskoi Federatsii / Serviço Federal de Segurança da Federação Russa). A história e o presente de um dos mais bem-sucedidos centros anti-terroristas do mundo. O documentário é sobre as pessoas para quem a pátria, honra e dever não são palavras vazias. O documentário é dedicado ao 15º aniversário do Centro das Forças Especiais do FSB.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Submarino nuclear estratégico russo "Vladimir Monomakh" passa com sucesso pela primeira etapa de testes

O novo submarino nuclear russo passou com sucesso nos primeiros testes de mar no Mar Branco, informou a construtora do submarino nessa terça-feira.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

"Dono' da RAE-2013 fala sobre a exposição (em russo)


O diretor-geral da FSE “Nizhny Tagil Institute of Metal Testing”, Valery Rudenko faz um resumo do que foi a REA-2012 e dos destaques da mesma.

Comandante de grupo rebelde ligado a Al-Qaeda é morto em confronto com as tropas governamentais

O Exército Árabe Sírio matou o líder de um grupo rebelde ligado a rede Al-Qaeda no sudoeste da Síria.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Comandante da "guerra cibernética" do Irã é assassinado a tiros

Mojtaba Ahmadi, que serviu como comandante do Quartel de Guerra Cibernética do Irã foi encontrado morto em uma área arborizada perto da cidade de Karaj, a noroeste da capital, Teerã.

Protótipo da aeronave de combate não-tripulado (UCAV) russa será revelado em 2018

O protótipo da primeira aeronave de combate não-tripulada (UCAV, por sua sigla em inglês) russa será revelada em 2018, afirmou nesta quinta-feira uma fonte do setor da defesa da Rússia.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"Xing Ling": Aclamado caça chinês não é tão bom como se pensava

J-31 “Falcon Hawk”
Um novo avião de caça construído pela China está atraindo mais risos do que elogios de especialistas em aviação e o Exército de Libertação Popular (PLA) já afirma que o caça sempre foi destinado à exportação.

Navio espião "Yury Ivanov" é lançado na Rússia

Yury Ivanov ainda em construção
O novo navio espião russo “Yury Ivanov”, primeiro navio do Project 18280, foi lançado no último dia 30 de setembro nos estaleiros Severnaya Verf, em São Petersburgo.

Jovens muçulmanas são levadas à Síria para "jihad do sexo"

Religiosos sunitas abençoam o "casamento" por alguns dias para legalizar as relações entre combatentes e mulheres recrutadas em países muçulmanos para lhes agradar.