Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 21 de maio de 2013

Problemas e mais problemas na classe de submarinos S-80


A Espanha gastará €2.2 bilhões na construção de 4 submarinos convencionais da classe S-80, um dos projetos mais custosos e ambiciosos daquele país. Porém, há um problema: "eles afundam".

Defeitos foram detectados por engenheiros da empresa construtora, a Navantia, ao revistar os cálculos, assim informou no último dia 3 de maio o jornal digital espanhol "El Confidencial" e o caso também foi reportado, no último domingo (19), pelo jornal espanhol "El Mundo". A coisa estava clara: o submarino afundaria literalmente por excesso de peso.

Depois de custar €530 milhões e contar com os sistemas mais modernos do mundo para submarino convencional (não concordo), o submarino espanhol peca na essência.

O caso virou sinônimo de zombaria e o Congresso Espanhol pediu explicações e possíveis soluções. Surgiram duas: a primeira é diminuir o peso do submarino; A segunda seria aumentá-lo.

A segunda solução é a mais viável e também a mais cara, uma vez que aumentar um metro custaria €7 milhões.


O presidente do comitê da empresa Navantia, defendeu o trabalho em Cartagena (onde se constrói os submarinos) e se queixou das interferências que empresa sofreu por parte de pessoas que não tinham qualificação adequada.

Ou seja, parte do controle do projeto não estava em suas mãos. Ele explicou que, já em 2005, foi relatado que o processo de trabalho não estava sendo correto.

Além disso, houve muita improvisação para introduzir novos elementos que a Defesa pedia.


Os planos da Armada Espanhola, tal e como explicaram as fontes militares ao El Confidencial, passam por uma "temporada de baixa disponibilidade de arma submarina" que deixaria a Espanha em uma condição difícil até a chegada do primeiro dos S-80, a princípio estimado em 2016.

Mas os problemas vão se acumulando. Se comentou no círculo da Armada Espanhola sobre os diversos defeitos do S-80, contratempos que a princípio não eram graves, mas aumentavam as horas de trabalho. No entanto, a realidade se resulta muito mais grave.

O S-80 tem um problema de peso. Os cálculos iniciais que suportava o casco são muito inferiores aos cálculos finais, uma vez que não continham informações sobre o peso da suíte eletrônica e armas, assim como algumas novidades introduzidas na sessão de habitalidade.

Portanto, sab-se agora que o primeiro submarino da série S-80 não vai chegar em 2016. A Navantia deve encontrar uma solução para este problema, o que passaria por aumentar o comprimento do submarino, para compensar com sobrepeso.

Confirmado tal solução, o projeto acrescentaria meses para o término do projeto.

Cabe ressaltar que o Mistral (S-73), terceiro submarino da classe Galerna, será aposentado em 2016, o que faria a Espanha ficar com submarino apenas, o Galerna (S-71).



14 comentários:

  1. Os Escopenes da Malasia e do chile apresentaram problemas...mt natural.Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de citar um fato, aprenda escrever o nome correto dos submarinos. É Scorpène! E não é bem assim como você diz.

      Excluir
  2. Acredito que a tecnologia mais avançada para submarinos convencionais é sueca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, são os alemães, os melhores submarinos convencionais do mundo. Aliás, o S-80 tem muita tecnologia alemã.

      Excluir
    2. Bom dia Michel, acho interessante como você trata os temas 'O Informante' tem qualidade, sua forma de lidar com as pessoas que acessam o blog (tolerância zero, me perdoe o trocadilho.. rs, eu não resisti... tu é muito brabo bixo) também é boa porque se o brasileiro prestasse a atenção devida, pelo menos ao que escreve, acredito que o país subiria alguns degraus. Fico decepcionado com a falta de tato do pessoal na hora de expressar opinião, sem embasamento, sem falar na parte em que tudo no mundo presta, menos o Brasil... lamentável. Vou parar por aqui, porque dos ignorantes eu sou o maior... no fim acesso os blogs para aprender um pouco mais.

      []s.

      Excluir
  3. a Espanha nao tem cacife pra levar esse projeto adiante, quiseram dar uma de "espertos" com os franceses e agora se enrolaram.

    ResponderExcluir
  4. O Scorpene não deixa nada a desejar ao U214. Em minha singela opinião, a DCNS é hoje a vanguarda tecnológica na construção de submarinos convencionais, com um know-how incrível. Os componentes dos submarinos alemães e franceses têm qualidades muito semelhantes. Os optrônicos da SAGEM têm a mesma qualidade dos da Karl Zeiss e os sensores e suítes de ambos os submarinos são também equivalentes em qualidade. Quanto ao sistema AIP, a história é outra: de fato os alemães são a vanguarda.

    Lembrando que se os Scorpene tiveram problemas na Malásia, os U214 também tiveram na Grécia e na Coréia do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada disso, não existe estaleiro melhor que o HDW de Kiel.

      Excluir
    2. Michel, procure se informar melhor.

      Excluir
    3. Sem ser pretensioso, mas eu, o Informante, não preciso me informar melhor. Eu não falo de um assunto sem embasamento. Todos sabem que a Alemanha sempre foi a maior potência em submarinos e continua sendo. O estaleiro de Kiel é o mais moderno do mundo e fabrica os melhores submarinos do mundos. Você sabia que aqueles que fabricam submarinos convencionais utilizam a tecnologia na construção do casco? Eu nem vou perder meu tempo falando porque o submarino alemão é superior e muito superior, para isso deixo o seguinte vídeo:
      http://www.youtube.com/watch?v=u8QKbeS-flM

      Vou ver se acho um documentário do NATGEO.

      Agora comparemos quanto submarinos convencionais os alemães venderam e os francês:

      Se juntarmos todas as classes de submarinos francesas (convencionais do pós-guerra), os franceses fabricaram 61 submarinos isso já contando os Scorpène encomendados, enquanto isso a Alemanha, contando com a as encomendas do Type 214 já encomendados, construíram 121 submarinos. Só a classe Type 209 teve mais submarinos encomendados do que todas as classes franceses. A Alemanha construiu o dobro de submarinos. Os números não mentem: A Alemanha é a maior potência no que tange a submarinos.

      Excluir
    4. michel, faltou o "convencionais" depois de submarinos.

      Excluir
    5. Não precisa, pois deixo explícito que estou falando de submarinos convencionais e quem faz submarinos convencionais com primor, como a Alemanha, constrói um submarino nuclear com certa facilidade.

      Excluir
  5. Esses navantia,S-80, cópias dos escopenes, q no BRASIL vão ter outro nome, sendo cópias apresentaram ainda + defeitos...mt natural. Sds.

    ResponderExcluir
  6. E ainda há quem critique o Tridente e o Arpão..., isso sim são submarinos!

    ResponderExcluir