Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Yakovlev Yak-38 "Forger" na Guerra do Afeganistão

5 comentários:

  1. Eu nem sabia que o yak-38 havia sido utilizado em combate, quanto mais no Afeganistão. É por estes motivos que o Informante é o primeiro site que vejo quando estou na net, até falei deste blog a um amigo meu interessado nestes assuntos e ele costuma vê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela audiência e divulgação. Disponha!

      Em tempo, eu sabia que ele havia sido testado no Afeganistão. Quatro Yak-38 foram utilizados na guerra por quase dois meses, em áreas limitadas. Ele tinha um pequeno alcance, o empuxo era fraco, era um fracasso nas latitudes meridionais, em regiões de altas temperaturas, reagia mal a umidade... Muitas vezes teve problema até para alçar voo. Não é a toa que foi um dos aviões soviéticos com maior taxa de acidentes. Curiosamente, uma das primeiras coisas que os russos fizeram depois que a URSS caiu, foi aposentar esses caças.

      Excluir
    2. E depois fizeram o yak-41 com base nesses problemas, as acabou por ser cancelado com o fim da URSS. Os americanos até aproveitaram os motores pelo menos e cooperaram com a yakovlev. A yakovlev hoje além do yak-130 e aviões de observação e transporte ja noa faz muito de importante, na II Guerra Mundial foi onde ficou mais importante graças graças aos caças yak-1,3 e 9 (principalmente este e o yak-3) e a propósito postou aqui alguma coisa sobre a ação da Normandie Niemen contra os alemaes?

      Excluir
    3. Não, não escrevi sobre o Régiment de chasse 2/30 Normandie-Niemen.

      Hoje em dia a Yakovlev está atuando mais no mercado civil, pois eles sabem que não da pra competir com a Sukhoi e a MiG.

      Excluir
    4. Ja depois na guerra fria deixaram de competir plenamente com a sukhoi e mig, sei que eles só chegaram a fazer caças de ataque a terra principalmente. Embora a sukhoi só tenha feito caças de combate aéreo como a mig com o su-27, dantes tb faziam aviões de ataque mas com uma importancia maior que a yak.

      Excluir