Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Comando da FAB assinou com Denel o contrato para a construção do míssil de 5ª geração A-Darter


O Comando da Aeronáutica assinou com a empresa Denel do Brasil contrato de R$ 1,4 milhão visando preparar o parque industrial de São José dos Campos (SP) para a construção do míssil que deverá equipar a versão modernizada do caça A-1 e o futuro F-X2. A partir de 2015, a Força Aérea Brasileira receberá o A-Darter, artefato guiado capaz de manobrar até 10 vezes mais rápido que um avião de combate.

A nova tecnologia, fruto de um desenvolvimento conjunto do Brasil com a África do Sul, já está no final da fase de testes e próxima do início da produção em larga escala, que no Brasil deverá contar com as empresas Mectron, Avibras e Opto Eletrônica, beneficiárias dos projetos de transferência de tecnologia em áreas como sistemas óticos, navegação, sensores e processamento de imagens. O governo brasileiro ingressou no desenvolvimento do A-Darter em 2006, sendo co-proprietário dos direitos de propriedade intelectual e industrial do míssil.

De acordo com o gerente técnico da Denel do Brasil, Everton de Paula, além de fabricar todos os mísseis que a FAB vier a adquirir futuramente, o parque industrial brasileiro também irá fabricar componentes de unidades que venham a ser exportadas para outros países "Este contrato representa mais uma passo no sentido da concretização da transferência de tecnologia. Ainda estávamos na terceira geração e demos um salto para mísseis de quinta geração", afirmou.

Com 2,98 metros de comprimento e 90 kg de peso, o A-Darter é um míssil ar-ar com um sensor que detecta o calor de aviões e helicópteros e apresenta capacidade off-boresight (pode atingir aeronaves posicionadas a mais de 90º do vetor de lançamento, incluindo derrubada de inimigos as seis horas - pode ser disparado para trás).

Outra tecnologia inédita no Brasil é o empuxo vetorado, que é o direcionamento do jato do motor foguete. Somado ao movimento das quatro pequenas “asas”, este recurso confere ao míssil a possibilidade de fazer manobras que alcançam até 100 vezes a força da gravidade (100G), enquanto os aviões de combate não passam de 9 vezes (9G). O míssil também produz menos fumaça que modelos mais antigos, o que dificulta a sua visualização.

5 comentários:

  1. Há quantas gerações de mísseis? Quais as características das mais recentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mísseis ar-ar estão na 5ª geração. As características dos mísseis ar-ar mais modernos está no seu sistema óptico infravermelho, o qual permite ele ver o objetivo por completo e não somente pontos de radiação infravermelha. Os mísseis modernos também gozam de contra-medidas contra infravermelhos e isso permite um míssil reconhecer se o seu alvo é um caça ou um UAV. Os atuais mísseis podem identificar o ponto de uma aeronaves mais vulnerável, ao invés de pontos de infravermelho.

      Exemplos de mísseis de 5ª geração:

      IRIS-T — Alemanha
      Vympel R-73 M2 ("AA-11 Archer") — Rússia
      MBDA MICA — França
      AIM-132 ASRAAM — Inglaterra
      AIM-9X Sidewinder — EUA
      Python 5 — Israeli
      A-Darter - Brasil e África do Sul
      PL-12, PL-10 — China
      AAM-5 — Japão
      ASTRA - Índia

      Excluir
    2. Grato pelo esclarecimento!

      Diga-me, de quais sites tira tais informações?

      Excluir
    3. Não é dificil de encontrar isso na net, Anonymous. Michel, li que os russos terao um novo missil de curto alcançe no pak fa que é o Izdelyie 300 ou Vympel K-MD, sabe quais sao as capacidades deste?

      Excluir
    4. Os dados vem de diversas fontes, sem contar no longo conhecimento que adquiri com o tempo.

      Fábio, eu não tenho conhecimento sobre quais serão as novas armas do T-50.

      Aliás, eu escrevi um post sobre os novos mísseis russos, não temos nomes, tampouco dados. O que se sabe é que serão testados em breve.

      Excluir