Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 22 de dezembro de 2012

Reportagem sobre os Igla-S (SA-24) da Venezuela

9 comentários:

  1. Michel, os sa-24 sao os mais letais manpads do Mundo? Eu nao tenho a certeza porque tb ha outros manpads bem capazes como o stinger e mistral e starsbreak. E o desempenho do stinger no Afeganistão foi assim tão bom como é dito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história nos mostra que o SAM de ombro mais letal do mundo fora o FIM-92 'Stinger'. No entanto eu tive a oportunidade de ler um relatório de um oficial do EB que estudou todos os SAM de ombro mundo. Pelo que eu pude perceber no geral o Igla-S é muito bom e, é muito fácil de ser operado. É o mais fácil de todos. Os suecos tem versões do RBS 70 que parecem ser superior ao Igla S, não é a toa que o Brasil opera o RBS 70 e o Igla-S. Mas hoje não há SAM de ombro como o RBS 70 NG.

      Vídeo sobre o RBS 70 NG: http://www.youtube.com/watch?v=5FtnHG6Togw

      Sobre o FIM-92 'Stinger': Se os próprios russos lamentam que essa arma tenha caído nas mãos dos mujahedeen quando explicam a alta taxa de helicópteros abatidos, o que eu posso fazer para negar o fato que o SAM de ombro americano foi implacável?

      Excluir
    2. Eu falei sobre devido a uma matéria do Guardian que vi, veja a parte sobre o stinger.

      http://www.guardian.co.uk/world/2011/sep/27/10-myths-about-afghanistan

      Excluir
    3. Bom, o autor deixa claro que os soviéticos mudaram de táticas graças ao Stinger. O que é certo é: entrou no raio de ação do Stinger, você será abatido. E assim foi no Afeganistão.

      As baixas aumentaram sim, isso é notório. Agora, se os soviéticos mudara de estratégica, passaram a voar mais alto e de noite, isso de certa forma foi prejudicial na guerra.

      http://www.youtube.com/watch?v=6PA0Sia9fwM

      Excluir
    4. O problema é que alguns dizem que o stinger foi decisivo na guerra, outros não. Aliás pode-se ver que o stinger so foi mesmo utilizado em boas quantidades já perto do final do conflito ou quando as principais atividades ja haviam sido feitas. Pelo que se viu o stinger fez os soviéticos mudarem as suas táticas e certamente reduziu a sua efectividade mas quem "derrotou os sovieticos" foi mais a politica e a economia.

      Excluir
    5. Que guerra? A Guerra do Afeganistão foi ganha com facilidade pela URSS.

      A URSS só saiu do Afeganistão por causa da crise interna.

      O que adiantava derrubar helicópteros sendo que a URSS os repunham?

      Quem diz que a URSS perdeu a guerra ou que o Stinger fez os soviéticos perderam o poder aéreo não sabe nada. Aliás, essas pessoas nem devem ser mencionadas.

      Mas essa não é o X da questão. Você perguntou se o Stinger era tudo que falam, pois você não acredita em sua efetividade no Afeganistão.

      Excluir
    6. Por acaso qeria saber se o stinger CONTINUOU a ser muito efectivo contra as aeronaves soviéticas.

      Excluir
    7. Como foi mostrado no vídeo que mostrei de um rebelde checheno abatendo um helicóptero russo, sim, continua. E vimos recentemente na Líbia e Síria rebeldes derrubando aeronaves russas.

      Excluir
    8. Bem, estava a referir-me na guerra afega-sovietico precisamente mas pronto.

      Excluir