Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 22 de dezembro de 2012

Documentário: Falklands' Most Daring Raid (em inglês)

Em 30 de abril de 1982, a RAF lançou uma missão secreta: levar um bombardeiro Avro Vulcan às Ilhas Malvinas e bombardear o aeroporto de Port Stanley, colocando assim os caças argentinos fora de ação. No entanto, a RAF só conseguiria isso com um plano: Um bombardeiro Avro Vulcan teria que voar da Inglaterra para o sul das Malvinas em uma viagem de 12,8 mil km e ser reabastecido em vôo por um Handley Page Victor. Essa viagem levaria 14 horas e seria a missão de bombardeiro de longo alcance mais longa da história. Do início ao fim, a missão aparentemente impossível era uma comédia de erros, realizada em conjunto pela determinação e ingenuidade. Prestes a serem aposentados, apenas 3 bombardeiros nucleares Avro Vulcan obsoletos poderiam ser equipados para a guerra. Um iria cumprir a missão e os outros 2 deveriam ser mantidos na reserva. Peças cruciais para o avião tiveram que ser recolhidas de museus ou de depósitos de sucatas. Um componente vital para o Avro Vulcan, o qual estava sendo usado como cinzeiro em um refeitório para oficias, teve que ser usado na preparação do bombardeiro. Em apenas 3 semanas a tripulação do Avro Vulcan teve que aprender a realizar missões de reabastecimento em voo, missões que não era realizadas a mais de 20 anos, e missões de bombardeiro convencional que não faziam a 10 anos. A RAF vasculhou o país atrás de bombas de ferro da Segunda Guerra Mundial. Cálculos complexos de reabastecimento em vôo foram feitos na noite que antecedeu a missão com uma calculadora medíocre de £5. Era hora do Avro Vulcan cumprir sua missão. O bombardeiro foi à guerra cheio de falhas mecânicas, com combustível escasso, sistema de navegação duvidoso e detalhe: passando por várias tempestades elétricas. Das 21 bombas que o Avro Vulcan despejou em Port Stanley, apenas uma encontrou o seu objetivo. No entanto, essa bomba foi suficiente para mudar o resultado da guerra. Se você dominar o idioma inglês, poderá saber esses e outros segredos no documentário acima.

5 comentários:

  1. Se uma peça de museu conseguiu bombardear...é de se imaginara a qualidade do exército argentino naquela época..
    =
    XTREME

    ResponderExcluir
  2. A aviação da Argentina se fez respeitável e o Avro Vulcan não era uma peça de museu pelo fato de estar próximo de ser aposentado.

    ResponderExcluir
  3. Eles conseguiram destruir um dos destroyers mais avançado britânicos HMS Sheffield, com o míssil Exocet mesmo tendo pouca experiência. Só por isso tem que se respeitar a força aérea argentina, embora deva-se que ela estava em mau estado, tinha caças ja meio obsoletos ou pelo menos não muito modernos e inferiores aos harrier, como o mirage III e Dagger, o treino era pouco e as táticas mal feitas. Só isso serviu para a sua derrota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho que o Mirage IIIEA era desatualizado à época.

      Excluir
    2. Eu por acaso quis mais dizer inferior tecnologicamente aos harrier.

      Excluir