Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Irã declara que seu SAM obteve bons resultados


O ministro da Defesa do Irã, o general-de-brigada Ahmad Vahidi, declarou ontem (17/04) que o seu país obteve bons resultados no que tange ao desenvolvimento de uma versão nacional do S-300, sistema de mísseis antiaéreos originário da antiga União Soviética.

“Estamos no processo de produzir um sistema de mísseis alternativo ao S-300, parte do trabalho já está feita e há bons resultados até o momento”, disse Vahidi.

Vahidi agregou que os detalhes acerca do desenvolvimento se farão público ainda este ano, segundo o calendário iraniano, que começou no último 20 de março.

O general-de-brigada, Farzad Esmayeeli, chefe da base antiaérea de Khatam ol-Anbia, afirmou em dezembro passado que a versão iraniana do S-300 já passou pela fase de desenho e entrará em produção em um futuro próximo para integrar a rede nacional de defesa antiaérea.

Esmayeeli assegurou que o modelo iraniano, conhecido como Bavar 373, poderia ser “um rival poderoso para o S-300”.

Sob um contrato assinado em 2007, a Rússia era obrigada a fornecer ao Irã pelo menos cinco sistema S-300.

A Rússia tem se recusado a entregar os sistemas para o Irã, sob o pretexto de que o fornecimento sistema viola a Resolução 1929 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Irã rejeitou a justificação da Rússia, uma vez, segundo o Irã, o sistema é estritamente defensivo. Armas “defensivas” não foram proibidas em nenhum das outras três resoluções contra o Irã.

O sistema S-300 russo é um sistema de mísseis antiaéreos de longo alcance, produzido pela empresa NPO Almaz. O sistema foi concebido para defender na antiga União Soviética para proteger as instalações estratégicas de ameaças aéreas (caças, bombardeiros e helicópteros), bem como mísseis de cruzeiro.

Um comentário:

  1. Vai sair caro invadir o Irã, acho q eles estão bem praparados. Na minha opnião Israel ñ tem capacidade pra isso e msm com ajuda estadunidense vai ser dificil e demorado.


    Cristiano martins

    ResponderExcluir