Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Armênia oferece seu território para abrigar o radar antimíssil russo

Gabala Radar Station - Gabalinskaya RLS
A Armênia está disposta a oferecer seu território para que a Rússia instale ali um radar de alerta antecipado sobre o lançamento de mísseis, declarou hoje o primeiro-ministro armênio, Tigran Sargsyan, em uma entrevista ao jornal russo Kommersant.

As conversas a respeito poderiam ser iniciadas se a Rússia não conseguir acordar com o Azerbaijão a prorrogação do aluguel do radar de Gabala, afirmou Sargsyan. “Creio que inclusive pode haver vantagens, uma vez que a Armênia é um país montanhoso. A cobertura seria mais ampla”, disse Sargsyan.

Instalado em território azerbeidjano com a finalidade de detectar lançamentos de mísseis balísticos, o radar de Gabala formou parte do sistema de defesa antimíssil da União Soviética. Ademais, a Rússia seguiu usando-o também até os dias atuais. Em 2002 o Azerbaijão firmou um contrato de extensão do aluguel do radar com a Rússia, contrato esse que expira no próximo 24 de dezembro. O Ministério da Defesa da Rússia mantém negociações para prolongar esse contrato e espera fazer isso até junho.

Fontes da Defesa e da Chancelaria russa citadas pelo Kommersant em março passado afirmaram que o Azerbaijão pretende subir o valor do aluguel de US$ 7 milhões para US$ 300 milhões ao ano.

Um comentário:

  1. os russos sabem oq fazer, porem deve-se pensar se realmente vale a pena trocar tudo e ir pra armenia.

    ResponderExcluir