Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Irã apresentará em breve novo torpedo em estado-de-arte

General Ali Gholamzadeh
O responsável pelo setor de pesquisa e tecnologia da Marinha Iraniana, o general Ali Gholamzadeh, anunciou que seu país irá revelar um novo torpedo em estado-de-arte em breve e que o mesmo será superior aos torpedos usados pela OTAN.

"O torpedo será disparado em futuras manobras militares de navios e helicóptero", disse hoje (26) Gholamzadeh.

Comentando que um torpedo semelhante sendo usado por forças da OTAN, ele anunciou que a versão iraniana do torpedo será revelada nos próximos dias.

"O torpedo que vai aumentar o nosso poder nos mares, tem bom alcance e uma bom ogiva”, disse Gholamzadeh se recusando a comentar detalhes sobre a nova arma.

No início desta semana, comandante da Marinha Iraniana, o contra-almirante Habibollah Sayyari, anunciou que peritos militares do país tinha projetado um novo torpedo de fabricação nacional que pode ser disparado a partir de diferentes embarcações e aeronaves.

"Nós construímos um torpedo cujas etapas de testes terminaram e ele irá aumentar o poder da Marinha na guerra contra os submarinos", disse Sayyari na última segunda-feira (23).

"No momento não podemos falar sobre as especificações deste torpedo, mas a arma pode ser disparada por navios de guerra, submarinos ou aeronaves", disse Sayyari.

Falando a agência oficial do governo iraniano, o comandante do braço naval da Guarda Revolucionária, o almirante Ali Fadavi, disse que quando o torpedo iraniano “Hoot” foi exibido em uma série de jogos de guerra, há alguns anos, mais de 2.000 meios noticiosos do globo cobriram a notícia.

Na verdade o Hoot (Baleia, em persa) é a versão iraniana do torpedo soviético VA-111 Shkval de supercavitação. O míssil pode atingir a velocidade 360 km/h debaixo d’água.

O almirante Fadavi disse que os americanos desperdiçaram US$ 20 bilhões em 15 anos para desenvolver um torpedo equiparável, mas fracassaram.

Segundo dados oficiais, o VA-111 Shkval atinge uma velocidade de 375 km/h, superando nesse sentido todos os torpedos da OTAN.

Na OTAN, ao que parece só a Alemanha tem um projeto de torpedo de supercavitação respeitável, o Barracuda, que pode chegar a velocidade de 400 km/h.

10 comentários:

  1. É difícil verificar o que é real e o que é mentira quando se trata do Irã. Além de ser um país totalmente fechado e com alguns embargos, ainda possuem uma mídia governamental que impressiona pela quantidade de exageros de divulgação. Some-se a isto uma distorção proposital realizada pela mídia global americanizada, e temos essa verdadeira salada de frutas de notícias vindas do Irã.

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma arma iraniana se mostrou produto de propaganda ate agora, que o diga os militares americanos pedindo para o Irã cessar o fornecimento de armas ao Talibã e a resistência iraquiana.

    ResponderExcluir
  3. A grande quantidade de armas que a resistência Iraquiana usou quando os EUA ocupava o Iraque vinha do Irã , essa armas matou muitos norte americanos. Os chegaram acusar o Irã publicamente de estar fornecendo armas para a resistência Iraquiana.

    Lembre também que muitas das armas que a Síria usa hoje vem do Irã. Irã fornece grande quantidade de armas e petróleo para a Síria mensalmente.

    As armas Iranianas não são exageros, funcionam muito bem. Não é a toa que os EUA e Israel não arriscaram atacar o país, sabem bem que Irã possui meio de revidar.

    HJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Irã armou as milicias xiitas, não as sunitas. Por isso é um erro afirmar que o Irã financiou a resistência iraquiana como um todo.

      Excluir
    2. isso mesmo Michel é a pura verdade, e vejo pessoas subestimando o mesmo, vamos com calma pessoal!

      Excluir
    3. Eu não subestimei ninguém, o Irã é sim avançado em pesquisas e desenvolvimentos de armas diversas, mesmo sofrendo sérios embargos internacionais. Muitas armas deles são cópias melhoradas de armamento russo. Eles sabem muito bem como reverter a engenharia de um projeto e melhorá-lo. Mas como falei, existe uma propaganda exagerada por parte deles que em alguns pontos chega a ser engraçado. E além disso, tem todo o retoque de contra-propaganda para exatamente ridicularizar os sistemas iranianos. Só mesmo sendo um militar de lá para poder dizer o que é verdade ou não. Estou falando de armamentos avançados, torpedos supercavitantes, mísseis, etc. Tenho até uma ponta de inveja do que estes caras fazem, a julgar pelo pouco que dispõe.

      Excluir
    4. Eu não vejo nenhum militar sério ridicularizar o Irã, pelo contrário, muitos pedem para não atacar o Irã. O Noor manda lembranças para a corveta israelense INS Hanit.

      Excluir
  4. Michel, você não vê, mas eu li e vi vários posts ridicularizando as propagandas de armamentos "novos" do Irã. Aquele do caça furtivo deles, por exemplo.

    Agora, resta a dúvida: O Irã apresentou um modelo do avião, que ainda será fabricado, ou apresentou este modelo falsificado como sendo um avião de verdade?

    Eles podem ter apresentado um modelo somente e a imprensa mundial ter distorcido a informação dizendo que eles apresentaram um avião finalizado, o que não seria verdade. Até porque, o tamanho do "jato" apresentado por eles não leva nem um piloto, quanto mais algum armamento, pelo seu tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analista sério não ironiza o Irã. Os que ironizavam pararam quando o "Sentinel" foi exibido em Teerã. O Irã não apresentou nenhum caça furtivo, mas sim um esboço do que seria um futuro caça. O Irã utilizou a palavra "mock-up" para o Qaher 313.

      Excluir
    2. O pior cego é aquele que não quer ver !

      Excluir