Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rússia vs Ucrânia: Quem depende de quem?

Há alguns dias atrás, a estatal ucraniana Ukroboronprom informou que a Ucrânia não iria mais ter uma cooperação técnico-militar com a Rússia, uma vez que esse último invadiu, ocupou e anexou a Crimeia.

Da forma que os ucranianos trataram o tema, até parece que a Rússia é extremamente depende das empresas ucranianas para desenvolver sua indústria bélica. A Rússia não depende em nada da Ucrânia!

A única dependência (se é que é dependência) que a Rússia tem da Ucrânia, é na área de motores para helicópteros. Como a Rússia exporta muitos helicópteros, sem falar que presta a manutenção e outros muitos, as empresas russas não dão conta de fabricar todos os motores que serão necessários, daí a “ajuda” dos ucranianos.

Li que cerca de 70% dos motores ucranianos para helicópteros são comprados pela a Rússia. Mas sabendo que os ucranianos não são confiáveis, a Rússia já está ampliando a sua infraestrutura para fabricar todos os motores que serão usados pelas empresas fabricantes de helicópteros russos no futuro. Vale ressaltar que muitas empresas do setor bélico da Ucrânia só tem como clientes a Rússia.

Devemos recordar que a Rússia, por lei, é herdeira do legado cientifico soviético. Ou seja, a propriedade intelectual de tudo que remonta o tempo soviético é russa. Para ficar mais clara a compreensão, vou citar um exemplo: A empresa ucraniana A.M. Makarov Yuzhny Machine-Building Plant projetou e fabricou por anos o ICBM soviético SS-18 Satan, míssil que até hoje integra o arsenal das Tropas de Mísseis Estratégicos da Federação Russa. Pelo fato da Rússia não ter um criado uma linha de produção desse míssil em solo russo, a Rússia precisou recorrer aos especialistas ucranianos para modernizar esse míssil. Precisou entre aspas, pois foi o governo ucraniano que pediu para modernizar esses mísseis como parte do pagamento da divida ucraniana com o Estado Russo. Os ucranianos e os meios Ocidentais desinformados utilizaram esse fato e passaram a tratar como se a Rússia tivesse que confiar aos ucranianos a manutenção de suas armas estratégicas. O que os ucranianos não dizem, é que Rússia poderia exigir que eles repassassem toda a documentação necessária dos mísseis que foram projetados e construídos pela Yuzhmash, o que forçaria a Yuzhmash a começar do zero, somente com o know-how obtido.

Da mesma forma que a Rússia se viu “dependente” e envolta a problemas por ter perdido muitas empresas de referências que ficaram em outros países após a queda da URSS, a Ucrânia também poderia ser “sancionada” pela Rússia. Fiquei sabendo que 50% dos componentes utilizados nos motores da ucraniana Motor Sich são russos. Motores da Motor Sich entre aspas, pois a propriedade intelectual dos motores dessa empresa é russa. Por falar em motor, não há um foguete espacial ucraniano que não utilize motores russos. Para se ter uma ideia, a família de foguetes “Zenit”, família de foguetes idealizada e projetada na URSS e amplamente difundida pela Ucrânia, utiliza motores russos do tipo RD-8 e RD-120. Até os futuros foguetes ucranianos, como o nosso Cyclone-4, utilizam motores russos. Por falar nisso, não sei se vocês concordam, mas devemos encerrar a cooperação com os ucranianos nessa áerea.

Considerações finais:
Fica claro e evidente que a Rússia não depende da Ucrânia para nada. Depende sim, de motores para helicópteros, pois a Rússia não consegue dar conta da demanda. Gostaria de lembrar também que a empresa ucraniana Yuzhmash foi fundada por um russo, o engenheiro e desenhador de mísseis Mikhail Kuzmich Yangel.


9 comentários:

  1. O Brasil deveria sim é se aproximar da Rússia e de Putin. Se nossos políticos tivessem a metade do colhão do Putin (uma bola só dele) este país não seria esse mar de lama político que hoje está instalado em todas as esferas de governo e política.

    Putin faz o melhor para a Rússia, danem-se os outros e dane-se essa rasgação de Seda internacional, ele mete o pé na porta e pronto, quem não gostou que... que... que faça o que mesmo??

    Dá-lhe Putin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se esqueça que Putin é uma espécie de Maluf, rouba mais faz. Elogiar Putin como se ele fosse idôneo em detrimento da corja de ladrões que temos não é algo inteligente.

      Excluir
  2. Bom saber Michel.

    Michel, qual é o risco de empresas ucraniana vender tecnologia militar dos Russos para outros países? Principalmente tecnologia de mísseis e foguete?

    Assinado : Hugo Araujo

    ResponderExcluir
  3. Caro Michel

    " ... Por falar nisso, não sei se vocês concordam, mas devemos encerrar a cooperação com os ucranianos nessa aérea. ... "

    Concordo em gênero, número e grau! Ora sendo os EUA agora os donos da Ucrânia, vão chantageá-la para que essa tecnologia não chegue BRASIL, visto que sempre boicotam a mesma em relação a nós. Se quisermos adquiri-la da Ucrânia, vamos antes ter que passar em Washington para tomar bênçãos. Por sinal, os EUA não vão permiti-la, ou seja, o BRASIL não vai nem ter a chance de negociar com os dois. Será como se nós, BRASIL, estivéssemos dando bom dia a cavalo. Encerrar a cooperação ONTEM! Gostei da pergunta.

    ResponderExcluir
  4. Observando os acontecimentos na esfera geopolitica tenho divagado.Ser patriota é ser "ditador"?A matéria deveria questionar.A Europa depende da Rússia ou é o contrário?Vladimir Putin,tem se revelado um grande estadista,desses que somente POVOS poderosos podem parir.Quando a Rússia parecia fadada a fabricar bilhões/trilhões para o empresariado da turma dos mais ricos do mundo(os oligarcas amigos do inepto Bóris Yeltsin arrancaram seus nacos)eis que como um verdadeiro agente duplo entra em cena Putin,que se infiltrou no lamaçal de corruptos incopetentes incapazes de administrarem uma nação do porte da Rússia.
    Paulo Pereira

    ResponderExcluir
  5. Para a mafia da casa branca a Rússia se assemelhava a um urso moribundo preste a ser devorado por uma matilha de lobos.Mas o Coronel apareceu subitamente e enxotou os lobos e as moscas que se fartariam com o suor do povo russo.Sim.Os "democratas"oligarcas queridinhos da imprensa ocidental estavam a um passo de fazerem da Rússia de ontem a Ucrânia de hoje.Como diz o ditado pouca m... nunca é o bastante a mafia queria jogar um pá de cal na moribunda nação e financiaram o terrorismo na Chechenia(nem perguntem quem são os financiadores)e vigorou a máxima"o que não mata fortalece"e desde então a Rússia se levantou como que renascida e HOJE humilha seus oponentes.Imagino a decepção dos poderosos do Ocidente em não terem elegido"democratas"como Berezovski,Khodorkovski entre outros.A politica liberal ao estilo "Laissez-faire"traria como unica vantagem bilhões a mais na conta do clube dos mais ricos.
    Paulo Pereira

    ResponderExcluir
  6. Os estrategistas americanos tinham em mente esquartejar a Rússia em inúmeras republiquetas e usar da velha e boa tática de dividir e conquistar.Mas ai é outra história e não quero ficar com delongas além de agradecer o blog por oferecer esse espaço para meus comentários.
    Paulo Pereira

    ResponderExcluir
  7. Informante e Paulo, o artigo do Santayana comenta sobre o projeto cyclone:
    http://www.maurosantayana.com/2014/03/de-cerebros-e-de-cyclones.html

    Jimmy
    abs

    ResponderExcluir