Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 2 de abril de 2014

One shot, six kills - Um tiro, seis mortes

Um atirador de elite britânico no Afeganistão matou 6 insurgentes com um único disparo. Como isso? O disparo acertou em cheio o acionamento do dispositivo explosivo de um homem bomba.

O homem por trás da façanha é um atirador de 20 anos é um cabo do Coldstream Guards e não teve sua identidade revelada. Ele acertou o seu alvo a 850 metros de distância, matou o homem-bomba e mais 5 pessoas que estavam ao seu redor. O fato aconteceu na cidade de  Kakaran, no sul do Afeganistão, aconteceu em dezembro passado, mas só foi revelado na última segunda-feira.

O tenente-coronel Richard Slack, comandante do 9/12 Royal Lancers, disse que o atirador impediu que o Talibã realizasse um considerável ataque, uma vez que fora encontrados 20kg de explosivos perto dos cadáveres.

O mesmo atirador, em sua primeira participação no campo de batalha, matou um insurgente que operava uma metralhadora a 1,340m. Pelas minhas contas, essa é a 13ª morte mais longa da história.

O tenente-coronel  Slack conta que os soldados britânicos e afegãos realizam uma operação naquela área, quando engajaram contra cerca de 30 talibãs. Foi quando o sniper viu um homem saindo de uma vala, ele vestia um traje típico do talibã, porém ele viu que o homem portava fuzil. O homem estava tomando posição de tiro e foi aí que ele foi alvejado.

O atirador utilizou um rifle de longa distância AW338 (L115A3), a arma de fogo mais poderosa do Exército Britânico. O rifle utiliza a munição .338 Lapua Magnum, porém os atiradores britânicos utilizam o projétil especial “LockBase B408”. Foi um rifle desse que Craig Harrison detém o recorde da kill mais longa.

Leia também: One shot, two kills / Um tiro, duas mortes

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se o sr. poderia criar uma serie de textos dos quais mostra a evolução de certos armamentos e técnicas, como por ex: o desenvolvimento da técnica de tiro a longas distancias, guerra de atrito e por entre essas e outras.

    ResponderExcluir