Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 15 de abril de 2014

Após briga com o governo sueco, a alemã ThyssenKrupp Marine Systems estuda venda do estaleiro Kockums para SAAB

A empresa sueca do ramo bélico SAAB AB manteve negociações preliminares com a empresa alemã ThyssenKrupp Marine Systems para aquisição do estaleiro sueco Kockums AB. A imprensa sueca afirma que ambas empresas assinaram, inclusive, um memorando de entendimento.

A SAAB AB que já havia dito que iria contratar engenheiros qualificados para ajudar a aumentar a sua capacidade no "domínio sub-aquático", disse ontem (14) que aquisição do estaleiro Kockums AB permitirá a SAAB AB satisfazer a sua ambição de expandir suas ambições na área naval  e sanar as necessidades da Suécia de projetar e construir submarinos e navios de guerra.

Nenhuma das empresas divulgaram o valor potencial do negócio e disseram que as negociações estão em um estágio inicial. O estaleiro Kockums teve um lucro de US$ 246 milhões em 2013. A unidade tem cerca de 900 funcionários.

Essa notícia vem logo após a Agência de Aquisição de Material Militar da Suécia (FMV, por sua sigla em sueco) pedir para a SAAB estudar os pré-requisitos para o desenvolvimento da próxima geração de submarinos para a Marinha Sueca.

Suécia está desenvolvendo a classe de submarinos convencionais furtivos A26 e planejava contratar o estaleiro Kockums AB para construir ao menos 3 submarinos dessa classe, bem como atualizar as classes já existentes. No entanto, o governo sueco e a empresa alemã ThyssenKrupp Marine Systems entraram em uma briga feia: A empresa alemã não foi capaz de estipular um preço fixo para o primeiro submarino A26 e o fato do Kockums ter sido comprado por uma empresa estrangeira faria os suecos perderam muitos parceiros que buscam o know-how do país na área naval.

A ThyssenKrupp Marine Systems adquiriu o estaleiro Kockums em 2005, estaleiro esse que veio a ser por muito tempo um grande rival do estaleiro alemão Howaldtswerke-Deutsche Werft, que é dono da ThyssenKrupp Marine Systems.


Um comentário:

  1. Michel, acho q a suecia vai transformar a SAAB na nossa Embraer -- o gigante de defesa deles.

    ResponderExcluir