Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Modernização do cruzador nuclear russo "Admiral Nakhimov" começará em 2013


Cruzador Pyotr Velikiy
O estaleiro russo Sevmash iniciará os trabalhos de modernização do cruzador nuclear russo lançador de mísseis “Admiral Nakhimov” (Project 1144 Orlan – Classe Kirov) depois de 2012, anunciou hoje o diretor-geral do estaleiro, Andrei Dyachkov. O executivo já adiantou de antemão que os trabalhos modernização terão atenção especial voltada para as armas do navio. O número de mísseis a bordo do navio crescerá significativamente.

“Antes do final de abril os trabalhos do (re)desenho deverão ser concluídos, depois poderemos seguir com o projeto de reconstrução e modernização. Em 2012 o estaleiro Sevmash não realizará trabalhos nesse projeto”, informou Dyachkov.

Sobre o aumento do arsenal de mísseis do navio, Dyachkov sublinhou que serão “muito forte”.

O armamento dos cruzadores sofrerá uma modificação muito grande com a instalação de avançados sistemas de mísseis multi-módulo capaz de disparar uma grande variedade de mísseis e torpedos, incluindo mísseis P-800 Yakhont (SS-N-26 na classificação OTAN) e mísseis de cruzeiro anti-navio.

Os cruzadores também receberão sistema de mísseis anti-aéreos de última geração S-400 Triumf e outros pontos de sistemas de defesa.

Cada cruzador poderá transportar nada mais, nada menos que 300 mísseis, o que fará dos mesmo alguns dos navios mais poderosos do mundo (do ponto de vista dos armamentos), para não dizer os melhores.

Após a modernização, os cruzadores serão distribuídos entre as Frotas do Norte e do Pacifico. Os navios cumprirão uma vasta gama de missões, dentre elas “caçar” porta-aviões inimigos, submarinos e navios com grande capacidade para assaltar praias, por exemplo.

O Admiral Nakhimov está equipado com mísseis de cruzeiro P-700 Granit (SS-N-19 Shipwreck) que já não são fabricados mais e não cumprem com os requisitos de potência e alcance. Os P-700 Granit serão substituídos pelos sistemas de mísseis  3M-54 Klub/Kalibr (SS-N-27)  e P-800 Oniks, disse Dyachkov.

Já faz uma década que o cruzador Admiral Nakhimov se encontra em conservação nos estaleiros Sevmash.

Atualmente o cruzador “Pedro, O Grande” (Pyotr Velikiy) é o único navio da classe Kirov que continua no serviço ativo da Armada Russa. O citado cruzador é o navio pavilhão da Frota do Norte e, é o maior cruzador atômico do mundo. O cruzador é destinado a destruir navios de superfície inimigos e realizar mísseis de defesa antiaérea e anti-submarina.

Entregue à Armada Russa em abril de 1998, na ocasião ostentava o nome de Yury Andropov, o Pyotr Velikiy desloca 26.000 toneladas e alcança uma velocidade de 31 nós (61 km/h) graças a propulsão nuclear. Mede 251 metros de cumprimento, 28,5 de largura, 59 metros de altura e tem capacidade para mais 800 tripulantes.

Segundo o vice-chefe do estaleiro Sevmash, Sergei Marichev, o Admiral Nakhimov se tornará o cruzador lança mísseis mais poderoso da Armada Russa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário