Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 4 de março de 2015

Rússia revela revolucionário sistema de guerra eletrônica

O novo sistema de interferência/bloqueio de radar e sonar russo, o Rychag-AV, poderá ser instalado em helicópteros, navios e outros equipamentos militares para interferir em potenciais sistemas de armas inimigas a algumas centenas de quilômetros. Segundo seu desenvolver, o mesmo não tem análogos no mundo.

A Radioelektronnyye tekhnologii (KRET) apresentou essa quarta-feira apresentou a nova tecnologia, secreta até então, para jornalistas e comunicou que estava a entregar o primeiro lote do Rychag-AV na versão para helicópteros às Forças Armadas Russas.

O sistema Rychag-AV, montado no helicóptero Mi-8MTPR1 (uma variante do Mi-8MTB5-1) não tem análogos no mundo. Seu sistema de contra-medidas é projetado para interferir em radares, sonares e outros sistemas de detecção inimigos para defender aeronave de aeronaves, helicópteros, drones, sistemas de detecção em terra e no mar. Isso reduz as chances da aeronave de abatido por mísseis antiaéreos e ar-ar a centenas de quilômetros.

O Mi8-MTPR1 equipado com o Rychag-AV, utiliza um conjunto de antenas multi-feixe com tecnologia DRFM, que é projetado para interferência ativa e assim “cegar” os sistemas de radar para se defender dos sistemas de armas guiadas. Um uma situação de combate, o sistema vai operar como uma parta da aviação de choque, que é destinada transpor praticamente qualquer sistema de defesa, cegando tudo pelo seu caminho, incluindo o sistema de mísseis antiaéreos dos EUA, o MIM-104 Patriot.

O jornal russo “Rossiyskaya Gazeta” escreveu além de interferir nos sistemas de detecção inimigos, o Rychag-AV é capaz de realizar coleta de inteligência por meio de radar, que envolve a descoberta de fontes de radiação eletromagnéticas. Com base nos dados em diferentes tipos de plataformas, o sistema é capaz de determinar rapidamente o tipo de alvo, permitindo cegá-lo com efetividade.

Repórteres presentes em Kazan informaram que as Forças Armadas receberam 3 helicópteros Mi-8MTPR-1 equipados com o Rychag-AV. Até outubro de 2016 serão entregues mais 18 helicópteros desse tipo ao custo de US$ 186 milhões.

O antecessor do Rychag-AV foi o sistema “Smalta”, desenvolvido na década de 70. O mesmo tinha um alcance de 100 km. À época, o Smalta era pioneiro, sem análogos no mundo também. Atualmente as Forças Armadas Russas também estão recebendo outros novos sistemas de guerra eletrônica, como o L-175B Hibini (plataforma aérea), 1L269 Krasuha-2 e 1L267 Moskva-1, esses dois últimos em plataforma terrestre.

Um comentário: