Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mídia estatal chinesa se orgulha da capacidade do país em atacar cidades americanas com armas nucleares

Um grande número de jornais e sites estatais chineses publicaram na semana passada artigos ostentando a capacidade da China de lançar ataques nucleares contra os EUA, assim informou a imprensa de Taiwan.

Anteriormente a revista eletrônica americana “The Diplomat”, já havia chamado a atenção para as informações desse tipo vinculadas pela mídia estatal chinesa, as quais forneciam uma grande quantidade de informação se precedente sobre a classe de submarinos nucleares lançadores de mísseis Xian (Type 092), a qual será aposentada em breve em favor dos submarinos Type 094 (classe Jin) e mais futuramente pelos submarinos Type 096 (classe Tang).

De acordo com os jornais The New York Times, WantChinaTimes e Daily Mail, várias publicações chinesas como o “The Global Times”, descreviam por menor os planos da China em atacar grandes cidades Americanos com os novos submarinos da classe Type 094, em caso de guerra nuclear entre os dois países. O WantChinaTimes chamou a atenção para a superestima dos chineses em relação ao novíssimo e misterioso míssil nuclear JL-2, sem deixar a Second Island Chain.

As cidades escolhidas pelos chineses foram as cidades do Centro-Oeste dos EUA, uma vez que são demasiadamente povoadas e isso aumentaria a letalidade do ataque nuclear. A publicação chega inclusive a mencionar quais cidades seriam alvos de ataque: Seattle, Los Angeles, San Francisco e San Diego seriam algumas delas.

O The Global Times chegou a informar que as ogivas dos 12 mísseis, transportados por um único Type 094, seriam capazes de matar entre 5 e 12 milhões de americanos.

O Pentágono chegou a informar no passado que esse novo míssil tem alcance de 8.700 milhas e pode atingir quase todo território americano com ogivas de reentrada segmentada independente (MIRV).

No entanto, em sua visão geral anual “China’s nuclear forces in the Bulletin of Atomic Scientists”, Hans M. Kristensen e Robert S. Norris relatam que o JL -2, que está em fase de capacidade operacional inicial, só é capaz de transportar uma ogiva nuclear. Kristensen e Norris também estimam que o acalnce do JL -2 seja entre 7000-7500km, embora o míssil nunca tinha sido testado nessa distância. Se o intervalo for de 7.000 km ou um pouco mais, ele não é capaz de atingir o território continental dos Estados Unidos, a menos que o submarino lançador esteja distante de águas chinesas, afirmam Kristensen e Norris.

"Se lançarmos nossas ICBMS DF 31A sobre o Pólo Norte, podemos facilmente destruir toda uma lista de metrópoles na Costa Leste e na região de New England, incluindo Annapolis, Filadélfia, Nova York, Boston, Portland , Baltimore e Norfolk , cuja população representa cerca de um oitavo do total de habitantes da América", afirma o jornal chinês The Global Times.

Embora Kristensen e Morris afirmem que o DF- 31A possuí apenas uma ogiva, outros relatórios da inteligência americana dizem que a China testou versões MIRV do DF- 31A.

Apesar de divergências em algumas casos sobre o poderio nuclear chinês, todas as fontes estão de acordo em que as forças estratégicas da China estão melhorando. Kristensen e Morris afirmam que "a China é a única das cinco potências nucleares originais, que estão a aumentar quantitativamente o seu arsenal nuclear, mas o ritmo de crescimento é lento".

Os autores parecem mais impressionado com as melhorias qualitativas das forças nucleares da China. "A capacidade do arsenal também está aumentando, como a substituição dos mísseis imprecisos por mísseis precisos".

Kristensen e Morris também acreditam que a capacidade da China para ameaçar os EUA com armas nucleares está subindo como os mísseis balísticos de longo alcance que estão compreendendo uma percentagem cada vez maior de arsenal nuclear da China.



12 comentários:

  1. Posso não ser fã dos EUA (na verdade só não gosto da política externa deles), mas prefiro eles aos chineses. Esses sim serão um verdadeiro problema para o mundo no futuro. Quero saber também qual será a relação Brasil-China caso os EUA se afundem.

    ResponderExcluir
  2. A China não representa um problema para o mundo, a China é um país que sempre foi na dele, não existe a arrogância cultural de querer ser melhor, isso é característica europeia e americana, a ideia de um possível império chinês por enquanto é mera especulação, mesmo quando a China se torne a maior economia do mundo.Eu apenas duvido que os EUA vai se afundar em um futuro próximo, porque mesmo quando eles deixarem de ser a maior economia do mundo, eles continuarão como maior força militar e geo-política é um país com bases pelos cinco continentes, e com muitios e muitos países fazendo tudo que eles querem em política externa, vc vê a União Europeia, os países do golfo principalmente os monarcas de lá, Canada, Austrália, Nova Zelândia, vários na América, na Asia, na Africa i a lista é muito grande de quem já vem aceitando fazer a política de Washington a décadas, é muito difícil a China encarar os EUA em no mínimo décadas e décadas ainda, a não ser que os EUA se desmembre que nem a URSS mais acho difícil isso acontecer nos EUA.

    ResponderExcluir
  3. A China que vá sonhando que pode vencer os EUA numa guerra nuclear! Neste caso, em revide, além de nuclearizarem todo o território chinês, os EUA lançariam, sobre o mesmo, boa parte de seu arsenal biológico, fazendo com que nem mato voltasse a crescer naquelas plagas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasceu ontem rapaz!? O que te faz pensar que só os americanos tem armas nucleares e biológicas? A China cresceu na guerra também. Os caras lá tem tanto para esconder e são tão ariscos que até o google eles chutaram de lá.

      Excluir
  4. Os exércitos da China e Índia ainda irão invadir os EUA e o território da grande Rússia, isso acontecerá depois da guerra direta entre os EUA, OTAN, árabes sunitas, e israelenses contra a Rússia, China, Índia, Paquistão, os persas, e árabes xiitas, dentre outros povos e exércitos que os seguirão!

    ResponderExcluir
  5. era tudo que os norte-americanos queriam. com os preços de navios e aviões de guerra ultrapassando a casa de bilhão de dólares, eles precisam de grandes inimigos; rússia e al kaeda não dão mais para justificar os gastos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que enfim um comentário de bom senso esse que vc postou, porque os outros cima do seu, dos EUA varrer China do mapa, ou trezentos países se juntarem contra trezentos fala sério só rindo rsrs. E obvio que tem interesses financeiros em aumentar gastos de equipamentos, me chama atenção como tem pessoas sem um pingo de espirito critico em cair no papo de discursos tão infantis que se fazem na política, chega a ser infantil isso de um do nada lançar bomba atômica no outro, e as pessoas debatem sério propaganda tão primária, qualquer estagiário de publicidade ou Marketing consegue fazer propaganda até mais criativa do que isso. Depois reclamam de manipulações, da Globo, Veja e CIA?

      Excluir
    2. Depois de ter de gastar neurónios a racionalizar melhor depois do esgotamento provocado por tamanhos comentários, alivio-me a ver estes dois. Eu até respondo bem abertamente além destas duas interessantes opiniões... não houve nem no inicio da guerra fria até agora guerras entre grandes potências económicas, militares e políticas, o bom senso aumentou entre elas e impediu múltiplos colapsos económicos e a instabilidade política e social ao longo do planeta. Nunca houve pretensões totais, mesmo nas situações de instabilidade e durantes os conflitos em que cada lado era apoiado pelas duas superpotências, de haver uma guerra nuclear nem mesmo convencional, e essa situação aumenta de necessidade na actual economia complexa e instavel e melhoria da qualificação e educação da população e politicos. Como podem aliados com a china e india lutar contra os eua, digo "aliados" economicos (china maior credor dos eua e seu parceiro comercial). Eles só se militarizam para impor os seus interesses e minar por ameaças a influencia americana na asia pacifico... mas excluem de certeza iniciar uma guerra sequer convencional e destruiria a economia e instabilidade das duas nações que gerem boa parte do fluxo economico global. A India, nem que pais fosse o mais belicista moralmente eles acabariam sem meios de ataque e defesa capazes, dependem da russia e paises ocidentais em meios de fornecimento de tecnologia, os seus ditos proprios meios sao quase em total de componentes importados e bem inferiores aos analogos mesmo chineses, nascem ja fracassados como o arjun e o hal tejas, eles precisaram dos russos para ter o vikramadytia, o seu projecto nacional noa me mostra grande respeito e as suas capacidade estrategicas sao bem inferiores, e nem sequer isto tudo se resume a armas ou exercito... é economia, interesses corporacionais e geopolitica! Não meçam a posssibilidade de conflitos com armas e exercito porque nao é só assim, nem mostrem avaliações simplistas e nao pensativas como essa. responder a isto ja foi cansativo e nao me vou estafar mais.

      Excluir
  6. Os ricões vão com seu ouro se esconder nos bunkers
    enquanto o gado nos países viram churrasco..

    ResponderExcluir
  7. Assim como a recíproca é verdadeira.

    ResponderExcluir
  8. O problema é que muitos vão pagar se isto vier a ocorrer... e eu estou falando é do povão.......

    ResponderExcluir
  9. Que Bosta vocês estão falando meu...
    Primeiramente, a China só adquiriu armas nucleares para se defender, dos Imperialistas Ocidentais que sempre tiveram o desejo de colonizar a China, tanto é que os Inglêses só conseguiram fazer os Chineses abrirem seus portos em 1900 quando estavam ameaçando os Chineses com armas e viciando a metade da população com Opio...
    Os USA sendo aliado dos britanicos representa uma ameaça a China, que Levou a China a Produzir armas nucleares nos meados dos Anos 60...
    Hoje os Americanos tem colocado sua marinha perto do Mar Da China, e os Chineses estão alertas...
    A Marinha Chinesa Nunca foi Prioridade, porem nos ultimos a China tem aumentado os gastos na marinha...
    A China sempre foi fechada, e pouco o Mundo sabe sobre sua capacidade belica, e diferente dos USA que gostam de exibir suas armas, a China prefere as oculta-las para surpreender seus adversarios...
    Lembrem se que a China é a Unica potencia nuclear que continua a a expandir seu arcenal atomico...A China não representa ameaça pois almenta lentamente seu arcenal(Ou talvez faz o mundo pensar isso)...Dizem que a China possue apenas 250 algivas atômicas, porem ninguém sabe o numero exato...
    Quantas e quantas bombas, os Chineses podem estar ocultando...
    Recentemente a China mostrou apenas um tiquinho de seu potencial belico, com a arma capaz de derrubar porta aviões americano, e também recentemente, enviando uma sonda a Lua...

    ResponderExcluir