Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Itália quer construir o caça de quinta geração turco


A Itália apresentou uma proposta para a Turquia sobre a criação do primeiro caça do país. A proposta incluí a transferência de tecnologia e a possibilidade da produção local, disse o embaixador italiano na Turquia, Gianpaolo Scarente.

"Há uma proposta de projeto. Gostaríamos de participar de um programa muito importante para criar um caça nacional para a Turquia. Ele (o programa) esta na fase de avaliação dos estudos agora, mas temos a proposta", disse Scarante ao jornal turco Hürriyet em uma recente entrevista no Palácio Veneza, em Istambul.

"O caça mais importante do mundo agora é o sistema Eurofighter. Gostaríamos de compartilhar com a Turquia, a fim de colaborar para realização desse objetivo importante, que é dar a Turquia um caça nacional”, disse Scarante.

Scarante disse que a Itália desde o incio se propôs ajudar a Turquia e que seu país iria transferir tecnologia para a Turquia, bem como propiciar à Turquia a nacionalização do caça a fim de levar a capacidade industrial para o país.

"Queremos compartilhar nossa tecnologia"

"Nossa atitude é a de cooperar na transferência de tecnologia, a fim de estabelecer uma cooperação industrial. Então, nós não queremos só vender produtos, objetos, sistemas, etc, mas também queremos compartilhar tecnologia e construir em conjunto a fim de melhorar a tecnologia e a capacidade do país", disse ele.

Ministro da Defesa italiano visitará a Turquia

Sacarante disse o ministro italiano da Defesa Giampaolo Di Paola vai visitar a Turquia dentro de duas semanas. Itália e Turquia realizaram o "dia da indústria de defesa" na capital italiana Roma dos dias 26-28 de janeiro, onde as empresas italianas e turcas discutiram as oportunidades de negócios em reuniões realizadas no Centro de Estudos de Alta Defesa (CASD).

Mais de 30 empresas italianas, incluindo a Finmeccanica e empresas líderes turcas, como Aselsan, TAI, Roketsan e Havelsan compareceram às reuniões. Sacarante disse que o objetivo dos "dias da defesa ítalo-turco " foi apoiar a cooperação entre os dois países no domínio da defesa.

Um longa história de cooperação

"Há uma série de projetos de cooperação no sector da defesa entre a Itália e a Turquia. Temos uma história muito longa de cooperação. Por enquanto, temos uma excelente cooperação na indústria de satélite", disse Sacarante. Cooperação alargada em sistemas de controle de tráfego aéreo e o controle do sistema de controle principal foi construído em Ancara, acrescentou.

Itália e Turquia também cooperaram na área de helicópteros militares, cooperação essa que permitiu a Turquia produzir em seu território helicópteros italianos sob licença.

Leia também: Brasil e Itália poderão ser parceiros em projeto de caça de 5ª geração turco 

3 comentários:

  1. interessante, seria bom o Brasil participar tbm, mais as vezes acho q o Brasil n eh um pais serio em relação as suas defesas

    ResponderExcluir
  2. Achei sua frase infeliz. Um país sério não é aquele que cuida de suas defesas. Um país sério é aquele que prega a paz, a integração entre em países sempre respeitando sua cultura e etc. O Brasil não é sério porque não tem Forças Armadas sérias, o Brasil não é sério a medida que um país inculto, corrupto e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É. O Brasil tornar-se-ía sério se os brasileiros se preocupassem mais com o futuro da nação e seus políticos invés de quem vai ficar com quem na novela das nove ou quem será eliminado do BBB

      Excluir