Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ex-ministro da Defesa apóia modelo comum de Defesa para a América do Sul


Nelson Jobim

O ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, defendeu nesta quinta-feira, 23, um modelo comum para a Defesa Sul-Americana. Ele destacou o lugar estratégico que ocupa a América do Sul como fonte de recursos naturais para justificar a importância de uma política de defesa continental.

Jobim foi ministro da Defesa entre 2007 e 2011 e deixou o governo após divergências com a presidente Dilma Rousseff.

Nelson Jobim lembrou que apesar dos cortes no Orçamento, os grandes projetos das Forças Armadas continuam em curso.

Na sua avaliação, apenas a decisão sobre a compra de caças para a FAB gera alguma preocupação.

A fabricação de submarinos e de blindados, por exemplo, estão mantidas.

O ex-ministro também acredita que o reforço de militares na Amazônia deverá ser concluído até 2013 e destacou a importância do Plano Estratégico de Fronteiras que é implementado por vários ministérios.

Atualmente, 12 mil homens protegem a extensa fronteira brasileira com dez países.


Conselho de Defesa
Na avaliação do ex-ministro da Defesa, o Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS), vinculado a UNASUL, deve funcionar como um fórum de discussões sobre a gestão da defesa do subcontinente.

Para Jobim, isso é absolutamente necessário considerando-se os recursos naturais existentes: energia, poços de petróleo e minas, capacidade produtiva e reservas de água potável.

Ele acredita que o CDS deva avançar no desenho de uma política de defesa para todo o continente, respeitando-se as peculiaridades de cada país. Além disso, a região seria mais forte se atuasse em conjunto nos foros internacionais.

Nelson Jobim destacou a Estratégia Nacional de Defesa (END) como a medida mais importante de sua gestão. A END tem por objetivo reorganizar as Forças Armadas e reestruturar a indústria bélica.

4 comentários:

  1. Sempre achei que o ministro da defesa deveria ser um militar...

    ResponderExcluir
  2. Nem na belicosa Rússia isso acontece. Jobim, por exemplo, foi o melhor ministro da Defesa que tivemos depois da re-democratização. Os ministros anteriores a ele foram um fracasso.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, Jobim foi o melhor Ministro da Defesa que o Brasil já teve. Veja que mesmo depois de sair do ministério ele continua a entender do assunto.

    ResponderExcluir
  4. Melhor da re-democratização, como disse o blogueiro.

    ResponderExcluir