Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Materiais militares de bases secretas dos tempos União Soviética são utilizados como sucata

Muitas bases militares secretas que foram abandonadas depois do colapso da União Soviética se converteram em depósitos de sucata, escreveu hoje, segunda-feira, o jornal russo Komsomolskaya Pravda.

O jornal oferece histórias de vários objetos estratégicos da época da URSS, em desuso na Rússia contemporânea.

Entre eles os objetivos super-secretos da Bahia subterrânea de Pavloskoe, parte sul de Primorie (Extremo Oriente Russo). O lugar foi idealizado para organizar uma base de submarinos, durante a década de 60, mas quando se agravou as relações com os EUA, o governo soviético decidiu convertê-la em um abrigo contra ataques nucleares, mas no final da década de 70, quando faltava pouco para acabar as obras de sua construção, o plano de repente foi congelado. Mas tarde, a base foi abandonada de uma vez por todas. Os vizinhos do lugar aproveitaram para tirar dali todas as estruturas metálicas.

Também tem o caso da base de Krasnoyarsk, no sul da Sibéria, uma instalação que outrora fora das tropas de mísseis estratégicos, construída em 1962. Mas tarde, ali mesmo, se assentou um povoado chamado de Krasnoyarsk 66. Em 2002, a unidade foi dissolvida e os mísseis desmontados. Alguns silos foram fechados com concreto e outros explodidos. Mas restaram alguns, que agora são extremamente populares para os aficionados por passatempo radicais e os catadores de sucatas.

Na costa do Mar de Laptev, na Península de Taymyr, norte da Sibéria Ocidental, existiu um povoado militar de nome Moscou 279. Ali estavam aquarteladas as unidades de defesa anti-aérea e de aviação. No começo da década de 90, as unidades se retiraram dali, mas muito material de guerra ficou abandonado. As casinhas de madeira que seguem à costa do mar são utilizadas na atualidade por caçadores, pescadores de ornitólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário