Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 27 de julho de 2010

Vasily Zaytsev: O Urso de Stalingrado

Vasily Zaytsev é um dos atiradores mais famosos do mundo, que durante o período de 10 de novembro a 17 de dezembro de 1942, abateu nos combates de Stalingrado 225 soldados e oficiais fascistas, incluindo 11 atiradores.

Nasceu em 23 de março de 1915 em uma família de campesinos, em uma aldeia na região de Chelyabinsk. Desde a sua infância,Vasily foi muito próximo da caça. Aprendeu a caçar com arco e flecha, depois com armas de fogo, das quais a primeira foi um presente de seu avô quando tinha apenas 12 anos. Ele estudou na escola técnica em Magnitogorsk e serviu como um contador no Extremo Leste da URSS.

Quando a Segunda Guerra Mundial começou, Vasily tinha 26 anos de idade e era apenas excelente atirador, mas também um maestro na arte de se camuflar e na paciência. Tinha todas as qualidades de um atirador profissional: Visão aguçada, ouvindo sensível, firmeza, sangue frio, valentia, estratagema militar. Sabia escolher as melhores posições; Escondia-se dos soldados inimigos em lugares que eles jamais imaginariam encontrá-lo. Atirador glorificado, abatia o inimigo implacavelmente.

E um duelo com contra o atirador alemão König (segundo outras versões, seu nome verdadeiro era Heinz Thorvald), diretor da escola de atiradores da SS, de Berlim, ganhara fama mundial. König foi mandado para Stalingrado com o objetivo de agregar-se aos outros atiradores do exército alemão e eliminar pessoalmente o famoso atirador soviético, destruindo desse modo a lenda de sua invencibilidade e conseqüentemente elevar a moral dos soldados da Wehrmacht.

Vasily Zaytsev escreveu sobre esse duelo:“Eu conhecia a “assinatura” dos atiradores fascistas pelo caráter de seus tiros, sua camuflagem e em seguida, distinguia-os entre atiradores mais profissionais e novatos, dos covardes aos corajosos e decididos.”

“Contudo, o caráter do “ super-atirador” era um segredo pra mim. As observações diárias de nossos companheiros não davam nenhum resultado. Era difícil dizer em que parte se encontrava. Provavelmente mudava sua posição com freqüência e me buscava com a mesma precaução que eu buscava-o. Um dia o alemão matou meu amigo Morozov, e Sheykin foi ferido por um rifle com mira telescópica. Morozov e Sheykin se consideravam atiradores muito profissionais, conseguiam lograr êxito em muitas lutas difíceis. Já não havia dúvida que haviam “tropeçado” com o “super-atirador” eu estava procurando.”

“Ao amanhecer, ocupamos Nikolay Kulikov e eu as mesmas posições que no dia anterior estiveram nossos companheiros. Observando a paisagem conhecida, não descubro nada de novo. Termina o dia. De repente, na trincheira do fascista aparece inesperadamente um capacete e moveu-se lentamente ao largo da trincheira. Disparar? Não! É uma armadilha! O capacete esta se movendo de maneira artificial, é provável que seja o “ajudante” do atirador, o mesmo espera me descobrir pelo meu disparo.”

Onde se esconde? Perguntou Kulikov, quando à noite deixamos o nosso esconderijo. Pela paciência que manifestou o inimigo durante o dia, adivinhei que o atirador alemão esteve por aqui. Passa o segundo dia. Quem de nós terá nervosos mais resistentes? Quem será mais astuto?”

“Observava com muita atenção, durante muito tempo a posição do inimigo, mas não podia encontrar seu esconderijo.Continuo observando.”

"Entre o tanque e o forte se encontra uma chapa de ferro com um monte de tijolos quebrados. Ele esteve ali por muito tempo. Me imagino no lugar do inimigo e me pergunto: Onde seria melhor situar-se a do atirador? Ocupar posição sob aquela folha de ferro? "

“O melhor seria se esconder ali, debaixo da folha de ferro, na zona neutra. Decidi comprovar. Coloquei uma luva em cima de uma tabuleta. O fascista se deixará enganar. Um impacto direto, seguro que está sob folha de ferro.”

“É necessário fazer com que ele apareça e apontar pelo menos uma parte de sua cabeça. Agora é inútil conseguir. Necessito de tempo. Mas eu conheço o caráter do fascista. Não mudar de uma posição tão boa. Nós teremos que mudar a posição por nós mesmo.”

“Nós ficamos até o amanhecer. O sol aparecia muito rápido e com a chegada do dia, os combates se desenvolviam com mais intensidade. Mas nenhum ruído pode distrai-nos para cumprir nossa tarefa.”

“Durante a primeira parte do dia, decidimos fazer uma pausa. Pois o reflexo da mira poderia delatar nossa posição. À tarde, nossos rifles estavam na sombra, enquanto na posição caiam diretamente os raios do sol. Em uma borda da folha algo brilhou: Seria uma parte de cristal da mira? Com muito cuidado, como só poderiam fazer os atiradores mais experientes, Kulikov começou a levantar o capacete. O fascista disparou. O hitleriano pensou que tinha assassinado por fim o atirador soviético; Apareceu a cabeça daquele alguém que ele estava a caçar por 4 dias. Com isso contava eu. Meu disparo foi preciso. A cabeça do fascista abaixou e o visor ótico do seu rifle, imóvel, continuo brilhando debaixo do sol até a noite. “No final da noite, nossos soldados atacaram os alemães e no calor da batalha, tiraram debaixo da folha de ferro o comandante fascista morto. Pegaram seus documentos e levaram ao chefe de sua divisão.”

Essa parte da história foi imortalizada no filme Enemy at the Gates onde o papel do atirador soviético foi interpretado pelo ator britânico Jude Law.

Vasily não teve possibilidade de comemorar com seus companheiros a vitória do Exército Vermelho em Stalingrado. Em janeiro de 1943 ele pisou em uma mina, ocasionando em seriíssimos ferimento e quase ficou cego. Depois de várias cirurgias, os médicos conseguiram devolver sua visão. Em 22 de fevereiro do mesmo ano, Vasily recebeu a Medalha Herói da União Soviética.

Ao recuperar-se das feridas, Vasily continuou treinando os atiradores soviéticos até os últimos dias da guerra; Dirigiu uma seção de morteiros e mais tarde uma empresa militar.

Após a guerra, Zaytsev escreveu dois manuais para atiradores de elite, se graduou em um instituto de produção têxtil e da indústria leve. Trabalhou como diretor de uma fábrica de máquinas como diretor da fábrica de, como diretor de uma fábrica de confecção ucraniana e como diretor do Instituto de Luz indústria leve. Ele permaneceu amante do tiro de precisão até os últimos dias de sua vida. Mesmo já velho não perdeu a precisão.

Ele morreu no dia 15 de dezembro de 1991. Apesar de seu último desejo de ser enterrado em Stalingrado, foi enterrado em Kiev. Só em 2006, graças aos esforços de sua viúva, Zinaida Zaytseva as cinzas de Vasily Zaytsev foram levadas para Mamayev Kurgan, ao redor Stalingrado (hoje Volgogrado).

3 comentários:

  1. Linda estória...Grande herói soviético.

    ResponderExcluir
  2. Por que existe dois nome para ele? Um é Vassili Zaitsev e o outro é Vasily Zaytsev.. alguém me responde pfvr..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe dois nomes, existe transliterações diferentes.

      Excluir