Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O rifle perfeito?

“Não dispare até que veja o branco dos seus olhos”, gritou supostamente um revolucionário americano na Batalha de Bunker Hill. Diz a lenda que os rebeldes estavam poupando munição, dado a imprecisão dos rifles do século XVIII.

Mas as coisas têm percorrido um longo caminho desde 1775. Como novo sistema sniper DARPA "One Shot", que se prevê cair nas mãos dos soldados em 2011, os militares americanos darão a possibilidade aos atiradores a possibilidade de abater um inimigo a uma distância de 2km, com ventos de 10 a 20 milhas por hora. Os militares acreditam que o sistema dará ao atirador efetuar 6 tiros perfeitos em 10 oportunidades.

O sistema One Shot ainda não se aproximou do recorde aproximado. Em novembro do ano passado, o sniper do Exército Britânico, o Cabo Craig Harrison, fez dois disparos a uma distância de 1.53 milhas, na província de Helmad, Afeganistão. Mas Harrison modestamente agradeceu o tiro prefeito as condições: sem vento, grande visibilidade e clima ameno. O programa DARPA pretende dar aos soldados tecnologia para atingir um alvo em condições adversas.

Para cumprir essa meta, os engenheiros tinham que primeiro descobrir o que fazer com o vento. O protótipo da não pode livrar-se do vento, mas ela precisa corrigir isso. Caso contrário, a longas distâncias, os projéteis podem sair fora do curso. Em nota, a DARPA atesta que um vento contrário a 10mph pode produzir uma perda mesmo a uma distancia de um quarto de milha.


A mira do One Shot é um sistema de computador que usa lasers para monitorar não só a distância, mas também a turbulência do vento na trajetória do projétil.

Referências:
Computing smart-scope gunsight for US snipers
http://www.theregister.co.uk/2010/05/25/darpa_terry_pratchett_gunsights/
.
One Shot Phase 2 Enhanced (2E)
DARPA’s New Sniper Rifle Offers a Perfect Shot Across 12 Football Fields
https://www.fbo.gov/utils/view?id=1c871251d4f47d3cf30d40d64c7cc251
.
Advanced Sighting System (One-Shot)
http://www.darpa.mil/sto/solicitations/oneshot/index.html
.
Darpa’s Super Sniper Scopes in Shooters’ Hands by 2011
http://www.wired.com/dangerroom/2010/05/darpa-wants-super-sniper-rifles-in-shooters-hands-by-2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário