Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nalchik sob ataque

Na manhã de 13 de outubro de 2005, os moradores da cidade de Nalchik, capital da república russa de Kabardino-Balkária, foram surpreendidos com um forte ataque dos militantes islâmicos. Às 9:15h, cerca de 217 militantes islâmicos lançaram vários ataques à instalações governamentais e militares, incidente esse ficou conhecido como “Assalto a Nalchik”.

No dia do mesmo mês, o chefe militar da guerrilha separatista chechena, Shamil Basayev, assumiu a autoria dos ataques em comunicado exposto no site Kavkaz Center, utilizado pela guerrilha. No mesmo comunicado, Basayev disse que os dois principais grupos que iniciaram os ataques (militantes mais experientes em combate) abandonaram a cidade duas horas depois do inicio dos ataques. Basayev ainda admitiu que seus homens mataram cerca de 140 pessoas, no intensa troca de tiros cerca de 14 civis perderam suas respectivas vidas e 115 foram feridos. Basayev disse que 35 de seus homens sucumbiram na missão, as autoridades russas disseram que 85 terroristas morreram junto com 59 suspeitos.

Na operação Ilyas Gorchkhanov, o primeiro líder do grupo Ingush Jamaat, foi morto pelas forças de segurança russas.

Basayev na ocasião era considerado o terrorista número um da Rússia.

Agora fique com um documentário de um canal russo sobre o acontecido. O documentário contém cenas reais do ataque dos insurgentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário