Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Relações na área de segurança entre Cuba e Rússia pode ser o motivo da reaproximação entre EUA e a Ilha

Havana
Obama anunciou ontem (17) que está há alguns meses mantendo conversas secretas com o líder cubano Raúl Castro para levantar o embargo à Havana, mas o movimento americano denota fraqueza e não bom senso.

Cuba e Rússia anunciaram em 16 de maio que tinham assinado um memorando, em Moscou, o qual permitia ambos países intensificarem a cooperação entre o Sovet Bezopasnosti Rossiyskoy Federatsii (Conselho de Segurança da Federação Russa) e a Comissão Cubana para Defesa e Segurança Nacional).

Os americanos não gostaram desse acordo, pois as agências de inteligência americanas acreditam que a Rússia está criando um aparato para acompanhar os voos de bombardeiros estratégicos russos no Golfo do México e Mar do Caribe.

Funcionários do governo russo realizaram recentemente discussões com cubanos e venezuelanos para o possível uso de seus aeródromos para a operação de bombardeiros Tu-95. Esses bombardeiros têm realizado um grande número de voos ameaçadores a costa dos EUA nos últimos meses.

Além disso, a inteligência americana crê que a Venezuela alargou a pista principal do Aeroporto Internacional Simón Bolívar justamente para ser possível a operação desses bombardeiros dotados de armas nucleares e mísseis de cruzeiro.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu declarou 12 de novembro que a Rússia iria começar a enviar bombardeiros de longo alcance para o Golfo. "Temos que manter presença militar no Atlântico e Pacífico, bem como no Caribe e no Golfo do México", disse ele, complementando bombardeiros estratégicos seriam enviados para a região para "exercícios".

Bombardeiros estratégicos russos do tipo Tu-160 visitaram a Venezuela no ano passado. Os T-95 não conseguiram pousa na Venezuela devido a preocupações de que as aeronaves não teriam uma pista grande o suficiente para decolagem das aeronaves.

O acordo de segurança entre Rússia e Cuba alcançado em maio foi anunciado por Nikolai Patrushev, ex-diretor do Serviço Federal de Segurança, o sucessor do KGB da era soviética, e atualmente secretário do Conselho de Segurança.

"A situação no mundo está mudando rapidamente e é dinâmica. É por isso que vamos precisar de capacidade para reagir a ela prontamente”, disse Patrushev  a jornalistas 16 de maio em Moscou.

A delegação cubana em Moscou à época era encabeçada pelo coronel Alejandro Castro, um funcionário do Ministério do Interior e filho do líder cubano Raul Castro.

Em julho, as agências de notícias russas informaram que Cuba tinha concordado em voltar a abrir um posto soviético de escuta eletrônica em Lourdes, Cuba. A instalação, que espionou as comunicações americanas no sul dos Estados Unidos, foi fechada após o colapso da União Soviética em 1991.

Patrushev é o homem forte de Moscou para as relações com os Estados da América Latina. Em 2008, ele viajou para a Venezuela para conversas com o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, à época os navios da Marinha Russa e da Venezuela s realizaram exercícios conjuntos. A Rússia tem fornecido equipamento militar para o Exército Venezuelano.



10 comentários:

  1. Faz sentido. Parece que os EUA estão com medo da Rússia montar uma base militar avançada em Cuba para operações militar e espionar informações secretas deles.

    A guerra Fria está voltando...

    ResponderExcluir
  2. A Rússia quer cercar os EUA pelo sul (Cuba e Venezuela), pelo norte (Ártico) e pelo oriente. Exatamente como os EUA estão fazendo com a Rússia. Vamos agradecer ao Putin pois com isso é mantida a "dissuasão" e nós aqui no sul, escapamos do inverno nuclear!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é isso mesmo, mas, será que com isso a Russia vai se dar como satisfeita, porque os Americanos irão investir poderosamente em finanças em Cuba para recupera-la, vai ter graça os EUA com embaixadaq e outros aparelhos de escuta em cuba, isso não vai atrapalhar a Russia, era um esquema da Russia e agora?a Russia está em desvantagem no momento, irá dar certo hoje esse posto de escuta em Cuba?

      Excluir
    2. O embargo ainda não caiu meus caros,isso é apenas uma retomada ''oficial'' das relações entre ambos os países !
      E acredito que assim que os EUA começarem mesmo a por seus produtos e sua ideologia em Cuba, o povo esquece logo logo a Rússia,mas volto a repetir isso só ira ocorrer apos a queda do embargo econômico !
      O povo quer é viver a vida ter carro,internet e bens de consumo,coisa que não acontece na atualidade e nem a Rússia proporcionou aos cubanos .

      Excluir
  3. "Elementar, meu caro Watson"

    ResponderExcluir
  4. Os EUA já levaram a Rússia à recessão via preço do petróleo e logo haverão de quebrar o país! Que medo eles devem estar tendo disto!

    ResponderExcluir
  5. Mas há uma outra visão muito interessante sobre o que de fato poderá ocorrer como consequência da sabotagem sobre os preços do petróleo e gás.

    http://conscienciah.blogspot.com.br/2014/12/putin-o-grao-mestre-e-o-ferrolho-de-ouro.html?m=1

    A coisa não é tão simples como parece.

    ResponderExcluir
  6. Quando a internet surgiu, parecia que seria a fonte de informação para livrar quem fosse lúcido da mídia manipuladora, a net se tornou no entanto um reduto gigantesco de teorias conspiratórias (não é por acaso que vemos no Brasil um monte de mongois fãs de Bolsonaro e Olavo de Carvalho), desde quando qualquer manobra seja russa próximo aos EUA ou americana próxima a Rússia vai gerar medo de um lado ou outro? Acham que derrepente vão começar se aniquilar com armas nucleares como se fosse um filme apocalítico? Fala sério. E a Rússia é outra também que nossa, olhem essa parte
    Em julho, as agências de notícias russas informaram que Cuba tinha concordado em voltar a abrir um posto soviético de escuta eletrônica em Lourdes (tá então vão vigiar publicamente os EUA, não existe mais fator surpresa em espionagem é tudo ás claras agora e nada mais é feito secretamente?). Dispensa comentários mais né.


    ResponderExcluir
  7. michel, me passa o link da nasheed luta de espadas, achei massa ela quando vi nos vídeos.

    Ah, e parabéns pelo trabalho no blog. É bom ver o outro lado das notícias, que geralmente não é repassado pela mídia oficial brasileira, tudo lá tem que passar pelo filtro da censura dos interesses de EUA e aliados, hahaha.

    ResponderExcluir