Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Se fragmenta o Estado Ucraniano?

As províncias do sul e do leste da Ucrânia, assim como a República Autônoma da Criméia, cujos representes se reuniram na cidade de Carcóvia, anunciaram há pouco que assumem a plenitude do poder até que a ordem institucional no país seja restabelecida.

Participaram da reunião políticos de todos os níveis governamentais das províncias de Donetsk, Lugansk, Dnipropetrovsk, Cracóvia e da República Autônoma da Criméia. Também participaram da reunião os prefeitos da cidade de Cracóvia, Sebastopol e Donetsk.

“Os acontecimentos dos recentes dias na capital da Ucrânia, a cidade de Kiev, levaram à paralisa dos órgãos do poder e a desestabilização da situação do país”, diz o documento que fora aprovado pelos políticos. O texto da resolução inclui também “chama” as províncias vizinhas das ditas províncias a se organizar e fazer frente a invasão de grupos armados ilícitos.

Os órgãos do poder central estão paralisados, revela a resolução. A Verkhovna Rada (Parlamento) da Ucrânia funcional em condições de terror, a ponta de pistola e baixo de ameaça de assassinato”. Por esses motivos, “as decisões do Parlamento, adotas em ditas condições, colocam em duvida a sua legitimidade e validez”.

“Organizem pelotões, batalhões... Além dos veteranos da Guerra do Afeganistão! Alguns grupos terroristas se apoderaram do poder, temos que fazer-lhes resistências”, diz uma outra resolução mais explícita.

Curta a página do Informante no Facebook e receba notícias que não são postadas no blog, assim como sugestão de leitura e vídeos.

8 comentários:

  1. e as forças armadas ucranianas? não interferiram ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não foi ordenado isso. A função das Forças Armadas é proteger as bases militares e impedir a tomada delas por forças extremistas.

      Excluir
    2. Em uma situação de violenta guerra civil, as Forças Armadas ucranianas não intervieram. Aqui o governo do PT quer usar as FFAA para reprimir os protestos durante a Copa, caso falhem neste propósito as polícias militares. Este governo do PT está louco para colocar as FFAA em uma armadilha.

      Excluir
    3. E se a PM não der conta as FAs devem intervir mesmo. Também é função dela manter a ordem social, abalada por uma minoria que confunde PT com Estado. Protestos orquestrados e incentivados pela mídia, num ano eleitoral cujo onteresse é só tirar votos da Dilma, porque se não fossem esses protestos, a reeleição dela no 1º turno seria inevitável. Não ganham na eleição, então optasse pelo golpe baixo. Por muito menos, o Exército derrubou um governo eleito em nome da estabilidade social, então que intervenham em prol da manutenção da democracia.

      Excluir
  2. Há informações sobre o número de mortos de ambos os lados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O Informante sempre tem dados reais sobre esse tipo de assunto:
      Forças Governamentais: 16 mortos
      Protestantes: pouco mais de 100 mortos

      Excluir
  3. E quanto aos policiais sequestrados, quantos são realmente? Simples manifestantes não teriam capacidade para realizarem sequestros de policiais bem treinados. Mas ex-combatentes da guerra no Afeganistão sim.
    Situação extremante complexa a da Ucrânia. Disputada pelo Ocidente e pela Rússia ao mesmo tempo, corre risco de haver secessão lá, como ocorreu na ex-Iuguslávia?

    Luiz Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última notícia que eu tive, não chegava a 30 os policias capturados. Se diz capturados, não sequestrados, pois não foram sequestros. Na confrontação entre policiais e manifestantes, as vezes os policias ficavam encurralados, apanhavam e eram capturados para serem usados como barganha. Tem todo policial que está na Praça Maidan é policial de tropa de choque, que fique claro.

      O caso da Ucrânia é bem diferente do que a Iugoslávia.

      Excluir