quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Corpo de Kalashnikov deixa Izhevsk e parte para Moscou


Depois do velório público de Mikhail Kalashnikov na catedral de Svyato Mihailovsky, o corpo do lendário armeiro russo saiu em cortejo pelas ruas Izhevsk. Cortejo, de centenas de metros, terminou perto da casa de Kalashkinov. Depois disso, o corpo de um dos maiores ícones da Federação Russa partiu para o aeroporto com destino a Moscou. Corpo de Kalashnikov será levado para um Memorial Militar recém inaugurado.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Submarino estratégico "Alexander Nevsky" é incorporado à Marinha Russa

Foi incorporado ontem (23) à Marinha Russa o submarino nuclear lançador de mísseis  K-550 Alexander Nevsky. Um cerimônia aconteceu no porto de Severodvinsk e contou com a presença de Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

China está construindo um "super porta-aviões"

A China anunciou que está construindo um porta-aviões de propulsão nuclear para fazer frente as tentativas dos EUA de aumentar sua presença militar no mar da China Meridional e na região no sudeste asiático.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Informante analisa o desfecho da concorrência de caças da FAB

Caríssimos, apesar de não estar postando religiosamente como em outros temos, tenham ciência de que eu estou de olho em tudo e sempre trarei informação diferenciada para os senhores (as).

Hoje eu abordarei o fim da concorrência de caças da Força Aérea Brasileira. Muitos de vocês já devem ter o conhecimento de que o Brasil optou pelo caça sueco Gripen NG, mas nenhum viu uma análise fria e nacionalista como a minha. Antes de começar a tecer sobre o tema, convido-os a darem uma olhada em todo blog. Vejam que o meu blog não faz propaganda de nenhuma empresa de material bélico, ao contrário de outros sites. Digo isso e devo lembra-los que O INFORMANTE nasceu para se contrapor aos sites/blog que enganam uma boa parcela dos amantes do tema “defesa” em favor de seus bolsos.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Contrato com Paquistão avança na Mectron

A Mectron vai iniciar no próximo ano a fase de industrialização do míssil anti-radiação MAR-1, o primeiro produto exportado pela empresa para o governo do Paquistão. Na época da assinatura do contrato, em 2009, o Ministério da Defesa do Brasil chegou a comentar que o acordo com o Paquistão contemplava a compra de 100 unidades do míssil, avaliadas em US$ 85 milhões. Os executivos da Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT) não comentam o valor do contrato devido à existência de cláusulas de confidencialidade.
O primeiro projeto de cooperação internacional da Mectron na área de mísseis foi feito com a África do Sul, em 2007, envolvendo o desenvolvimento conjunto do A-Darter, míssil de combate ar-ar de quinta geração. Do lado sul-africano participa a empresa Denel. No Brasil, além da Mectron, também estão no projeto a Avibras e a Optoeletrônica.

Thales prioriza Brasil no plano de expansão

A francesa Thales - que atua nos setores aeroespacial, de defesa, segurança e transportes - acaba de dar um passo importante em sua estratégia de obter um crescimento rápido de suas atividades no Brasil. O contrato, assinado ontem, em Brasília, com a Visiona (joint-venture entre a Embraer e a Telebras) para fornecimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) marca uma etapa significativa no ambicioso plano do grupo em relação ao mercado brasileiro. "A prioridade é ampliar a dimensão dos nossos negócios no país", disse ao Valor o presidente mundial do grupo, Jean-Bernard Lévy.

Compra de caças só daqui a três anos

Por causa das eleições no ano que vem, franceses da comitiva de François Hollande avaliam que a definição da empresa fornecedora dos 36 supersônicos ficará para 2016

Índia retomou as negociações com a Dassault

O comando da Força Aérea Indiana retomou as negociações com a empresa francesas Dassault para a aquisição de 126 caças Rafale, revelou ao The Indian Express comandante dessa força, Norman Anil Kumar Brown.

Engenheiros russos acusam chineses de copiar o design do MiG Skat

Lijian
Os cientistas e engenheiros chineses terão que se defender de uma nova acusação de roubou de tecnologia militar. Desta vez, a aeronave envolta em polêmica trata-se do UCAV Lijian, aeronave essa muito similar ao UCAV russo MiG Skat, desenvolvido pela empresa Mikoyan.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Hollande vem ao Brasil e com ele o presidente da Dassault

Quando o presidente francês, François Hollande, desembarcar no Brasil, depois de amanhã, trará um personagem especial: Éric Trappier, presidente da Dassault, fabricante do caça Rafale.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ThyssenKrupp Marine Systems fornecerá 2 submarinos convencionais à Cingapura

A ThyssenKrupp Marine Systems, uma companhia da ThyssenKrupp Industrial Solutions, firmou um contrato de entrega dois submarinos da classe 218SG para Cingapura.

China inicia a produção em série do J-15 “Flying Shark”

A empresa aeronáutica chinesa Shenyang Aircraft Corporation iniciou a produção em massa de J-15 “Flying Shark”, modelo esse que operará no porta-aviões “Liaoning” e no novo porta-aviões que a China está a construir. De acordo com a edição chinesa do People's Daily, a empresa já entregou a primeira aeronave de série para Marinha Chinesa.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Rússia está desenvolvendo um míssil de nova geração com guiamento AESA para o T-50

A Rússia entrou de vez na nova geração de caça ao desenvolver um protótipo de caça de 5ª. Novas formas, motores, materiais e aviônicos estão sendo desenvolvidos para o novo caça de superioridade aérea russo, o T-50.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Nova camuflagem do T-50 é inspirada em tubarão e causa ilusão de ótica

Uma nova foto capturada pelo fotografo Artyom Anikeev mostra o novo caça furtivo russo Sukhoi T-50, o inimigo número um do caça americano F-22 Raptor.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

T-50: Caça russo de 5ª geração será submetido a testes estatais em 2014

T-50-5
A empresa aeronáutica russa United Aircraft Corporation (UAC) confirmou ontem (21) que o caça de 5ª geração russo, o T-50, será submetido a testes estatais no começo do ano que vem.

Guerra na Síria acirra embates entre sunitas e xiitas no Oriente Médio

Cerca de cem pessoas morreram na disputa que, desde o início do mês, confronta os rebeldes xiitas dos Huthis e um grupo salafista no noroeste do Iêmen. O incidente, mais um dos que sofre esse infortunado país, foi considerado outro episódio da divisão entre sunitas e xiitas que atravessa o Oriente Médio. Entre os observadores se instalou uma espécie de fatalidade que vê essa parte do mundo destinada a uma guerra de religião. Mas a fratura confessional não é um desígnio inexorável, e sim o fruto de políticas deliberadas que correm o risco de se transformar em uma profecia autocumprida.

Em Trípoli, os grupos armados estão no centro de uma briga pelo poder

Sequestrado e levado à força por um grupo armado, no domingo (17), Mustafa Nuh, número dois do serviço de inteligência da Líbia, ainda não havia sido libertado até a manhã de segunda-feira (18). No dia 10 de outubro, o primeiro-ministro Ali Zeidan já havia sido "raptado" por algumas horas por uma katiba (brigada de combatentes), mas sob ordens do Congresso Geral Nacional (CGN). Em meio à desordem que reina na Líbia, a prática não tem mais nada de excepcional. Há dois meses, o filho do ministro da Defesa também foi detido por uma dessas milícias.

Gibraltar tem exército treinado, experiente e independente

Considera-se desde tempos imemoriais que Gibraltar não tem exército e nem lhe faz falta, pois basta e sobra reclamar a presença da todo-poderosa armada britânica, se for necessário. Visto o Rochedo como colônia e base militar, os "llanitos" [como são conhecidos os moradores e o dialeto locais] pareciam se dedicar a seus negócios (alguns tão criticados na Espanha) e delegar a terceiros os detalhes de sua defesa e seus assuntos exteriores. Era, ou deveria ser, uma das vantagens de ser britânico. Entretanto, Gibraltar tem forças armadas e, além disso, elas fazem manobras com tropas marroquinas.

Hamas mantém domínio em Gaza, apesar de isolamento político e baixas

Tudo leva a crer que Ibrahim Abu Naja não está exagerando quando afirma que "centenas de simpatizantes e de militantes do Fatah foram interpelados e ameaçados" pela polícia do Hamas nos dias que precederam aquilo que deveria ser uma manifestação de revolta dos habitantes de Gaza contra seu governo, no dia 11 de novembro. Deputado e líder do Fatah (o partido dominante da Autoridade Palestina) em Gaza, ele sabe o que significa a repressão costumeira do Hamas contra os militantes do partido do presidente Mahmoud Abbas.

Em Gaza, falta de energia provoca contaminação e barra desenvolvimento

O esgoto começou a se espalhar por Gaza no dia 14 de novembro, com um lodo fétido penetrando pelos pátios e às vezes invadindo a parte térrea das casas. Na véspera, uma das principais estações de tratamento de águas residuais havia parado de funcionar, em razão da falta de energia elétrica e de combustível que atinge Gaza.

Justiça no Egito está nas mãos do policial na próxima esquina

Um homem mascarado aponta sua arma, na companhia de outros colegas que protestam contra os militares, durante o aniversário dos protestos iniciados em 2011, nesta terça-feira (19), nas proximidades da praça Tahir, no Cairo
"Os jornalistas não eram obrigados a respeitar o toque de recolher. Uma noite, eu estava passando em frente ao Ministério do Interior. Um policial me parou. Ele revistou minha bolsa e confiscou o cartão de memória de minha câmera. 'Por que está fazendo isso?', eu perguntei. 'Cala a boca', ele respondeu. 'Você não é nada. Posso colocá-lo na cadeia, posso dizer que você é um terrorista, posso até mesmo matá-lo. Ninguém vai defender você. Agora o povo está do nosso lado'." O jovem fotógrafo Oussama, de 23 anos, brande sua credencial de imprensa com veemência. "Ele me ameaçava com sua arma de fogo. No final, ele me deixou ir, mas tive de fazer um desvio para chegar até minha casa."

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Os segredos do plano nuclear da Arábia Saudita

A Arábia Saudita investiu em projetos de desenvolvimento de armas nucleares paquistanesas e que crê que poderia obter armas nucleares quando quiser, revelaram várias fontes à BBC.

Ratnik+: Rússia e França desenvolverão conjuntamente uma versão otimizada do "Ratnik"

Rússia e França desenvolverão em um futuro próximo um novo uniforme de soldado do futuro, informou uma fonte da defesa francesa à agência de notícias russa ITAR-TASS.

A próspera China segue sob a mão de ferro do partido

A democracia não tem mistérios. Nem sequer os tem a invenção pós-soviética da democracia soberana, um grande cozido organizado por policiais e espiões do princípio ao fim. Tampouco os tem a monarquia, por mais que seu antigo perfume ainda possa embriagar alguns poucos. Nem a autocracia, idêntica a si mesma em sua arbitrariedade. Já faz tempo que o mistério da epifania do poder ficou destruído em quase todo o mundo, exceto em dois recintos peculiares, o Vaticano, em Roma, e Zhongnanhai, em Pequim, onde as sucessões ocorrem sob ritos e procedimentos que são subtraídos à visão dos mortais.

China prepara pacote de reformas para os próximos anos

Quando os novos líderes chineses, encabeçados por Xi Jinping, ascenderam ao poder no 18º Congresso do Partido Comunista Chinês (PCCh), em novembro de 2012, prometeram realizar profundas reformas econômicas e construir uma sociedade mais rica. Xi foi designado naquele conclave secretário-geral do PCCh e, em março passado, foi nomeado presidente do país. Desde então, foi assentando seu poder e eliminou alguns dos últimos obstáculos herdados de seu antecessor, Hu Jintao, como o escândalo do ex-líder do PCCh na municipalidade de Chongqing e potencial rival, Bo Xilai. Bo foi condenado à prisão perpétua em setembro por suborno, malversação de fundos e abuso de poder.

CIA opera e abusa do poder livremente pela Espanha

A Espanha é uma base de operações sujas da CIA até agora sem consequências para os espiões que operam aqui em segredo, cometendo crimes e burlando a lei, segundo as fontes consultadas entre a polícia e os juízes espanhóis. Os 13 agentes da Agência Central de Inteligência envolvidos no sequestro do cidadão alemão Khaled el Masri, de origem libanesa, podem respirar tranquilos. Depois de vários anos de investigação judicial, seu caso está prestes a ser arquivado.

Separatistas flamengos apresentam plano para o fim da Bélgica

A Nova Aliança Flamenga (NVA) de Bart De Wever, o principal partido de Flandres (29% dos votos nas eleições legislativas de 2010) apresentou, na última quarta-feira (30), seus planos para a divisão da Bélgica. Eles lhe servirão de programa institucional para as legislativas do dia 25 de maio de 2014.

Cidade cercada na Síria sofre ataque de outra arma letal: a fome

Enquanto o mundo se volta para o desarmamento químico da Síria, milhares de pessoas no país enfrentam uma preocupação mais premente: a fome. Isoladas pela violência em curso, elas estão morrendo porque não têm acesso a suprimentos. Muitas não vão sobreviver ao inverno.

Esperanças alemãs para centenário da 1ª Guerra Mundial podem ser frustradas

Tyne Cot é o maior cemitério de guerra britânico e da Comunidade Britânica, com 11.956 sepulturas, 8.369 delas com combatentes não identificados. Muitos dos homens aqui enterrados foram mortos na batalha de Passchendaele que ocorreu sob chuva, em 1917, quando a área em torno de Ypres tornou-se um lamaçal fedorento, e os homens feridos escorregavam das estruturas de madeira e desapareciam na lama.

Prenúncio do massacre nazista, 'Noite dos Cristais' (Kristallnacht) foi ignorada pelo mundo

Nos dias em torno de 9 de novembro de 1938, os nazistas cometeram o pior massacre da Alemanha desde a Idade Média. Para marcar o 75º aniversário do acontecimento, uma exposição em Berlim reúne relatos até então desconhecidos de diplomatas estrangeiros, revelando como esses eventos chocantes não causaram nada além de reprimendas vazias.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mídia estatal chinesa se orgulha da capacidade do país em atacar cidades americanas com armas nucleares

Um grande número de jornais e sites estatais chineses publicaram na semana passada artigos ostentando a capacidade da China de lançar ataques nucleares contra os EUA, assim informou a imprensa de Taiwan.

John Spence, primeiro mergulhador de combate dos EUA, morre aos 95 anos

John Spence, o primeiro mergulhador de combate dos EUA e figura importante no treinamento de tropas desse tipo, morreu aos 95 anos de idade nessa terça-feira (5) em um hospital em Bend, Oregon. Ele também foi responsável pela criação de uma tropa equivalente aos Navy Seals da Marinha Americana.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Spasskaya Bashnya 2013


Todos os anos, no inicio de setembro, a Praça Vermelha, em Moscou, hospeda o Festival Internacional de Música Militar “Spasskaya Bashnya”. O Spasskaya Bashnya é uma festa militar e só perde em importância para o desfile militar do Dia da Vitória.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Conheça o Pantsir-S1, sistema de defesa antiaérea que o Brasil está comprando da Rússia


O canal russo Russia 2 foi até o campo de testes de Kapustin Yar, no Oblast de Astrakhan, para contemplar o poder do mais novo sistema de defesa aérea de curto alcance da Rússia, o Pantsir-S1. No vídeo acima, você poderá ver o que ele pode fazer, como por exemplo, engajar com seus mísseis até 4 objetivos simultâneos.

Afiliada da Al Qaeda é vista como complicador para a paz na Síria

Combatentes do Jabhat al-Nusra em Aleppo
Enquanto se intensifica o planejamento para a conferência de paz em Genebra para a guerra na Síria, a ascensão de um grupo afiliado à Al Qaeda mina as chances de um fim negociado para o conflito, disse um alto funcionário do Departamento de Estado americano.

Serviço secreto dos EUA se mostra interessado em provedor de e-mail francês

A rede urdida pela NSA, revelada por Edward Snowden, o ex-consultor da maior agência de inteligência americana, tem proporções gigantescas. Hoje sabemos mais sobre os procedimentos e a extensão da intrusão americana e temos a certeza de que os Estados Unidos vasculham os segredos tanto de seus aliados como de seus inimigos. Em compensação, ainda são poucos os elementos conhecidos sobre o outro rosto dessa espionagem, onde aparecem os indivíduos e as empresas monitoradas pelo governo americano.

Diplomatas franceses foram espionados pelos EUA

Laurent Fabius, chanceler da França, fala com a imprensa antes de reunião com americanos
Washington também espionou as embaixadas francesas. Os documentos revelados pelo ex-consultor da NSA (Agência Nacional de Segurança) americana Edward Snowden não trouxeram à tona somente a extensão da espionagem eletrônica dos Estados Unidos em todo o mundo. Certos elementos mostram que os serviços secretos americanos desenvolveram programas muito inovadores para conduzir missões de espionagem mais tradicionais.

Espionagem americana divide a Europa

Esse poderá ser o convidado de última hora do Conselho Europeu de quinta e sexta-feira (24 e 25) em Bruxelas. O escândalo das escutas da NSA (Agência Nacional de Segurança Americana) acaba de mais uma vez arrebatar a agenda dos europeus, como aconteceu na ocasião das primeiras revelações na imprensa, no final de junho. François Hollande deverá abordar o assunto durante a reunião dos chefes de Estado e de governo. Mas, mais uma vez, nada indica que a reação dos 28 Estados-membros estará à altura da comoção suscitada entre a opinião pública pelo caso.

Cresce a irritação entre os aliados com a espionagem dos EUA

Edward Snowden, o 'delator' da NSA
As consequências diplomáticas dos vazamentos de documentos pelo ex-funcionário terceirizado da NSA Edward J. Snowden intensificaram-se na quarta-feira (23), com um dos aliados mais próximos dos Estados Unidos, a Alemanha, anunciando que a primeira-ministra Angela Merkel havia ligado revoltada para o presidente Barack Obama, buscando garantias de que seu celular não seria alvo de espionagem dos EUA.

Dados sugerem que espionagem a Merkel começou em 2002

Novos detalhes sobre o monitoramento do celular da chanceler alemã Angela Merkel pela NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês) americana enfureceram ainda mais o governo alemão no domingo e levantaram duas questões: por que os Estados Unidos a visavam desde 2002 e por que foram precisos cinco anos para o governo Obama suspender a vigilância?

Iêmen: à beira da guerra

A decisão da Câmara dos Comuns britânica de rejeitar uma ação militar contra a Síria foi a decisão certa e será saudada muito além das fronteiras daquele país conturbado. Os mais de 2 milhões de refugiados e 5 milhões de desalojados dentro das fronteiras da Síria desde o início do conflito compõem um retrato angustiante. Altere um pouco esses números, no entanto, e você poderia estar se referindo ao país onde eu nasci, o Iêmen.

Obama se enfraquece com polêmica dos drones e fechamento do governo

Obama é um presidente discutidor. Não somente não evita o debate, como o instiga. O que para alguns é uma virtude, para outros é inconveniente e inclusive um defeito. Discute porque acredita na força da palavra e em sua capacidade de convicção.

Nacional e obsoleto, carro desperta nostalgia no Irã

Em uma recente tarde de sexta-feira, no sofisticado bairro de Shahrak-e Gharb, em West Teerã, Porsches, Land Cruisers da Toyota e Mercedes-Benz de dois lugares circulavam para cima e para baixo pelas ruas enquanto músicas estridentes saltavam dos potentes alto-falantes cujo volume era rapidamente baixado quando carros de polícia passavam.

Espanhóis vão às ruas contra libertação de militantes do ETA

Sob um mar de bandeiras espanholas, no domingo (27), milhares de pessoas (200 mil, segundo os organizadores da manifestação) pediram justiça para as vítimas do grupo separatista basco ETA.

Como livrar-se de um nazista morto

Os restos mortais dos criminosos de guerra nazistas são tão perigosos quanto os dos vampiros. Contagiam ódio, geram culto, e é preciso manejá-los com cuidado. De fato, a melhor solução (e assim se fez com frequência) é incinerá-los e fazer desaparecer as cinzas de maneira discreta e definitiva, atirando-as ao rio mais próximo ou ao mar. Dessa maneira sumária se procedeu com Adolf Eichmann depois de seu julgamento e enforcamento em Israel em 1962. Poderá parecer cruel, e um atentado ao direito à memória e a um enterro digno que todo ser humano merece, inclusive o pior nazista.

Quinto protótipo do PAK-FA T-50 voa pela primeira vez

Se somou aos testes de voo o quinto protótipo do caça russo de 5ª geração, o T-50.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Líbia vive "normalidade caótica" sob domínio de milícias

"A Líbia não é um Estado, não é um presidente, não é um governo. A Líbia são milícias que tomam decisões por conta própria. Mas o primeiro-ministro quase não consegue proteger a si próprio!" Ainda ressoavam estas palavras do jornalista Sami Zaptia na quinta-feira (17) na redação do jornal "Libya Herald" quando o citado primeiro-ministro, Ali Zeidan, era sequestrado em sua cama no luxuoso hotel Corinthia em Trípoli, por um comando armado. Horas depois, outro comando o resgatava. Não se sabe se os milicianos queriam obrigá-lo a renunciar, como parte das vendetas políticas no interior do governo. Ou se pretendiam trocá-lo pelo terrorista da Al Qaeda Abu Anas al Libi, capturado há uma semana na capital líbia em uma operação dirigida pelos EUA. Não se sabe e talvez nunca se saiba.

Enquanto deixam o Afeganistão, britânicos se perguntam: "Por quê?"

Tropas britânicas no Afeganistão 
Após vidas perdidas e tesouro esgotado, para que foi tudo isso?

Esta pergunta está sendo feita em Cabul enquanto as tropas britânicas, assim como seus mais numerosos pares americanos, se preparam para entregar as funções de combate no Afeganistão no ano que vem, após um período que parece ter atingido poucas das metas estabelecidas por seus mestres políticos.

Dispersados pela guerra, sírios lutam para começar de novo

Durante a primavera deste ano, enquanto molhava as plantas na varanda de sua casa na Síria, Wedad Sarhan teve o prazer em observar como elas estavam voltando à vida após os meses de inverno. Uma árvore de jasmim enchia a pequena varanda com seu doce perfume. Um damasqueiro plantado oito primaveras antes estava florescendo pela primeira vez.

China quer cobrar dívida de guerra que o mundo ainda não saldou

Apesar de a China ter declarado seu desejo de manter a paz na Ásia, o país tem reivindicado de maneira assertiva as águas do Mar da China Meridional e do Mar da China Oriental. A retórica em tom de confronto sugere, para muitos observadores (e para os desconfortáveis vizinhos da China na região do Pacífico), um sentimento de direito reprimido decorrente da crescente importância de Pequim no mundo.

Promovendo uma versão mais branda das calamidades de Mao

Mao Tsé-tung
A fome que tomou conta da China de 1958 a 1962 é amplamente considerada como a mais mortífera na história registrada, matando de 20 milhões a 30 milhões de pessoas ou mais, e é uma das calamidades definidoras do governo de Mao Tsé-tung. Desde então, o partido encobre esse desastre com censura e eufemismos, buscando manter uma aura de reverência em torno do líder fundador do Estado comunista.

Para secretário-geral da OLP, "nunca os israelenses foram tão intransigentes"

 Yasser Abed Rabbo 
Como esteve em todas as negociações entre Israel e Palestina dos últimos vinte anos, Yasser Abed Rabbo fala por experiência própria: "Ao longo dos sete processos de negociações que conhecemos," declara ao "Le Monde" o secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP), "nunca os israelenses haviam adotado uma posição tão intransigente". Sob pressão americana, as discussões foram retomadas no final de julho com base em um acordo inicial: os dois primeiros assuntos a serem discutidos serão as fronteiras do futuro Estado palestino e as garantias de segurança exigidas pelo Estado judaico.

Sentença suspensa de opositor russo revela rachas no governo Putin

Alexei Navalny
Alexei Navalny, um blogueiro anticorrupção e líder da oposição russa, não irá para a cadeia. Mas a decisão do tribunal de suspender sua sentença após seu julgamento politicamente motivado não significa que Putin está repentinamente ao seu lado.