Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Engenheiros russos acusam chineses de copiar o design do MiG Skat

Lijian
Os cientistas e engenheiros chineses terão que se defender de uma nova acusação de roubou de tecnologia militar. Desta vez, a aeronave envolta em polêmica trata-se do UCAV Lijian, aeronave essa muito similar ao UCAV russo MiG Skat, desenvolvido pela empresa Mikoyan.

Os militares chineses publicaram recentemente vídeos de teste do UCAV Lijian, primeiro UCAV furtivo do país. O desenvolvimento do Lijian passou desperecido dos engenheiros russos até a presente data. No entanto, os engenheiros não tardaram em apreciar uma “assombrosa” similaridade com aeronave russa.

Especialistas russos acreditam que o Lijian pode utilizar o motor RD-33, o mesmo utilizado no Skat.

A informação que a China tinha testado o UCAV Lijian surgiu no portal Want China Times. O primeiro voo da aeronave durou 20 minutos e foi conduzido em um centro de testes no sudoeste da China.

Huang Jun, um professor da Universidade Aeronáutica de Pequim, refutou todas as acusações de que Lijian era uma cópia do Skat e concluiu que a aeronave chinesa também é muito similar ao UCAV americano X-47-B, mas salientou que todos os UAVs construídos na forma de asa voadora são muitos semelhantes.

2 comentários:

  1. bem,o mundo inteiro passou seculos copiando tudo o que os chineses faziam
    se eles copiam o produtos do ocidente ou da russia tem todo direito,pois o mundo copiou os produtos chineses antigamente

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso, a acusação não faz sentido algum. Como bem disse o professor chinês todo projeto de asa voadora é semelhante (X-47b, Neuron, etc)

    ResponderExcluir