Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 29 de janeiro de 2011

Brasil e Itália poderão ser parceiros em projeto de caça de 5ª geração turco


O INFORMANTE recebeu a informação de que as autoridades turcas estão em busca de parceiros para o desenvolvimento de um caça de 5ª geração e o Brasil e a Itália são os países preferidos. As autoridades turcas em breve iniciarão conversas com a empresa brasileira Embraer e a italiana Alenia Aeronautica.

Os turcos, esperam iniciar as negociações com os dois países ainda esse ano e quem conduzirá as negociações será a empresa Turkish Aerospace Industries (TAI), uma vez que o governo turco depositou toda confiança na empresa. Uma fonte precisou que em 2012, as autoridades turcas já saberão quem realmente irá aderir ao projeto.

A empresa aeroespacial turca mencionada acima, recebeu do governo turco, mais precisamente do escritório nacional de compras, ou da Subsecretaria da Indústria de Defesa (SSM), a bagatela de US$ 20 milhões para o ‘design conceitual’ do caça, cuja a expectativa de construção seja de 9 anos (2020).

A Turquia cada vez mais conduz seus próprios programas para a criação de armas top de linha, e isso é mais visível no âmbito naval e armas de infantaria. Mas a mentalidade turca também vem mudando na área especial, vide o programa que o país leva a cabo para a construção de veículos aéreos não-tripulados (UAVs) de alta tecnologia. Especialistas sugerem que os esforços no programa FX (nome do programa para a construção do caça de 5ª geração) visam a independência tecnológica do país, onde os turcos se afastariam cada vez mais a dependência das tecnologias americanas. O país ultimamente vem dando declarações que não medirá esforços para ampliar o seu poderio aéreo.

Em dezembro passado, o ministro da Defesa Nacional da Turquia, o senhor Vecdi Gönül, já havia salientado que o seu país iria desenvolver e fabricar seu próximo caça, com ou sem a ajuda de parceiros estrangeiros.

Gönül disse que o seu país também poderia cooperar com a Coréia do Sul, mas a chance é remota, uma vez a Coréia do Sul exigiu ser dona de grande parte do projeto.

5 comentários:

  1. So vendo pra acreditar o brasil nao tem pessoal qualificado pra isso so tem o dinheiro..

    ResponderExcluir
  2. Que pessimista, hein?

    O Brasil, junto com outro nação, tem sim capacidade de fazer um caça moderno e de excelente qualidade.

    ResponderExcluir
  3. temo que acreditar temo sim pesoal capacitados é só deixar a politica de lado pq só tem ladrão no governo para ter uma ideia estão fazendo jantares rifas para pagar as multas de ladrão no governo é só no BRASIL, temos que mudar isto temos que derrubar este governo ou seremos uma venezuela da vida

    ResponderExcluir
  4. Pessoal capacitado temos, mas os russos estão em um nível bem mais elevado que o nosso. Os russos já estavam a desenvolver os motores e o radar, a célula do caça já estava pronta. Em que iriamos contribuir?

    Derrubar esse governo? Cara, o problema do Brasil não são os governos, mas sim as leis? Venezuela da vida? Você começa a viajar.

    ResponderExcluir
  5. Estão enganados sobre o Brasil , ele tem sim proficionais que podem desenvolver aeronaves de combate de 5* ou 6* geração ,
    o problema é a corrupção e a falta de interesse dos palarmentares que só penssam em sí , caso contrario já teriam comprado caças ou até mesmo estáriam seu proprio caça.
    Fred A G

    ResponderExcluir