Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

domingo, 12 de janeiro de 2014

Comandante do ISIL se reuniu com um funcionário da inteligência saudita em Al-Anbar antes de ser morto

Um alto comandante do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL, por sua sigla em inglês) supostamente se encontrou com um alto funcionária da inteligência saudita na província de Al-Anbar apenas algumas semanadas antes se ser morto pelas forças iraquianas.

Citando um alto funcionário da defesa iraquiana o jornal televisivo Alsumaria News, do canal iraquiano Alsumaria, disse que um importante prisioneiro do ISIL repassou a informação de que Shaker Vahib al-Fahdavi havia se encontrado com um funcionário da inteligência saudita em um jardim em Al-Anbar cerca de 20 dias antes de sua morte.

Em agosto de 2013, militantes da Al-Qaeda, liderados por Fahdavi, filmou a execução de 3 motoristas iraquianos na fronteira entre o Iraque e a Síria e subiu o vídeo na rede global de computadores.

Fahdavi foi preso em 2006 por forças americanas e mantido em uma prisão na cidade de Basra, mas dois anos depois ele foi transferido para uma prisão na cidade de Tikrit. Em 2013, ele fugiu da prisão com a ajuda de Al-Qaeda e se juntou ao grupo terrorista para cometer vários crimes, incluindo sequestro e matando 13 soldados iraquianos em Ramadi, capital da província de Al-Anbar.

O prisioneiro não teve seu nome revelado. Ademais, ele foi preso recentemente por força iraquiana e também disse que o ISIL, que opera tanto dentro do Iraque e da Síria, recebeu US $ 150 milhões e 60 veículos em ajuda da Arábia Saudita.

A violência em al-Anbar eclodiu em 30 de dezembro de 2013, quando o Exército Iraquiano removeu um acampamento em Ramadi. As autoridades disseram que o acampamento foi utilizado como quartel-general da Al-Qaeda. O derramamento de sangue mais tarde se espalhou para a vizinha Fallujah.

As forças de segurança apoiadas por tribos sunitas têm lutado contra os rebeldes.

Um comentário:

  1. O governo monarca pária da Arábia Saudita está querendo fazer no Iraque o mesmo que está fazendo na Síria! Bandidos desfarçados de monarcas! São bandidos de alta periculosidade! Governo monarca terrorista, brutal, desumano!! Deve ser destruído!

    ResponderExcluir