Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

China poderia tomar a força Ilha Zhongye das Filipinas

Vários meios noticiosos chineses reportaram nos últimos dias que a China está preparada para invadir uma ilha no Mar da China Meridional ilegalmente ocupada pelas Filipinas, aliado dos EUA, avivando assim as preocupações pela escalada de tensão na região.

A notícia apareceu primeiramente no portal qianzhan.com sob o título “Súbito movimento importante das tropas chinesas este ano para recuperar a Ilha Zhongye a força”. Posteriormente a notícia foi traduzida pelo China Daily Mail.

Baseando-se no apoio americano, as Filipinas é tão arrogante que anunciou que este ano começará a aumentar sua força naval e implementará sua força aérea na Ilha Zhongye (Thitu), uma ilha chinesa que foi ocupada ilegalmente durante anos, assim afirmam alguns meios de mídia chineses.

Segundo especialista, a Marinha Chinesa elaborou um plano de combate detalhado para apoderar-se da ilha em uma batalha que acontecerá no Mar do Sul da China.

Os periódicos chinesas continuam afirmando que a “batalha” não será levada a cabo em território filipino, porém, sem dúvidas, esse país verá o potencial ataque de Pequim na Ilha Zhongey.

O território já é ocupado pelos filipinos há 40 anos.

16 comentários:

  1. Os tambores de querra soam!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns China, ponha para quebrar. Os EUA vão defender as Filipinas? NÃO e NÃO! Tá faltando coragem.

    ResponderExcluir
  3. Pago para ver a China retomar esta ilha à força! Se os EUA não defenderem as Filipinas, enquanto aliado seu, todos os outros aliados dos EUA ficariam na incerteza de que seriam defendidos pelos EUA em caso de conflitos. Isto seria praticamente o fim de todas as alianças militares dos EUA no exterior! Alguém sinceramente acha que os EUA deixariam isto ocorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se avaliarmos a Primeira e Segunda Guerra e Guerra Fria, veremos que os EUA nunca enfrentou abertamente uma potência, por que enfrentaria agora? Lembra que todos falavam que a Rússia jamais atacaria a Geórgia, aliado dos EUA?

      Excluir
    2. é verdade por um pais como as Filipinas os EUA até q não interviriam, agora deixa a CHINA atacar o JAPÃO pra ver o q acontece?

      Excluir
    3. Prezado Anônimo14 de janeiro de 2014 22:45

      Posso até concordar em parte com seu pensamento, mesmo sabendo que o parque industrial do Japão é um caso sério, mas país insular é de difícil defesa. Neste caso do Japão não se esqueça da Rússia; Taiwan e Filipinas estão muito longe de Los Angeles e São Francisco e as rotas de abastecimentos de tudo seriam o grande problema (vide Afganistão). Agora se dissesse Austrália, aí o caldo engrossa, continente com riquezas minerais que fariam a diferença. Portanto não é à-toa que os EUA estão instalando bases no norte da Austrália para chegarem mais rápido as zonas de conflito no sul da CHINA. Meu caro, assim mesmo eu fico com a observação do Michel.

      Excluir
  4. Michel vc pode nos informar quantos caças com grande capacidades ofensiva a china opera no momento?

    ResponderExcluir
  5. Legal é ver o povo satanizando as ações militares norte-americanas, mas aplaudindo de pé a prepotência da ditadura vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vi isso aqui ainda, mas uma coisa é a China lutar por um território que lhe é de direito, outra é os EUA saquearam outros países.

      Excluir
  6. Esta pista construida na ilha tem uns 1200 ; 1300 m de comprimento, já é um belo porta-aviões...

    ResponderExcluir
  7. Ok ! Estão aqui defendendo a ditadura comunista em retomar seu território ocupado por outra nação,blz ,mas esquecem que ela invadiu,ocupa e destruiu a cultura,a religião,quase que o idioma,desapropria até hj seus cidadãos nativos de suas propriedades e até hoje,tremula a bandeira chinesa no Tibet. Pimenta no zóio dos outros não arde.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você comete dois erros:

      Primeiro, a China deixou o regime comunista faz tempo.

      Segundo, conheça a história do Tibet antes de sair arrotando coisas inexistentes.

      Excluir
  8. Michel,agora você cometeu dois erros grotescos : A China é comunista sim e vai assim muito bem(mal). Ela SÓ É capitalista na economia. Você deve estudar e muito sobre a história do Tibet meu amigo antes de se dar ao luxo de ser extremamente grosseiro e ignorante nos temas acima. Ou vai me dizer que na década de 50,o Tibet foi invadido pelos marcianos ? Isso é "fato" e não é você que vai mudar isso e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não cometi erro algum e você que está sendo grosseiro a não reconhecer que não domina determinado assunto.

      Para um país ser considerado comunista, tudo tem que ser do estado. Ninguém tem direito a propriedade privada. Na China, hoje o governo não interfere muito como é comum em países comunistas. Lá tem investimentos públicos privados, empresas mistas e parceria público-privado. Aonde isso acontecia na URSS, por exemplo. Se a China não é capitalista, os EUA são comunistas pelas privatizações e interferências na economia.

      Sobre o Tibet:
      http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u382491.shtml

      Sou eu agora que preciso conhecer a história do Tibet, né?

      Excluir