Foi incorporado ontem (23) à Marinha Russa o submarino nuclear lançador de mísseis K-550 Alexander Nevsky. Um cerimônia aconteceu no porto de Severodvinsk e contou com a presença de Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia.
O Alexander Nevsky foi submetido a testes no estaleiro Sevmash desde 2012.
O Alexander Nevsky é o segundo submarino da classe Borey. O primeiro, o Yuriy Dolgorukiy, entrou em serviço na Frota do Norte em janeiro, o terceiro, o Monomakh Vladimir, foi lançado em dezembro passado e deverá entrar em serviço em 2014.
Os três primeiros submarinos da classe Borey serão capazes de carregar 16 ICBMs Bulava. Um total de 8 submarinos dessa classe serão construídos para a Marinha Russa até 2020.
O estaleiro Sevmash iniciará esse ano a construção de dois submarinos atualizados do Project 955A: O Alexander Suvorov e o Mikhail Kutuzov, ambos capazes de transportar 20 ICBMs Bulava.
Os submarinos da classe Borey se tornará a ponta de lança da frota nuclear estratégica da Marinha Russa e substituirão os ultrapassados submarinos do Project 941 (Typhoon na classificação OTAN) e do Project 667 (Delta-3 e Delta-4 na classificação OTAN).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário